LIVRARIA CULTURA

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Projeto "Pipa Consciente"

Foi realizado durante o mês do folclore na EE Professor José Benedito Gonçalves a 2ª Oficina de “Pipa Consciente”, onde os educandos além de confeccionar sua própria pipa, tiveram momentos agradáveis na hora de soltá-las. Vale ressaltar o envolvimento de todos os educadores no evento que tinha como grande objetivo o de conscientizar as crianças do perigo do cerol (mistura de vidro e cola) usado em linhas que empinam pipas. Destaque para o palestrante, o motoboy Sidney Aparecido da Silva que recentemente esteve envolvido em um gravíssimo acidente com cerol, e através da palestra e amostragem de fotos, conseguiu sensibilizar os 700 educandos da escola.


DEPOIMENTO:

Nós fizemos uma pipa na escola com os professores de Educação Física e Educação Artística, e a minha pipa ficou colorida e muito bonita. Depois fomos soltar e a minha pipa enrroscou na árvore, o professor pegou pra mim e eu soltei de novo e ela voou lá no alto. Foi muito legal! E lembrem-se: CEROL NEM PENSAR.

Nathalia Sales da Silva - 9 anos - 3ª série A - Set. de 2007.

OS 10 MANDAMENTOS DO BOM PIPEIRO

1- NÃO SOLTAR PIPAS EM DIAS DE CHUVA OU RELÂMPAGOS, ELA FUNCIONA COMO PÁRA-RAIO, CONDUZINDO ENERGIA;
2- NÃO SOLTAR PIPAS PERTO DE ANTENAS, FIOS TELEFÔNICOS OU ELÉTRICOS E TOME MUITO CUIDADO COM RUAS E LUGARES MOVIMENTADOS. PROCURE SEMPRE OS LUGARES ABERTOS, COMO PARQUES E PRAÇAS;
3- SE A PIPA SE ENROSCA EM FIOS (FATO MUITO COMUM), NÃO TENTE TIRÁ-LA. É SEMPRE MELHOR PERDER A PIPA QUE A VIDA;
4- NÃO USAR LINHA METÁLICA, COMO FIO DE COBRE DE BOBINAS;
5- EM DIAS DE VENTO FORTE, QUANDO AS PIPAS SÃO ARRASTADAS COM FORÇA É BOM USAR LUVAS PARA NÃO QUEIMAR AS MÃOS NA LINHA;
6- OLHAR BEM ONDE PISA, ESPECIALMENTE AO ANDAR PARA TRÁS;
7- EM VEZ DE CORRER ATRÁS DE PIPA VOADA, FAÇA OUTRA. CORRER ATRÁS DE PIPA É CORRER RISCO DE SER ATROPELADO;
8- ATENÇÃO COM MOTOS E BICICLETAS. A LINHA PODE SER PERIGOSA PARA ELES. MUITOS ACIDENTES ACONTECEM PORQUE AS LINHAS NÃO PODEM SER VISTAS;
9- NÃO USAR EM HIPÓTESE ALGUMA LINHA CORTANTE(CEROL). É MUITO COMUM QUE CORTE AS PESSOAS OU O PRÓPRIO PIPEIRO. PORTANTO, NUNCA USE CEROL. ELE É PROIBIDO POR LEI;
10- NÃO EMPINAR PIPA EM LAJES OU TELHADOS. LEMBRE-SE: QUEM DEVE FICAR NO ALTO É A PIPA E NÃO O PIPEIRO, POIS UMA QUEDA PODERÁ SER FATAL.

5 comentários:

jaqueline disse...

é muito importante saber sobre a pipa, legal

Anônimo disse...

Achei legal seu projeto. Estou visantando vários blogs com projetos sobre pipas. Estamos analisando projetos escolares, um colega falou ao ver o projeto de outro colega ( Festival de pipas) que esse não era um projeto acadênmico.Fiquei curiosa e fui a caça,e encontrei, pois achei estranho a fala dele.

marcelo rondon disse...

SAUDAÇÕES PROFESSOR NILTON

SOU MARCELO RONDON DIRETOR DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE LADARIO MS. ESTOU QUERENDO REALIZAR NA ESCOLA UM FESTIVAL DAS PIPAS E PROCURANDO REFERENCIAS SOBRE ISSO ACHEI O SEU BLOGGER. PARABÉNS, GOSTEI DO SEU TRABALHO.

Maria Amélia disse...

Sou professora de Matemática e estou montando um projeto pipa em minha escola,onde pretendo abordar a geometria e aproveitando a interdisciplinalidade com ciências, Historia ,E.fisica e geografia.Estou navegando na net para juntar novas ideias e amei esse blogger.

Anônimo disse...

shus´
Professor, PARABÉNS pelo belo

trabalho. Eu também amo as pipas.

Sou prof. de educação física em

Santos- SP. Um abraço Beth