segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Jogos Cooperativos e Jogos Competitivos

(fotos autorizadas: alunos da EE Professor José Benedito Gonçalves - Salto/SP)
Um dos temas palpitantes da prática educacional, hoje em dia, é o dos jogos competitivos e cooperativos. O aumento da conscientização da necessidade de incentivar e desenvolver o espírito de cooperação, de participação numa comunidade vem transformando profundamente o estilo de se trabalhar em grupo.
A própria capacidade cooperativa é um quesito valorizado na hora de conseguir emprego, porque as pessoas estão descobrindo que não da para ir muito longe sozinha.
Antigamente, as grandes invenções eram atribuídas a uma pessoa. Foi assim com o telefone, com a lâmpada. Hoje, são as equipes que trabalham em conjunto, e unir-se de maneira eficiente tornou-se muitíssimo importante. Há muito que os jogos estão presentes nas atividades educacionais, mas a maior parte dos jogos tradicionais no ocidente são competitivos. O conceito de jogos cooperativos teve inicio com Terry Orlick, pesquisador canadense que, a partir de estudos iniciados nos anos 70, desenvolveu o principio destas atividades físicas cujos elementos primordial são: a cooperação, a aceitação, o envolvimento e a diversão.
A idéia difundiu-se e hoje diversos autores desenvolvem jogos cooperativos aplicados a educação, administração de empresas e serviço comunitários.
Orlick questionou as regras dos jogos tradicionais e adaptou-os para transformá-los e jogos cooperativos. Neles o confronto é eliminado e joga-se uns COM os outros, ao invés de uns CONTRA outros. A comunicação e a criatividade são estimuladas para se alcançar um objetivo comum.
No Brasil, Fabio Otuzi Brotto, autor do livro “Jogos cooperativos” (Ed. Projeto Cooperação). É um dos precursores desse novo enfoque que visa, segundo ele, harmonizar o desenvolvimento da habilidade física com o desenvolvimento das potencialidades pessoais e coletivas dos alunos.
Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar uma meta, enquanto que nos jogos competitivos cada pessoa ou time tenta atingir um objetivo melhor do que o outro. Ex: marcar gols, cumprir um percurso em menor tempo. Etc.
O quadro abaixo nos da uma idéia das principais características dos dois tipos de jogos.

JOGOS COMPETITIVOS
Visão de que “só tem para uns”;
Objetivos exclusivos;
Ganhar DO outro;
Jogar CONTRA;
Tensão;
A vitória é somente para alguns.



JOGOS COOPERATIVOS
Visão de que “tem para todos”;
Objetivos comuns;
Ganhar COM o outro;
Jogar COM;
Descontração;
A vitória é compartilhada.

14 comentários:

Unknown disse...

O prof. Nilton é um excelente profissional,os alunos sentem prazer em participar de suas atividades e nós, companheiras de trabalho,ficamos felizes em tê-lo como parceiro na sala de aula.Espero que você continue assim sempre criativo e comprometido com a aprendizagem dos alunos,gostamos muito de você!!
Prof. Elaine

aprendiz disse...

Olá,
Seu blog está muito bom,você é reamente competente no que faz!!!
Estou acrescentando um blog de Educ.Física passe lá para dar uma olhadinha.Ok!!!
http://culturacorporalxandraci.blogspot.com/

thalita disse...

O professor poderia colocar alguns exemplos de jogos cooperativos e cimpetitivos, né?
bjs, thalita
Ah, eu não estudo na escola que vc dá aula...

Naná e Nanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Naná e Nanda disse...

Olá Nilton!Gostei muito da sua matéria.
Excelente,deu para entender tudo,
Creio que as pessoas que entram
em contato com o seu site também gostaram bastante...
Continue sempre assim...
Você entrou em uma profissão serta!

Rsrsrs...Parabénsss

Thayná e Rananda...

Unknown disse...

Olá,

Seu blog está muito legal.
Sou aluna do 4º período de Pedagogia da UERJ e estou precisando de mais informações e sugestões sobre "Jogos Cooperativos" será que pode me ajudar.
obrigada!

Prof. Adriana
dricamarquet@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Profº Nilton, parabéns por este trabalho fantástico, acabei de descobrir e estou AMANDO, nossa, estou começando agora na área e com este blog estou me sentindo iluminada por encontrar este rico trabalho.MUITO SUCESSO E MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR.
UM ABRAÇO!!!!

OBS:Desculpe o abuso, mas se possível vc poderia me enviar ou postar algo da educação infantil jardim, ficarei muito grata!!!!!
e-mail: educacorpo@yahoo.com.br

Unknown disse...

Estamos precisando de profissionais como este, na formação das nossas crianças.

Anônimo disse...

Oi,
sou aluna e em um das minhas pesquisas para um trablho sobre jogos cooperativo e competitivos achei a melhor definiçao aqui.
FIQUE COM DEUS, QUE DEUS TE PROTEJA A CADA DIA MAIS.

Glória disse...

Olá Nilton!
Estou fazendo Pedagogia e estou no 7º período. Estou fazendo intervenções nas aulas de Educação Física, muito bom. Sua matéria é muito interessante e é justamente o que estou vendo agora.
Estou precisando de 20 atividades de jogos cooperativos para crianças de 6 a 10 anos.
Parabéns pelo conteúdo postado.
Glória

debora disse...

olà professor Nilton quanto tempo hein???parabéns pelo seu site pois quando preciso de alguma atividade sobre educação física escolar eu venho até vc no seu site!!!!
saudades Débora rancharia...

seu querido aluno disse...

ele é um bom professor muito responsavel te adimiro muitooooo continui assim.

Anônimo disse...

não gostei muito ruim não nasceu pra fazer isso

Anônimo disse...

despulpa porte falado isso muitas esculpas sim vc nasceu pra fazer isso.