quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Conhecendo o Corpo Humano

Você cuida do seu corpo?
Saiba que você é muito especial e, por isso, precisa se cuidar!
Cuidar da sua alimentação, da sua higiene, do tempo de brincar, de aprender, de dormir...
Conhecer melhor o seu corpo, conhecer o outro, fazer amigos...
Viver com mais saúde e ser feliz!
Pesquisando, vivenciando, aprendendo esses conhecimentos nas aulas de Educação Física, ajudarão você a ter uma vida mais saudável e cheia de energia.
Vida saudável é algo que se constrói ao longo do tempo.
Vamos aprender juntos?
Vai ser divertido!

Cito aqui, algumas atividades realizadas na EE Prof. José Benedito Gonçalves em Salto/Sp, relacionadas ao corpo humano, vale lembrar que é importante no inicio do ano, o professor dar uma noção aos alunos do funcionamento do corpo humano e ao final de cada atividade fazer a reflexão e o registro por parte do professor e alunos:
...O corpo é compreendido como organismo, integrado e não como um amontoado de "partes" e "aparelhos". Um corpo vivo, que interage com o meio físico e cultural, sente dor, prazer, alegria, medo, etc.
Também sob ótica da percepção do próprio corpo, os alunos poderão analisar seus movimentos no tempo e no espaço; como são seus deslocamentos; qual a velocidade de seus movimentos... (Sistema de Ensino OPET)

1) DESENHANDO O CORPO:
alunos em duplas, ouvindo uma música agradável, sendo que cada grupo fica com giz de cores variadas. Um aluno de cada grupo deita-se no chão e o outro passa a desenhá-la, e vice-versa. Depois colocam alguns detalhes, como: roupas, cabelos, unhas, relógio, óculos, etc.
Quando todos terminarem, os alunos devem andar entre os desenhos, observando os corpos desenhados.
2) PARTES DO CORPO: Alunos espalhados pela quadra em local determinado pelo professor, os alunos ao ouvirem a música, deverão se movimentar andando ou dançando e a cada interrupção da música, o professor diz uma parte do corpo. Ex: ‘ombro’ e os alunos devem ficar em duplas e cada um coloca sua mão no ombro do outro colega. É importante que o professor peça para que os alunos troquem de parceiros a cada interrupção da música. O professor deve falar o máximo de partes do corpo possível, barriga, bochecha, orelha, nariz, etc.
VARIAÇÃO: da mesma forma do exercício anterior, só que desta vez, quando o professor falar a parte do corpo, exemplo: ‘testa’, os alunos deverão colocar testa com testa, e assim sucessivamente até que todas as partes do corpo sejam ditas pelo professor.
3) TRABALHANDO AS ARTICULAÇÕES: O professor explica aos alunos a importância das articulações no nosso corpo, depois pede aos alunos que movimentem os dedos dos pés, tornozelos, joelhos, coxas, quadril, cotovelos, ombros e pescoço. Após a explicação e usando uma música o professor pede para que o aluno mexa com todas as articulações do corpo, começando com os dedos dos pés, depois acrescenta o movimento do tornozelo, depois dedos dos pés, tornozelos e joelhos, e assim sucessivamente, até chegar no pescoço e o alunos tendo trabalhado todas as articulações. A todo momento, o professor deve estimular os alunos para mexer com todas as articulações.
4) PISAR NA SOMBRA: Alunos espalhados pela quadra ou pátio, em local pré-determinado e em local que tenha sol, os alunos de dois em dois. Ao sinal do professor que deverá marcar um tempo para o término da atividade. Começa a atividade com os alunos tentando pisar na sombra um do outro. Ao término do tempo o professor analisa as respostas de quantas vezes os alunos pisaram na sombra. Pode-se fazer essa atividade com música. Ao final, os alunos tentam pisar na sombra um dos outros em um determinado tempo.
5) GATO DOENTE: Formação inicial: alunos espalhados pela quadra em espaço delimitado pelo professor.
Fazendo a atividade: Será escolhido um aluno que será o pegador, sendo que este perseguirá os demais alunos e quando este for pego, deverá colocar a mão no local onde foi pego. ex: se o aluno for tocado na cabeça, este deve colocar uma mão na cabeça e com a outra mão deverá tocar outro aluno ajudando o primeiro pegador na perseguição aos demais, e desta forma tentar pegar outros alunos. Termina a atividade quando todos os alunos se tornarem gatos doentes.
Reflexão: foram trabalhadas várias partes do corpo? Quais?
Qual a importância da ajuda dos outros alunos para a realização da atividade?
A cooperação é importante?
Registro do aluno: divididos em grupos, fazer cartazes com todas as partes do corpo que foram tocadas durante a atividade.

5 comentários:

Eugênia Danzer disse...

Oláh Nilton!
Parabéns pelo seu trabalho!
Adorei seu blog.
Um bjo e boa sorte.

Projeto energia e movimento disse...

s pelo blog. Vc com certeza é um dos professores que fazem um trabalho sério.
priscila C. ribeiro - profª Ef em Campinas, SP.

Unknown disse...

Ola !
Adorei seu trabalho, muiito bom msm ! me ajudou bastante a fazer um trabalho sobre esse tema.. Muito bom , parabens !!
Sucesso & Beijos no seu ♥

Polyanna disse...

Adorei a forma que vc trabalha a educação fisica escolar esta me ajudando a trabalhar tb pois sou marinheira d primeira viajem...e seu blog esta me ajudando bastante que deus te ilumine sempre...vlw
Polyanna Arcoverde-Pe

Vaninha disse...

Olá Nilton!!
Não vou dizer que você caiu do céu, porque anjos tem asas e voam, mas você está sendo a salvação da minha lavoura. Como trabalho também com a Educação Física Escolar, ja estava ficando sem criatividade para minhas aulas. Adorei as suas e vou realizá-las com algumas adaptações.
Muito obrigada!
Vanbeijos da professora Vania - Uberlândia - MG