sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Damas na Escola - uma proposta pedagógica


O jogo de DAMAS é um dos esportes mais praticado no mundo e um grande impulsionador da imaginação, que também contribui no aprendizado dos alunos e no desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio e desempenha um importante papel de socialização, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que derrota não é sinônimo de fracasso, nem vitória é sinônimo de sucesso.
Diante disso, esta sendo realizado desde o início do ano na Escola Zezito com os alunos da manhã e tarde um trabalho voluntário com os professores de Educação Física Nilton C. J. Zumba e Eloah Santos. Esta atividade proporciona não apenas mais uma opção de lazer, mas a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico, sempre com ensinamentos da forma mais simples para a mais complexa.
Ao participar das aulas, os alunos da Escola Zezito desenvolvem suas habilidades mentais e psicológicas, tais como: criatividade, raciocínio, memorização, além de ajudar no aprendizado das matérias curriculares e ajuda na resolução de problemas vividos no dia a dia pelas crianças. Além das aulas teóricas e práticas com auxilio de tabuleiros e do computador, os alunos participam de vários torneios, sendo o último realizado no dia 15 de julho.
Segundo Charles Partos, mestre internacional suíço, o aprendizado e a prática do jogo de DAMAS desenvolvem as seguintes habilidades:
A atenção e a concentração; O julgamento e o planejamento; A imaginação e a antecipação; A memória; A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole; O espírito de decisão e coragem; A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético; A criatividade; A inteligência; A organização metódica de estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
Além do que, estimula o hábito de refletir antes de agir e de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos. Resumindo os resultados, conclui-se que o jogo de DAMAS contribui para o desenvolvimento das faculdades mentais.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Nilton, estou sempre passando por aqui e sei que vc atualiza o seu blog uma vez ao mes, e infelizmente já o fez, + mesmo assim estou deixando um selinho pra vc lá no meu blog: Dardos, espero que aceite e aproveito pra parabenizar pelo blog, está 1000.

Anônimo disse...

Bom Dia, gostaria de dar os parabéns pelo excelente trabalho aqui apresentado, peço a sua autorização para divulgar este Blog para todos os meus amigos e alunos, pois ficou muito bom. Quanto ao curso gostaria de fazer o de Xadrez, pois trabalho com esta atividade na escola meu email : djalma1963@bol.com.br.
E o que precisar conte comigo.
Um Abraço

Erika Pina disse...

Estou contente de saber que existe um blog como o seu, que divulga os trabalhos que dão certo.Na escola em que trabalho estamos querendo fazer um trabalho com jogos, voltado para o turno da noite, pois o números de evadidos só aumenta.Então pensamos na dama no xadrez em atividades que desenvolva mo racíocinio lógico envolvendo o lúdico.
Parabéns.

cleu disse...

OI PROFESSOR NILTON ADOREI SEU BLOG E O PROJETO DE DAMA EU TAMBEM TRABALHEI UM NA ESCOLA COM TABULEIROS DIFERENTE DIFERENTES DEU SUPER CERTO.PARABENS.

fabioluizvieira@hotmail.com disse...

Prof. Nilton, estou iniciando este ano a lecionar com os anos 1 a 5 anos fundamental I, estava em apuros mas voe através deste blog me salvou. Parabéns e muito obrigado pela sua humildade em compartilhar conosco seus conhecimentos. Abraços.