quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Oração do Profissional de Educação Física

Dia 1º de Setembro. Dia do Profissional de Educação Física

SENHOR,

- Permitistes que nos fizéssemos professores.
- Que aprendamos primeiro pelo respeito aos seres humanos que entregares ao nosso trabalho e a nossa dedicação:
- Que compreendamos que nossa missão não é de moldarmos super criaturas, que não vejamos apenas o corpo, mas a alma que é sua flama e verdadeira vida, que o adestramento de músculos e a sincronização de movimentos reflitam a indispensável harmonia interior.
- Que sintamos a alegria de recuperar, de consertar, de corrigir e que, além disso, transmitamos a esperança que nasce do saber.
- Que, se há limites máximos para as barreiras dos altos, não as há para o sentimento e para a mente da criatura.
- Àqueles que não tem condições de realizar fisicamente aquilo que teriam direito, possamos comunicar a bravura de não se entregar e o conforto de não abandonar a lista que se confunde com a própria existência.
- Que ensinemos pela voz e pelo exemplo, que a verdadeira liberdade é aquela que respeita princípios que se põe a serviço da harmonia corpo-alma que vive e faz viver.
- Que transmitamos que as maiores vitórias não são as que levam aos ódios, às medalhas e a ovação, mas as que resultam das silenciosas e incomparáveis refregas que se travam no coração e no pensamento.
- Que compreendamos que são diferentes as condições corporais de acordo com as faixas de idade e conforme as muitas variedades antropomórficas, culturais, ambientais, pessoais, sociais, educacionais, mas que o ser em si, é sempre credor de nosso respeito, de nossa dedicação, de nosso trabalho, de nosso afeto, porque estás em cada um e, justamente naquele em que parece mais difícil “encontrar-te” e “revelar-te”.
- E que mais se deve concentrar-se nosso esforço, nosso trabalho e nossa consciência de educadores, já que educar é exatamente “trazer-te” à tona...

SENHOR:

- Tu criastes o ser cujas aptidões físicas nos determinastes que aprimorássemos:
- Que o façamos tomados pelo teu espírito de amor...

Assim seja,

SENHOR!

4 comentários:

Unknown disse...

Cada vez que eu entro nesse blog eu fico impressionado de ver a materialização de tudo que eu estudo, uma materialização que a princípio parece distante.

SÓ TENHO QUE TE DAR PARABÉNS!!!

Gerliane Strapazzon disse...

Olá professor Nilton, primeiramente parabéns pelo seu blog, adorei os conteúdos postados. Fico muito feliz em ver um colega de profissão que tem muito amor pela carreira.
Estou no 7º perído de Educação Física, e amo esta área.
Tbm estou criando meu blog agora e gostaria de algumas dicas de como usa lo. abraços
Gerliane Strapazzon :)

Maria Hozana disse...

olá, sou estudante de pedagogia e estou fazendo a disciplina educação fisica, e achei maravilhoso o seu blog, me ajudou muito. É muito bom saber que existem professores que realmente fazem a diferença. parabens!

Anônimo disse...

sou academica da unemat caceres ! amei suas atividades e suas reflexoes sobre. gostei muito do seu trabalho e dessa oraçao ! parabens