sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Trabalhando com as Articulações

Essa foi mais uma atividade desenvolvida na EE Prof. José Benedito Gonçalves. É uma seqüência de 04 atividades e a duração é de 50 minutos e tem como objetivo trabalhar com os alunos as partes do corpo, a coordenação, socialização, noção de tempo e espaço e as articulações.
MATERIAL: bexigas e aparelho de som;
1ª ETAPA: É distribuída uma bexiga para cada aluno, eles terão que encher;
2ª ETAPA: O professor delimita um espaço na quadra, ex: meia quadra de vôlei;
3ª ETAPA: A atividade começa com um alongamento ao som de uma música ( cerca de 5 a 10 minutos);
4ª ETAPA: O professor explica a primeira atividade aos alunos, que ao ouvirem a música, os alunos no espaço pré-determinado devem tocar na bexiga somente com as mãos sem deixar cair no chão. A cada momento que a música for interrompida, o professor, deve dar outros comandos, sendo um de cada vez, começando tocando a bexiga com as mãos, depois cabeça, ombros, coxas, joelhos, pés, etc. após trabalhar com várias partes do corpo, o professor coloca a música novamente por dois minutos e deixa os alunos se movimentarem com as bexigas livremente, usando qualquer parte do corpo.( em torno de 20 minutos)
5ª ETAPA: Os alunos são divididos em duas equipes em fileira num dos extremos da quadra. Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fileira deve correr com sua bexiga na mão na outra extremidade da quadra estourar a bexiga sentando em cima e depois voltar e tocar na mão do segundo da fila e assim sucessivamente, até que todos tenham participado.(em torno de 10 minutos)
6ª ETAPA: volta à calma.( Marionetes) Alunos aos pares sendo um em pé e o outro sentado um de frente para o outro. O aluno que ficar em pé deve movimentar os alunos que estão sentados sem tocá-los, usando apenas os dedos indicadores e polegares (formando uma pinça), nessa atividade os alunos devem permanecer sem conversar, os movimentos devem sem suaves, ao som de uma música relaxante. Após 5 minutos são invertidas as posições dos alunos. (cerca de10 minutos)
7ª ETAPA: Reflexão: Qual a importância da articulação na realização das atividades?
Qual a sensação de poder movimentar o colega? (atividade-marionete). Como foi trabalhar com as bexigas num determinado espaço?
Registro: fazer um relatório sobre a importância da articulação no nosso movimento do dia-a-dia?


Uma Aula Muito Interessante-Ciclo I !!!


Quando em 1997, ao realizar um curso à distância sobre Educação Física relacionada à saúde realizado pela UNICAMP, li num dos módulos a respeito de uma aula dada que achei muito interessante que leva o aluno a compreender o funcionamento de seu próprio corpo em movimento, especificamente do aparelho cardiocirculatório.
A seguir, transcrevo a parte dessa aula ministrada em uma classe de alfabetização de uma escola pública municipal, cuja média de idade dos alunos era em torno de sete anos:

PROF: bom dia, turma! Tudo bem com vocês? Bom, antes de começar a aula, eu queria saber se vocês conhecem bem o corpo de vocês. Vamos ver... Todo mundo aqui tem coração?
TURMA: sim! Responde a turma, com bastante convicção.
PROF: E vocês sabem onde fica o coração?
TURMA: Aqui, ó! – os alunos batem no peito.
PROF: Muito bem! Vamos sentir o nosso coração batendo?
Os alunos colocam a mão no peito para sentir o coração.
PROF: Pessoal, que tal a gente fazer uma experiência com o nosso coração? Vocês topam?
TURMA: Topamos! – responde a turma em coro.
PROF: Então, todo mundo correndo rápido até a parede amarela! Vamos lá! Ida e volta! – grita o professor, gesticulando, procurando incentivar os alunos a correr.
Os alunos vão e voltam correndo.
PROF: quem chegou, coloca a mão no coração! Ele está batendo mais rápido ou mais devagar?
TURMA: mais rápido!
PROF: E o coração do colega? Vamos sentir o coração do colega?
As crianças procuram sentir o coração do colega ao lado.
PROF: Como o coração do colega está batendo?
TURMA: Também está rápido!
PROF: Por que ele está batendo mais rápido?
TURMA: Porque nós corremos!
PROF: Ah, porque vocês correram...Muito bem! E, se a gente ficar parado, o coração vai bater mais rápido ou mais devagar?
TURMA: Mais devagar.
PROF: E por que o coração bate? Quem sabe?
TURMA: Para a gente viver. Se ele parar, já era.
PROF: Muito bem! Vamos fazer outra experiência? Então...Todos correndo rápido até a parede branca!
Os alunos vão e voltam correndo.
PROF: Quem chegou, coloca a mão no pescoço! Estão sentindo alguma coisa batendo?
TURMA: Estamos.
PROF: Quem sabe o que é que está batendo no pescoço?
TURMA: O coração. – Respondem alguns alunos.
PROF: Ué! Tem coração no pescoço?
Os alunos ficam em dúvida. Alguns respondem que não.
PROF: Vocês não me disseram que o coração fica no peito?
Diante da contradição, os alunos são obrigados a rever sua resposta. O professor deve esgotar todas as possibilidades na tentativa de levá-los a saber que o que estão sentindo é o pulsar de uma ‘artéria’, e não o coração.
PROF: Então, o que é que está batendo no pescoço?
TURMA: É a ‘veia’. – respondem alguns alunos.
PROF: É quase isto, só que neste caso chama-se ‘artéria’ e não ‘veia’. Vamos fazer outra experiência? Todo mundo correndo até o poste verde!
Os alunos vão e voltam correndo.
PROF: Todo mundo coloca a mão no sovaco! Tem alguma coisa batendo aí? O que está batendo?
TURMA: Tem. É a ‘artéria’.
PROF: Mas por que a ‘artéria bate’? Será que ela fica rebolando sozinha? – o professor rebola e as crianças riem – quero ver, quem sabe o que é que tem dentro da ‘artéria’?
TURMA: É sangue - respondem alguns.
Geralmente, alguns alunos sabem que há sangue dentro da ‘artéria’. Mas, se ninguém responder, o professor pode partir para a seguinte estratégia:
PROF: Alguém pode me mostrar uma ‘artéria’?
Os alunos mostram, geralmente, a do punho.
PROF: E o que é que tem aí dentro da ‘artéria’ que vocês estão me mostrando?
TURMA: Sangue. – neste caso, é mais fácil para os alunos responderem, porque estão vendo a ‘artéria’ e o sangue que está dentro dela.
PROF: muito bem! E quem é que joga o sangue para dentro da ‘artéria’? Quem sabe?
TURMA: É o coração.
A maioria da turma responde com convicção. Os alunos parecem relacionar facilmente que a batida que sentem na ‘artéria’ provém do coração, que antes sentiram bater no peito.
PROF: Muito bem! Então o coração bate e joga o sangue pras ‘artérias’, certo? – Recapitula o professor.
TURMA: É
PROF: E me digam aqui mais uma coisa, tem ‘artéria’ no sovaco?
TURMA: Tem.
PROF: Tem ‘artéria’ no pescoço?
TURMA: Tem.
PROF: Tem ‘artéria’ na barriga?
TURMA: Tem.
PROF: Tem ‘artéria’ na perna?
TURMA: Tem.
PROF: Tem ‘artéria’ na bunda?
TURMA: (risos)Tem!
PROF: Tem ‘artéria’ no cabelo?
Embora a grande maioria dos alunos responda que ‘não’ alguns dizem ‘sim’ enquanto outros ficam na dúvida. Neste caso, é fundamental evidenciar mais uma vez as contradições para esses alunos:
PROF: Vocês me disseram que tem sangue dentro da ‘artéria’?
TURMA: Dissemos.
PROF: Então, se cortar a ‘artéria’, sai sangue?
TURMA: Sai.
PROF: E quando vocês cortam o cabelo, sai sangue?
TURMA: Não.
PROF: Então, tem ‘artéria no cabelo?
TURMA: Não.
PROF: E na unha, tem ‘artéria’?
TURMA: Também não.
Alguns alunos ainda ficam em dúvida, porque quando cortam a unha sai sangue. Neste caso, é importante esclarecer que o sangue sai porque eles cortam a pele abaixo da unha, e não porque cortam a unha.
PROF: Muito bem! Que turma inteligente! Então, todos aqui já sabem que o coração bate mais rápido quando nós corremos; bate mais devagar quando ficamos parados e, quando ele bate, joga sangue para as ‘artérias’ que estão pelo corpo todo, menos no cabelo e nas unhas. Certo?
TURMA: Certo.
PROF: Que turma inteligente!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Conhecendo o Corpo Humano

Você cuida do seu corpo?
Saiba que você é muito especial e, por isso, precisa se cuidar!
Cuidar da sua alimentação, da sua higiene, do tempo de brincar, de aprender, de dormir...
Conhecer melhor o seu corpo, conhecer o outro, fazer amigos...
Viver com mais saúde e ser feliz!
Pesquisando, vivenciando, aprendendo esses conhecimentos nas aulas de Educação Física, ajudarão você a ter uma vida mais saudável e cheia de energia.
Vida saudável é algo que se constrói ao longo do tempo.
Vamos aprender juntos?
Vai ser divertido!

Cito aqui, algumas atividades realizadas na EE Prof. José Benedito Gonçalves em Salto/Sp, relacionadas ao corpo humano, vale lembrar que é importante no inicio do ano, o professor dar uma noção aos alunos do funcionamento do corpo humano e ao final de cada atividade fazer a reflexão e o registro por parte do professor e alunos:
...O corpo é compreendido como organismo, integrado e não como um amontoado de "partes" e "aparelhos". Um corpo vivo, que interage com o meio físico e cultural, sente dor, prazer, alegria, medo, etc.
Também sob ótica da percepção do próprio corpo, os alunos poderão analisar seus movimentos no tempo e no espaço; como são seus deslocamentos; qual a velocidade de seus movimentos... (Sistema de Ensino OPET)

1) DESENHANDO O CORPO:
alunos em duplas, ouvindo uma música agradável, sendo que cada grupo fica com giz de cores variadas. Um aluno de cada grupo deita-se no chão e o outro passa a desenhá-la, e vice-versa. Depois colocam alguns detalhes, como: roupas, cabelos, unhas, relógio, óculos, etc.
Quando todos terminarem, os alunos devem andar entre os desenhos, observando os corpos desenhados.
2) PARTES DO CORPO: Alunos espalhados pela quadra em local determinado pelo professor, os alunos ao ouvirem a música, deverão se movimentar andando ou dançando e a cada interrupção da música, o professor diz uma parte do corpo. Ex: ‘ombro’ e os alunos devem ficar em duplas e cada um coloca sua mão no ombro do outro colega. É importante que o professor peça para que os alunos troquem de parceiros a cada interrupção da música. O professor deve falar o máximo de partes do corpo possível, barriga, bochecha, orelha, nariz, etc.
VARIAÇÃO: da mesma forma do exercício anterior, só que desta vez, quando o professor falar a parte do corpo, exemplo: ‘testa’, os alunos deverão colocar testa com testa, e assim sucessivamente até que todas as partes do corpo sejam ditas pelo professor.
3) TRABALHANDO AS ARTICULAÇÕES: O professor explica aos alunos a importância das articulações no nosso corpo, depois pede aos alunos que movimentem os dedos dos pés, tornozelos, joelhos, coxas, quadril, cotovelos, ombros e pescoço. Após a explicação e usando uma música o professor pede para que o aluno mexa com todas as articulações do corpo, começando com os dedos dos pés, depois acrescenta o movimento do tornozelo, depois dedos dos pés, tornozelos e joelhos, e assim sucessivamente, até chegar no pescoço e o alunos tendo trabalhado todas as articulações. A todo momento, o professor deve estimular os alunos para mexer com todas as articulações.
4) PISAR NA SOMBRA: Alunos espalhados pela quadra ou pátio, em local pré-determinado e em local que tenha sol, os alunos de dois em dois. Ao sinal do professor que deverá marcar um tempo para o término da atividade. Começa a atividade com os alunos tentando pisar na sombra um do outro. Ao término do tempo o professor analisa as respostas de quantas vezes os alunos pisaram na sombra. Pode-se fazer essa atividade com música. Ao final, os alunos tentam pisar na sombra um dos outros em um determinado tempo.
5) GATO DOENTE: Formação inicial: alunos espalhados pela quadra em espaço delimitado pelo professor.
Fazendo a atividade: Será escolhido um aluno que será o pegador, sendo que este perseguirá os demais alunos e quando este for pego, deverá colocar a mão no local onde foi pego. ex: se o aluno for tocado na cabeça, este deve colocar uma mão na cabeça e com a outra mão deverá tocar outro aluno ajudando o primeiro pegador na perseguição aos demais, e desta forma tentar pegar outros alunos. Termina a atividade quando todos os alunos se tornarem gatos doentes.
Reflexão: foram trabalhadas várias partes do corpo? Quais?
Qual a importância da ajuda dos outros alunos para a realização da atividade?
A cooperação é importante?
Registro do aluno: divididos em grupos, fazer cartazes com todas as partes do corpo que foram tocadas durante a atividade.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Projeto "Semana da Matemática"

Sabe-se que um dos objetivos da Educação Física Escolar é elaborar atividades vivificantes para a escola com atividades que estimulem o aprendizado e a criatividade dos alunos. Pensando nisso, é realizado durante o ano na EE Prof. José Benedito Gonçalves na cidade de salto/sp, “A Semana da Matemática” com aulas interdisciplinares de Educação Física relacionada com a matemática, trabalhando o raciocínio e contribuindo com a aprendizagem dos alunos, ou seja: o aluno aprende brincando. Exemplos de aulas:
1º modelo: FUTSAL COM NÚMEROS: exemplo; uma classe com 40 alunos, divide-se em duas equipes: ‘A’ e ‘B’ com a equipe ‘A’ numerada de 01 a 20 e a equipe ‘B’ da mesma forma. Os alunos ficam sentados na linha lateral da quadra de vôlei, em lados opostos e ao centro da quadra uma bola de futsal.(conforme a foto) É determinado o lado que cada equipe deve fazer o gol. Assim que o professor falar um número, os dois alunos, sendo um de cada equipe e com o número correspondente deverá levantar-se, pegar a bola e tentar marcar o gol. Pode-se determinar um tempo para marcar o gol. Dependendo da idade e avanço da turma, aconselha-se fazer contas de dividir, subtrair, multiplicar, dezenas, raiz quadrada, etc. ex: 8x2=16, os dois alunos com número 16 deverão tentar fazer o gol. E assim sucessivamente até que todos tenham sido chamados.
2º modelo: FUTEBOL DE VASSOURAS: da mesma forma da atividade anterior, só que no meio da quadra, além da bola deve ficar duas vassouras, assim que o aluno for chamado deve pegar a vassoura e empurrar a bola até marcar o gol. E assim sucessivamente, até que todos os alunos tenham participado.
3º modelo: BASQUETEBOL COM NÚMEROS: da mesma forma do futsal com números, sendo que no meio da quadra deve ficar duas bolas de basquete e é escolhida uma tabela para tentar o arremesso. Vence quem conseguir encestar primeiro. E assim sucessivamente, até que todos tenham sido chamados.
4º modelo: 1, 2, 3, PIM: alunos em circulo no centro da quadra o professor escolhe um número, ex: ‘4’ os alunos não poderão dizer o nº 04 e seus múltiplos. Ex: 1, 2, 3, PIM, 5, 6, 7, PIM... e assim sucessivamente.
5º modelo: FORMAÇÃO DE GRUPOS: alunos espalhados na metade da quadra andando a vontade. O professor diz um número e os alunos formam grupos de acordo com o número de alunos dito pelo professor. De acordo com o potencial da turma deve-se dificultar fazendo contas de dividir, subtrair, multiplicar, dezenas, raiz quadrada, etc. ex: 3x2=06, formando-se grupos de 06 alunos. Para deixar a atividade mais dinâmica, o professor Pode colocar algumas músicas enquanto os alunos andam ou dançam. E quando a musica for encerrada pelo professor, ele fala um número, e assim sucessivamente até o professor disser um número correspondente ao número de alunos e eles formarem uma grande roda.
Obs: Todas as fotos foram autorizadas

DEZ NORMAS PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA:
Caros professores, ao entrar no Orkut, numa comunidade de Educação Física, vi postada essas dez normas para a prática da Educação Física, não sei quem é o autor, mas achei muito importante e decidi divulgar a todos.

1 – Aguardar a chegada do professor dentro da sala de aula e em silêncio;
2 – Descer para a quadra organizadamente e em silêncio;
3– Usar uniforme adequado: camiseta, short/bermuda/calça de moleton ou tactel, tênis. Não será permitido o uso de calças e bermudas jeans, saias, chinelos, sandálias e sapatos. Recomendam-se retirar brincos, pulseiras, colares e piercing durante a aula para evitar acidentes;
4 – Durante a aula, saber ouvir e saber falar;
5 – Respeitar o professor, colegas e outros funcionários da escola;
6 – Retirar, utilizar e devolver corretamente os materiais da aula (exemplo: Não chutar bolas que não sejam de futebol);
7 – É proibido pendurar-se nas traves e postes, acertar intencionalmente o colega, danificar os materiais de aula, permanecer em outro local diferente da aula;
8 – No final da aula, utilizar os cinco minutos restantes para ir ao banheiro e tomar água, retornando imediatamente para a sala de aula e em silêncio para não atrapalhar outras classes;
9 – Caso o aluno esteja impossibilitado por problema de saúde de freqüentar a aula de Educação Física, deverá apresentar um atestado médico assinado e datado. Mesmo dispensado, o aluno presente deve assistir à aula;
10 – Qualquer problema de indisciplina grave será levado à direção e/ou coordenação da escola.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Projeto "Show de Talentos"

Foi realizado durante a semana do Dia das Crianças na EE Professor José Benedito Gonçalves(Zezito) da cidade de Salto/SP com envolvimento da direção, professores, alunos e funcionários, o projeto “Show de Talentos”, que teve como objetivo, estimular a parte artística dos cerca de 700 alunos, sendo 350 do período da manhã e 350 da tarde, desenvolvendo assim, suas potencialidades.
Modo de Execução: 1) As idéias do projeto foram transmitidas aos professores no HTPC; 2) Foi escolhida uma data para as apresentações; 3) A divulgação do Show de Talentos foi feita com os alunos 30 dias antes da apresentação, e a proposta era que os alunos realizassem qualquer tipo de apresentação, podendo ser individual, em duplas, trios... – e realizar qualquer tipo de apresentação: cantar, dançar, contar piada, dublar, fazer mágicas, imitações, tocar instrumentos, etc. 4) Os próprios alunos fazem as coreografias, combinam as roupas, maquiagem, músicas, cd, enfim, se organizam entre si. O que certamente estimula a criatividade e o trabalho em grupo. 5)providenciar um palco(caso a escola não tenha) 6)Durante a apresentação os demais alunos ficam assistindo. Não precisa nem dizer. Os alunos adoraram!
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Educação Física: Mudança de Novos Tempos...

Colegas Professores de Educação Física, tive a oportunidade de ler recentemente um artigo denominado CONVERSA ATRÁS DO GOL, de autoria do professor de Educação Física Nilo João Simões de Castro da Diretoria de Ensino de Jacareí, após ter recebido um treinamento na cidade de São Paulo sobre a importância da escrita na nossa profissão e gostaria de repassar este artigo que achei muito interessante.
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Assim começava o artigo escrito pelo professor Nilo de Castro no ano de 2001.
O assunto que hoje conversaremos: “COMO ESCREVER MELHOR!” Escrever?! – Eu?! – Sou professor de Educação Física e trabalho com esportes e não de Português! Hoje escrever bem faz diferença na vida profissional, não adianta hoje você ter uma POSTURA impecável como professor ao ensinar seus alunos, parabéns por este ensino! – Mas ao preparar um relatório para seu coordenador pedagógico ou seu diretor, e este tiver erros de ortografia, concordâncias erradas, isso sem falar na ausência de lógica e na total falta de encadeamento das idéias, será taxado como “ruim de português”, mesmo nos dias de hoje com a informática prestando ajuda... O colega talvez esteja estranhando estar falando em escrita, linguagem das palavras, como se fosse ATP de Português: “O que tem de ver a escrita com minhas aulas de Educação Física?” – Antes de lhe dar respostas, peço um pouco mais de sua atenção; para se expressar melhor na escrita, existe um segredo, como em tudo na vida, o segredo é o treino... o básico é dominar a linguagem, ou seja, não infringir as regras da língua portuguesa, dou-lhe um exemplo: escrever quiser com “Z”, ou outras barbaridades. Quanto tempo você não tem em mãos um dicionário( Aurélio ou Michaelis), pode até ser aquele velho dicionário que está esquecido no fundo de seu armário. Professor de Educação Física, não vou aprofundar-me, afinal sou também professor de Educação Física, mas temos que RELATAR toda PRODUÇÃO de nosso aluno e como vamos criar o hábito em nosso aluno de registrar suas atividades se nós mesmos quase não registramos as nossas. A Educação Física Escolar está “achando” sua identidade, em breve todo aluno registrará suas produções e nós professores de Educação Física Escolar deveremos estar atentos a esta MUDANÇA DE NOVOS TEMPOS... – então vamos começar desde já a nos preparar, leia, pesquise, registre suas produções e a de seus alunos, vamos mudar nossa postura ainda hoje. Leia com olhar crítico, na dúvida, seu colega da área de Português será seu melhor aliado. Se você conseguiu ler até aqui: PARABÉNS, você está mudando, pois aqui teve início seu treinamento da NOVA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Registre tudo desde já, e até um próximo encontro, com CONVERSA ATRÁS DO GOL.

crédito: Professor de Educação Física Nilo João Simões de Castro

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os Mandamentos do Bom Professor de Educação Física

Caros professores: São muitos os desafios enfrentados no nosso dia a dia, e a nossa responsabilidade como professor é maior ainda. Mas existem diversos mandamentos que determinam a eficiência de um bom professor de Educação Física, elenco aqui alguns deles.

1 - CONFIE COMPLETAMENTE EM VOCÊ – tenha uma fé inabalável na sua habilidade de conseguir atingir seus objetivos e faça com que todos os seus alunos tenham um objetivo em comum;
2- ACREDITE NO SEU TRABALHO – acredite que você tem nas suas mãos uma maneira de dar uma boa aula e poder mudar a vida de muitos alunos;
3- CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE – Para ter sucesso no trabalho, é fundamental saber trabalhar em equipe, tratar bem todos os professores e funcionários, eles poderão ser seus aliados.
4- VISUALIZE-SE COMO ALGUÉM DE SUCESSO – desenvolva sua auto-imagem;
5- ACREDITE QUE SEUS ALUNOS VÃO ATINGIR TODOS OS OBJETIVOS DE SUA AULA – demonstre isso na sua aparência, voz e espírito para o aluno;
6- CURTE AS MUDANÇAS DO SEU DIA A DIA – o trabalho com os alunos não pode virar rotina, procure sempre alterar essa rotina;
7- PLANEJE SEMPRE O SEU TRABALHO, DEPOIS TRABALHE O QUE PLANEJOU – Dê importância ao planejamento. Ele é um fator determinante para o sucesso ou fracasso da sua aula;
8- SEJA SEMPRE ENTUSIÁSTICO EM TODAS AS AULAS – o entusiasmo pode fazer de uma aula “monótona” um verdadeiro sucesso, enquanto o desânimo pode afundar a aula mais motivante. Entusiasmo é fundamental.
9- SÃO OS ALUNOS QUE IMPORTAM - Devemos nos perguntar “O que espero que meus alunos aprendam hoje?” e não “O que eu vou fazer hoje?”
10- O FOCO DURANTE UMA AULA NÃO É O PROFESSOR, MAS SIM O ALUNO - Orgulho sim, arrogância não;
11- ESTUDE OS ALUNOS – É Importante conhecer o material didático, porém, é mais importante conhecer seus alunos;
12- SE VOCÊ QUER QUE ELES SE ARRISQUEM, OFEREÇA SEGURANÇA - Crie um pequeno ritual para o início de cada aula. A quadra é a sala de aula de Ed. Física e precisa ser um terreno do aluno e não esqueça de falar sempre dos exemplos e cultura que eles trazem para escola;
13- VULNERABILIDADE NÃO COMPROMETE A CREDIBILIDADE - Se você disser “eu não sei” isso não significa que a sua classe vai acreditar menos em você. Ao contrário, seus alunos irão te admirar ainda mais;
14- REPITA OS PONTOS IMPORTANTES - A primeira vez que você diz uma coisa, as pessoas escutam. Se você fala uma segunda vez, as pessoas reconhecem aquilo; e se você fala uma terceira vez, elas aprendem.” (William H. Rastetter); - Faça isto, sem ser chato;
15– BONS EDUCADORES FAZEM BOAS PERGUNTAS – Faça perguntas que permitam maiores discussões sobre os temas: Porque isso funciona assim? Qual a razão dessa reação? E se fizéssemos de outra maneira?
16- ESCUTE MAIS DO QUE FALA - Fique atento aos sinais não escritos: olhares, movimentos, entre outros. -Escutar o que os seus alunos dizem, significa que você se importa com eles. Nem tudo é dito por palavras.
17- PERMITE QUE OS ALUNOS ENSINEM ENTRE SI - Realize com seus alunos pequenas atividades físicas, e peça que eles reflitam sobre ela e registrem essas atividades e entenda que o professor não é a única fonte de conhecimento da sala.
18 - E FINALMENTE: PAIXÃO E PROPÓSITO -
O que faz a diferença entre um bom professor e um excelente professor é a paixão pelo ensinar.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Recreação "Projeto: Aprender Com Prazer"

“Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão.
Se forem para dez anos, planta uma árvore.
Se forem para cem anos, educa o povo”.
(Provérbio Chinês)
Apresento a seguir alguns modelos de aulas de Educação Física Escolar(recreação- ciclo I) surgidas de algumas reflexões de ordem didática e pedagógica adquiridos através de aprendizado e observações realizada dentro de um complexo acadêmico, através de estágios, aulas, cursos e principalmente através de experiências realizadas com professores de Educação Física das Diretorias de Ensino de Presidente Prudente, Tupã e Itu.
Quero deixar claro, que em nenhum momento pensei em constituir um roteiro obrigatório e fechado em si, a ponto de ser seguido, mesmo porque, as aulas dependem da realidade de cada unidade. São apenas sugestões que apresento aos colegas, na esperança de que possam auxiliá-los em suas atividades diárias de Educação Física. As atividades, bem como as fotos são dos alunos da EE Professor José Benedito Gonçalves da cidade de Salto/SP com total respaldo da direção escolar (Obs: todas as fotos foram autorizadas). Antes, gostaria de dar a definição e a importância da Educação Física Escolar e da Recreação na vida dos educandos.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: “Elemento educacional caracterizado pelo ensino de conceitos, princípios, valores, atitudes e conhecimentos sobre o movimento humano voluntário e corporiedade no sentido de propiciar ao aluno, através da prática reflexiva de atividades, a otimização de possibilidades e ‘potencialidades’ para o desenvolvimento e movimentação corporal harmônica e eficaz e, em decorrência, desenvolver consciência corporal e a capacitação para atingir objetivos em relação à educação, saúde, prática esportiva e expressão corporal orientadas para a conquista de um estilo de vida ativo e para o pleno exercício da cidadania”. (Hoffman, S.J. & Harris, J.C. - Nahas, M.V.).
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RECREAÇÃO NA ESCOLA: Segundo o Professor Ricardo Jesus da Costa, “A Recreação deve procurar o desenvolvimento das potencialidades individuais latentes que cada um possui e que logo darão riquezas a vida cotidiana”.
Atribuiu-se a Platão a seguinte frase: “Ao ensinar crianças, treine-as através dos jogos e você será capaz de ver mais nitidamente a inclinação natural de cada uma”. Ou seja: Recreação significa: “Recrear a Ação”, e não apenas brincar por brincar.(N.C.Z.)

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15 ATIVIDADES RECREATIVAS E EDUCATIVAS

1- CORRENTE
Posição: Alunos espalhados pela quadra, o professor escolhe um aluno, que será o pegador. (para tornar a atividade mais dinâmica, o professor poderá ser o pegador).
Dinâmica: Ao sinal, o aluno escolhido ou o professor corre atrás dos colegas, aquele que for pego, deverá pegar na mão do pegador e de mãos dadas perseguir os demais de um em um, até formar uma grande corrente. A atividade prossegue, até que todos façam parte dessa corrente.
Regras: 1) A corrente não pode se quebrar, 2) os únicos que podem ser os pegadores são os alunos que estão na ponta da corrente.
Variação: Corrente de duplas
Posição: Alunos espalhados pela quadra, o professor escolhe um aluno, que será o pegador. (para tornar a atividade mais dinâmica, o professor poderá ser o pegador).
Dinâmica: Ao sinal, o aluno escolhido ou o professor, corre atrás dos colegas, aquele que for pego, deverá pegar na mão do pegador e de mãos dadas perseguir os demais de um em um, até formar uma corrente de quatro alunos. Quando isso acontecer a corrente de quatro alunos, se dividirá em 2 grupos de 2 pessoas de mãos dadas e a atividade prossegue, até que todos façam parte da corrente em duplas.
Reflexão:
Após terminar a atividade, o professor e os alunos fazem várias indagações e reflexões sobre a importância da cooperação para o sucesso da atividade e para outros projetos de vida.

02 – MUDA REI
Posição: todos sentados em circulo.
Dinâmica: o professor
escolhe um aluno para ficar do lado de fora e de costas para o circulo, o professor aponta a mão para um aluno do circulo que será o rei. Este deve fazer algum tipo de som, (ex: ficar batendo palmas, estralar os dedos, bater com as mãos no joelho, etc.), e todos os demais devem imitar os gestos do rei. Nesse momento o aluno que estava fora, entra no meio do circulo para tentar descobrir quem é o rei. Sendo que todos devem imitar o rei e disfarçar para que o rei não seja descoberto. Sempre que puder, o rei vai mudando os gestos(batendo os pés, estralando os dedos...) sem que o aluno do meio perceba quem é o rei. O aluno do meio por sua vez tem 03 chances para adivinhar, se acertar, ele senta no lugar do rei e o rei sai do circulo para continuar a atividade.

03- NUNCA TRÊS
Marco: As diferenças existentes entre os movimentos locomotores e não locomotores e como estes se articulam na realização de atividades na nossa vida.
Conceito: Locomoção e não locomoção
Material: Nenhum
Fazendo a Atividade:
Pede-se ao grupo que se espalhem pela quadra de forma que fiquem em duplas parados, de dois em dois, em pé e de mãos dadas. Após isto, é escolhido 2 alunos onde um destes será o pegador e o outro o fugitivo. Ao sinal do professor o pegador tentará tocar no fugitivo, caso isto ocorra inverte-se a perseguição, sempre que quiser o fugitivo poderá segurar a mão de um dos alunos em duplas, caso isto ocorra o aluno da extremidade passa a ser o pegador e este passa a perseguir o que exercia esta função antes da troca.
Variação: nunca três sentados, da mesma forma do exercício anterior, só que ao invés de ficarem em pé, os alunos ficam sentados de dois em dois, (conforme a foto ), sendo que o fugitivo tem que sentar ou na frente ou atrás dos alunos sentados para se salvar. caso sente na frente, o aluno de trás corre em perseguição ao fugitivo e vice-versa.
Refletindo a Atividade:
Quais as dificuldades encontradas na Atividade? Houve algum momento em que ficou mais fácil? Quais os movimentos que fizemos? Quais os tipos de movimentos que podemos realizar parados? Dos movimentos realizados, houve algum que usamos muito no dia-a-dia? Vocês sabem as diferenças entre movimentos locomotores e não locomotores?
Registrando a atividade: solicitar que o aluno traga na próxima semana, uma folha com colagens onde estão presentes os diversos tipos de movimentos.

04- PISCA-PISCA
Posição: alunos sentados em dois círculos concêntricos, (pode-se usar o circulo central da quadra de futsal como referência). Os alunos do circulo de fora, deverão ficar em pé, atrás dos alunos do circulo interno, sendo que um aluno ou o professor ficará em pé sem parceiro (é importante que o professor inicie a atividade).
Dinâmica: após estarem em formação, o aluno ou professor que estiver em pé e sozinho, deve piscar para o aluno que estiver sentado, (nesse momento, todos os alunos que estiverem sentados devem ficar olhando para a pessoa que estiver em pé e sozinho), esse por sua vez, se receber uma piscada, deverá fugir e sentar na frente de quem piscou. O aluno que ficar sozinho continua a atividade, piscando para quem tiver sentado. O aluno que estiver em pé deverá segurar o aluno que estiver sentado para não deixa-lo fugir. Invertem-se as posições quando o professor sentir a necessidade.
Variação:
Essa atividade pode ser realizada na sala de aula, com os alunos sentados no chão ou em cadeiras.

05- FUTEBOL EM DUPLAS
Marco de aprendizagem: interdependência dos segmentos corporais e as necessidades de adaptação que o corpo cria mediante alguma limitação.
Conceito: Interdependência das partes do corpo em movimento, Esquema corporal.
Material: uma Bola
Fazendo a atividade: professor propõe:
a formação de duas equipes; cada equipe de um lado da quadra e de mãos dadas; utilização das regras do futebol de salão, adaptando-as às necessidades discutidas previamente pelo grupo.
Desenvolvimento: As equipes jogam por um determinado tempo, sendo que os alunos que estão em duplas não podem soltar as mãos durante a partida, com exceção do goleiro que fica sozinho no gol.
Variação: pode ao invés de formar duas equipes, serem formadas três equipes, sendo que uma fica de fora (equipes A, B e C).
Reflexão: Como foi jogar o futebol na aula de hoje? Quais as dificuldades encontradas?
Ressaltar as dificuldades, elencá-las, solicitar o porque; destacar como foi desenvolvido o futebol em decorrência de estarem de mãos dadas.
Qual a importância da cooperação e trabalho em grupo para a realização da atividade proposta?
Pontos importantes:
Registrando a atividade:
Alunos: organização de grupos para elaboração de um texto-síntese, enfocando os pontos importantes discutidos no “Reflexão”.
Professor:
realiza a análise da produção dos alunos; observa a aproximação ou distanciamento em relação aos pontos importantes e ao marco da atividade.

06- CAÇADOR, TIGRE E O ESCUDO
1) UNIDADE TEMÁTICA: Conhecendo o movimento
2) CONCEITO: Coordenação Motora
3) ENFOQUE DO CONCEITO: Coordenação Motora é a capacidade física que permite a realização de movimentos combinados.
4) PROBLEMATIZAÇÃO: hoje vamos falar sobre Coordenação Motora, alguém já ouviu falar sobre essa palavra em algum lugar? Onde? Sabem seu significado?
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
MATERIAL: nenhum.
FORMAÇÃO INICIAL: Dividir os alunos em duas colunas, uma equipe A e a outra B, uma de frente para outra a uma distância de 4 metros.
DESENVOLVIMENTO: A atividade consiste em TIGRE(vence o escudo e perde do caçador); CAÇADOR( vence o tigre e perde para o escudo); ESCUDO (vence o caçador e perde para o tigre).
As equipes combinam os movimentos que irão fazer(a cada rodada o professor pode escolher um aluno para ser o lider), se tigre, os braços para frente e rugindo; se caçador, as mãos em posição como se estivesse empunhando uma espingarda; se escudo, colocar as dois braços a frente do corpo simulando um escudo. Depois de combinados os movimentos, as equipes voltam para as colunas, sendo que ambas as equipe ficam posicionadas de costas para a outra, e ao sinal do professor eles se viram de frente e fazem os movimentos combinados. Ganha o ponto de acordo com o que está descrito acima. Se fizerem os mesmos movimentos, as duas equipes ganham o ponto.
VARIAÇÃO: Pode-se pedir que os alunos façam primeiro em duplas para pegar prática, depois elaborarem a atividade em grupo.
REFLEXÃO: Qual a importância dos movimentos nas atividades? Quais movimentos foram inventados?
DESTAQUES: O professor deverá proporcionar aos alunos conhecimento sobre Coordenação Motora.
REGISTRO DO ALUNO:
Em grupos, construir um acróstico sobre coordenação motora
REGISTRO DO PROFESSOR:
Observar a aproximação ou o distanciamento em relação ao enfoque da aula
através deste registro.

07-TESOURA, AGULHA, PAPEL E PEDRA
5) UNIDADE TEMÁTICA: Conhecendo o movimento
6) CONCEITO: Coordenação Motora
7) ENFOQUE DO CONCEITO: Coordenação Motora é a capacidade física que permite a realização de movimentos combinados.
8) PROBLEMATIZAÇÃO: hoje vamos falar sobre Coordenação Motora, Qual sua importância no nosso dia a dia?

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
MATERIAL: nenhum.
FORMAÇÃO INICIAL: Dividir os alunos em duas colunas, uma equipe A e a outra B, uma de frente para outra a uma distância de 4 metros.
DESENVOLVIMENTO: A atividade consiste em TESOURA(vence o papel e perde da pedra e da agulha); AGULHA( vence o papel e a tesoura e perde para a pedra); PAPEL (vence (embrulha) a pedra e perde da tesoura e da agulha); PEDRA( vence a agulha e a tesoura e perde do papel).
As equipes combinam os movimentos que irão fazer, se tesoura, com as mãos fazer o movimento de tesoura com o dedo indicador e médio; se agulha, fazer movimento com o dedo indicador; se papel, fazer o movimento com a mão aberta; se pedra, fazer o movimento com a mão fechada. Depois de combinados os movimentos, as equipes voltam para as colunas, sendo que a equipe A fica de frente para equipe B, e ao sinal do professor eles fazem os movimentos combinados. Ganha o ponto de acordo com o que está descrito acima. Se fizerem os mesmos movimentos, as duas equipes ganham o ponto. pode-se fazer primeiramente a atividade em duplas.
REFLEXÃO: Qual a importância dos movimentos nas atividades? Quais movimentos foram inventados?
DESTAQUES: O professor deverá proporcionar aos alunos conhecimento sobre Coordenação Motora.
REGISTRO DO ALUNO:
Em grupos, refletir sobre a importância da coordenação.
REGISTRO DO PROFESSOR:
Observar a aproximação ou o distanciamento em relação ao enfoque da aula através deste registro.

08- FUTEBOL GREGO
UNIDADE TEMÁTICA: Conhecendo o Movimento
CONCEITO: Movimento Humano
ENFOQUE DO CONCEITO: A Educação Física estuda o movimento humano.
PROBLEMATIZAÇÃO: Professor conversa inicialmente com seus alunos, para levantar conhecimentos prévios sobre a meta proposta:
O que vocês acham que se aprende nas aulas de Educação Física?
Vocês já ouviram falar em movimento? E o movimento humano?
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Material: 2 bolas.
Formação Inicial: Os alunos deverão formar um grande círculo, com todos em pé, de mãos dadas, e em seguida o professor coloca no meio do circulo uma bola, sendo que os alunos em circulo e sem soltar as mãos devem ir tocando a bola de pé em pé de uma extremidade da quadra até chegar do outro lado e marcar um gol. Se a bola sair do circulo, todos devem buscar a bola sem soltar as mãos e desfazer do circulo e continuar a atividade.
Variações: O professor pode sugerir que seja feito dois grupos(A e B), cada grupo com uma bola, e cada grupo tem que sair ao mesmo tempo de dentro de uma área de gol e chegar até a outra área sem que uma equipe atropele a outra e marcar um gol.
Reflexão:
Quais os movimentos foram realizados na atividade?
Seria possível participar dessa atividade parados? Por que?
Foi difícil escolher o seu movimento?
Se essa atividade foi realizada com movimentos, então o que se aprende mesmo nas aulas de Educação Física?
É possível viver sem movimentos?
Qual a importância do grupo na realização da atividade?
Destaques da reflexão:
A Educação Física deverá proporcionar e ampliar o conhecimento sobre o movimento humano
Movimento é definido como: a mudança de posição do corpo ou dos segmentos corporais no espaço e no tempo.
Registros:
Alunos1: Divididos em pequenos grupos, deverão recortar de revistas, figuras que representam o movimento humano.
Alunos2: Deverão colar suas figuras em uma cartolina, formando um painel único da classe.
Professor: Deverá observar a aproximação da meta proposta, fazendo as intervenções necessárias.

09-GAVIÃO, GALINHA E PINTINHO
Unidade temática: Conhecendo o movimento
Conceito: Agilidade
Enfoque de Conceito: A Agilidade é a capacidade que nos permite a execução rápida de movimentos.

Fazendo a Atividade:
Forma-se uma única coluna, sendo que todos deverão segurar na cintura do outro, o aluno que ficar postado à frente da coluna será a ‘Galinha’. um aluno ficará fora dessa coluna, este será o “Gavião”, que deve ficar na frente da Galinha devendo se colocar a uma distância de 3 metros. O último da fila será o ‘PINTINHO’.
Ao sinal do professor, o GAVIÃO, tenta correr para pegar o pintinho, e a GALINHA se coloca na frente do GAVIÃO na tentativa de proteger o PINTINHO.
Os demais alunos deverão se deslocar sem soltar as mãos da cintura do companheiro. Assim que o GAVIÃO pegar o PINTINHO, o professor escolhe outro aluno para representar o papel do ‘gavião, pintinho e galinha’.
Variação: pode-se formar duas colunas, dependendo do número de alunos.
Reflexão dos alunos: Qual a importância do trabalho cooperativo na execução da atividade?

10- ENTULHO DE TÊNIS
Material: nenhum
Formação inicial: Dividir a classe em dois grupos, sendo que cada grupo deve tirar seus tênis e deixa-los em uma extremidade da quadra. Os alunos ficam perfilados do outro lado da quadra.
Desenvolvimento: ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fileira, deverá correr, achar seu tênis que está misturado com os outros e colocar no pé e amarrar os cadarços, voltar correndo e bater na mão do segundo da fileira, este por sua vez deve correr até o entulho de tênis e proceder da mesma forma do anterior. A atividade termina quando todos estiverem de tênis.
Variação: dividir em duas equipes colocar em uma extremidade todos os calçados. Dado o sinal, todos os alunos correrão até os tênis, colocando e voltando ao ponto de partida, vencendo a equipe que terminar primeiro a tarefa.

11- OS ANIMAIS
Material: papel com nomes de animais e lenço
Formação Inicial: alunos em circulo, sendo que cada aluno recebe o nome de um animal, por sorteio ou aleatoriamente. Ex: se tiver 30 alunos, serão 6 gatos, 6 cachorros, 6 cavalos, 6 vacas, 6 galinhas... Depois o professor pede para os alunos imitarem os animais para se familiarizarem com o som.
Fazendo a atividade: Após as devidas explicações, o professor pede para que cada aluno feche os olhos ou coloquem um lenço nos olhos e comece a imitar o som do animal ao qual lhe foi atribuído. O objetivo de cada aluno é se juntar aos demais pelo som do animal formar um só grupo com o animal designado.
Reflexão: qual a importância da audição, percepção e criatividade para execução da tarefa. Pode se trocar os grupos de nomes de animais ou aumentar mais animais na brincadeira.

12-CAMPO MINADO
Material: bambolês e giz
Formação inicial: alunos divididos em duas equipes, ‘A’ e ’B’, sendo que uma equipe de cada vez, tentará chegar ao último bambolê ou circulo feito com giz na quadra ou pátio, sem pisar no campo minado.
Desenvolvimento: o professor coloca os bambolês no chão ou faz vários círculos numerados de 1 a 28, sendo a primeira fileira composta de 7 círculos(com três campos minados), depois 6 círculos(com três campos minados), depois 4 círculos(com dois campos minados), 3 círculos (com dois campos minados), 2 círculos (com um campo minado) e um circulo que será a etapa final. Somente o professor sabe onde estão os campos minados através de desenhos feitos em uma folha.
Fazendo a atividade: O professor faz o mesmo desenho numa folha, sendo que a primeira equipe, sendo um de cada vez diz um número de 1 à 7, e pisa neste circulo numerado. Através deste número, o professor vai saber se esse círculo é ou não um campo minado. Se for, o professor diz ‘BUM’ e o aluno volta ao seu lugar e o próximo da equipe tentará executar a prova prestando atenção para não pisar no mesmo círculo onde estava minado, caso o circulo não esteja minado, o aluno continua, desta vez pisando na próxima fileira de círculos, tentando chegar ao círculo 28. Caso esse aluno consiga chegar ao círculo de número 28, esse marca um ponto para sua equipe e o próximo da equipe tenta marcar outro ponto, sendo que o professor usa outro desenho para diferenciar o percurso. Assim que todos da equipe ‘A’ participarem, será a vez da equipe ‘B’.

13-DANÇA CIRCULAR
Material: aparelho de som com musicas agitada
Formação inicial: al
unos em círculo em um espaço delimitado pelo professor, sendo que deve haver uma distancia de 2 metros entre o primeiro e o último do círculo.
Fazendo a atividade: o professor coloca uma música, sendo que o primeiro da fila começa a se movimentar em círculo e dançar. Todos os alunos do circulo devem repetir o mesmo movimento deste aluno. Após uns 30 segundos, o professor pára a música e esse aluno que estava na frente vai para o final da fila. O professor coloca novamente a música e o segundo aluno do circulo continua a dançar com um movimento diferente do primeiro aluno. E assim sucessivamente.
Para incrementar ainda mais a atividade, o professor pode fazer uma montagem com vários trechos de músicas com vários ritmos musicais.

14-FANTOCHE
Material: rádio e cd
Formação inicial: alunos divididos em duplas, sendo um em pé e o outro sentado.
Fazendo a atividade: alunos dispostos pela quadra em duplas sendo que o aluno que esta em pé, com movimentos suaves usando os dedos indicadores e polegares e ao som da música, tenta movimentar de várias formas possíveis as partes do corpo do aluno que está sentado e sem toca-lo, movimentado as mãos, pés, braços, cabeça, etc. após 3 ou 4 minutos, é trocado as posições dos alunos.

15-TUBARÃO E ILHA
Material: 1 folha de jornal para cada aluno e 1 aparelho de som com músicas agitadas
Formação inicial: alunos e
spalhados em um determinado local da quadra, tendo cada aluno uma folha de jornal. sendo que os jornais são ilhas, e os alunos são tubarões.
Fazendo a atividade:(forma competitiva) o professor pede para que cada aluno coloque a folha de jornal no chão e explica que ao tocar a música, os alunos(tubarões) devem se movimentar(dançar) por entre as ilhas e o professor aproveita para tirar uma ou duas folhas de jornal(ilhas). Quando a música for interrompida pelo professor, o tubarão tem que ocupar uma das ilhas. Quem ficar sem ilha será eliminado, e assim sucessivamente até se chegar ao vencedor.
Variação:(forma cooperativa) da mesma forma da atividade anterior, só que desta vez, o professor vai tirando as ilhas e quando a musica for interrompida, quem ficar sem ilha não será eliminado e deve ser convidado pelo tubarão que ocupou uma das ilhas. Termina a atividade quando restar apenas uma ilha com todos os tubarões nela.
Reflexão: como foi a primeira atividade? Como foi a segunda atividade?
Qual foi a melhor atividade? Porque?
Qual a importância da cooperação no trabalho em equipe?

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O Papel do Professor de Educação Física

fotos autorizadas: alunos da EE Prof. José Benedito Gonçalves - Salto/SP
O professor de Educação Física não deve ser repetidor de séries exaustivas de exercícios, mas deve se transformar naquele que dirige as experiências da criança permitindo-lhe produzir. Não deve ser o elemento que determina e corrige; deve ser o orientador, aquele que propõe as atividades, controla o processo, interage, encoraja e valoriza a criança no grupo. Assim a orientação implica na consideração das características individuais; motivação, direito ao erro, auto correção, espontaneidade.

Do ponto de vista prático o professor deverá esforçar-se para:
-colocar a criança diante de situações reais com uma tarefa concreta a desempenhar, orientando-a de forma a dirigi-la para uma execução de conformidade com os objetivos, de tal forma que ela possa:
-Perceber as dificuldades e resolvê-las;
-Julgar suas possibilidades e contornar as dificuldades apresentadas;
-Corrigir os eventuais erros (só, ou com ajuda dos colegas ou professor).

No desenvolvimento de uma aula o professor deverá:
- Reunir as crianças de maneira informal(sentadas ao seu redor);
- Informar o que se pretende com as atividades que serão desenvolvidas;
- Informar de maneira clara e breve o que elas deverão realizar;
- Propor variações sobre as atividades ou aceitar as variações propostas pelos alunos;
- Orientar as execuções das atividades no que se refere a prevenção de acidentes;
- Estimular a cooperação através de jogos ou atividades de auxilio mútuo;
- Observar a criança em movimento e detectar suas dificuldades para a conseqüente orientação;
- Propiciar número suficiente de tentativas, tanto no decorrer de uma aula, como em aulas sucessivas;
- E por fim, planejar suas aulas sempre de forma mais simples para a mais complexas, respeitando a faixa etária e a evolução pessoal de cada criança.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Jogos Cooperativos e Jogos Competitivos

(fotos autorizadas: alunos da EE Professor José Benedito Gonçalves - Salto/SP)
Um dos temas palpitantes da prática educacional, hoje em dia, é o dos jogos competitivos e cooperativos. O aumento da conscientização da necessidade de incentivar e desenvolver o espírito de cooperação, de participação numa comunidade vem transformando profundamente o estilo de se trabalhar em grupo.
A própria capacidade cooperativa é um quesito valorizado na hora de conseguir emprego, porque as pessoas estão descobrindo que não da para ir muito longe sozinha.
Antigamente, as grandes invenções eram atribuídas a uma pessoa. Foi assim com o telefone, com a lâmpada. Hoje, são as equipes que trabalham em conjunto, e unir-se de maneira eficiente tornou-se muitíssimo importante. Há muito que os jogos estão presentes nas atividades educacionais, mas a maior parte dos jogos tradicionais no ocidente são competitivos. O conceito de jogos cooperativos teve inicio com Terry Orlick, pesquisador canadense que, a partir de estudos iniciados nos anos 70, desenvolveu o principio destas atividades físicas cujos elementos primordial são: a cooperação, a aceitação, o envolvimento e a diversão.
A idéia difundiu-se e hoje diversos autores desenvolvem jogos cooperativos aplicados a educação, administração de empresas e serviço comunitários.
Orlick questionou as regras dos jogos tradicionais e adaptou-os para transformá-los e jogos cooperativos. Neles o confronto é eliminado e joga-se uns COM os outros, ao invés de uns CONTRA outros. A comunicação e a criatividade são estimuladas para se alcançar um objetivo comum.
No Brasil, Fabio Otuzi Brotto, autor do livro “Jogos cooperativos” (Ed. Projeto Cooperação). É um dos precursores desse novo enfoque que visa, segundo ele, harmonizar o desenvolvimento da habilidade física com o desenvolvimento das potencialidades pessoais e coletivas dos alunos.
Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar uma meta, enquanto que nos jogos competitivos cada pessoa ou time tenta atingir um objetivo melhor do que o outro. Ex: marcar gols, cumprir um percurso em menor tempo. Etc.
O quadro abaixo nos da uma idéia das principais características dos dois tipos de jogos.

JOGOS COMPETITIVOS
Visão de que “só tem para uns”;
Objetivos exclusivos;
Ganhar DO outro;
Jogar CONTRA;
Tensão;
A vitória é somente para alguns.



JOGOS COOPERATIVOS
Visão de que “tem para todos”;
Objetivos comuns;
Ganhar COM o outro;
Jogar COM;
Descontração;
A vitória é compartilhada.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Projeto "Aula Teatral"

O projeto teatral em Educação Física, tem como objetivo trabalhar a expressão, criatividade e desibinição dos alunos com aula voltada ao teatro. A aula consiste em 04(quatro) momentos: - dividir os alunos em grupos; - explicar aos alunos que eles tem 3 minutos para trazer até a quadra e em lugar determinado qualquer tipo de objetos que eles encontrarem pelo pátio(com a condição de depois da atividade, recolocá-los no mesmo local), pode-se delimitar o número de objetos por grupos; - depois de recolhidos os objetos, explicar aos alunos que através dos objetos encontrados pelo grupo, eles terão cerca de 15 a 20 minutos para ensaiar uma peça de teatro relacionado com os objetos encontrados; - após o tempo estipulado, os grupos terão cerca de 03 a 05 minutos(sendo um grupo de cada vez, enquanto os outros grupos ficam assistindo) para apresentar a peça que deverá falar sobre os objetos encontrados. é importante que todos participem da aula teatral. O professor pode ainda deixar um tema livre para os grupos ou sortear para cada grupo temas a serem trabalhados, como por exemplo: meio Ambiente, disciplina em sala de aula, saúde, etc. Esse projeto pode ser desenvolvido em cerca de 45 a 50 minutos. ou seja em uma aula.

Projeto "Alongando com Prazer"

A preocupação com uma melhor qualidade de vida dos alunos da EE Professor José Benedito Gonçalves, fez com que, além das atividades de alongamento antes e depois das aulas de Educação Física, fossem realizadas diariamente na quadra da escola, com o envolvimento de todos os professores e alunos o projeto “ALONGANDO COM PRAZER,” que tem como objetivo deixar os alunos mais calmos e menos agitados para o inicio das aulas colaborando desta forma com o aprendizado dos alunos e também lembrando-os de manter uma postura correta, principalmente da coluna vertebral.”

O alongamento é uma atividade física que permite a melhoria da elasticidade muscular. A elasticidade muscular permite a realização de movimentos amplos e com economia de esforço.
Atividades muito intensas, onde há o uso de grande quantidade de força, hipertrofiam os músculos e se não for feito um trabalho adequado de alongamento a pessoa sofrerá dificuldades ao se movimentar.


DEPOIMENTO:
O alongamento é muito legal, deixa o corpo relaxado quando entramos na sala de aula, a minha letra fica mais bonita. O alongamento é bom para todo o nosso corpo, mexe com os braços, o pescoço e tudo mais. O professor é muito legal, quando fazemos o along
amento duas pessoas são escolhidas para ir à frente para representar a sua classe. É muito legal fazer alongamento, não só porque alonga todo o corpo, mas porque deixa mais relaxado e fica mais leve.
Tayná Aparecida - 3ª série B - 05-12-07

Projeto "Pipa Consciente"

Foi realizado durante o mês do folclore na EE Professor José Benedito Gonçalves a 2ª Oficina de “Pipa Consciente”, onde os educandos além de confeccionar sua própria pipa, tiveram momentos agradáveis na hora de soltá-las. Vale ressaltar o envolvimento de todos os educadores no evento que tinha como grande objetivo o de conscientizar as crianças do perigo do cerol (mistura de vidro e cola) usado em linhas que empinam pipas. Destaque para o palestrante, o motoboy Sidney Aparecido da Silva que recentemente esteve envolvido em um gravíssimo acidente com cerol, e através da palestra e amostragem de fotos, conseguiu sensibilizar os 700 educandos da escola.


DEPOIMENTO:

Nós fizemos uma pipa na escola com os professores de Educação Física e Educação Artística, e a minha pipa ficou colorida e muito bonita. Depois fomos soltar e a minha pipa enrroscou na árvore, o professor pegou pra mim e eu soltei de novo e ela voou lá no alto. Foi muito legal! E lembrem-se: CEROL NEM PENSAR.

Nathalia Sales da Silva - 9 anos - 3ª série A - Set. de 2007.

OS 10 MANDAMENTOS DO BOM PIPEIRO

1- NÃO SOLTAR PIPAS EM DIAS DE CHUVA OU RELÂMPAGOS, ELA FUNCIONA COMO PÁRA-RAIO, CONDUZINDO ENERGIA;
2- NÃO SOLTAR PIPAS PERTO DE ANTENAS, FIOS TELEFÔNICOS OU ELÉTRICOS E TOME MUITO CUIDADO COM RUAS E LUGARES MOVIMENTADOS. PROCURE SEMPRE OS LUGARES ABERTOS, COMO PARQUES E PRAÇAS;
3- SE A PIPA SE ENROSCA EM FIOS (FATO MUITO COMUM), NÃO TENTE TIRÁ-LA. É SEMPRE MELHOR PERDER A PIPA QUE A VIDA;
4- NÃO USAR LINHA METÁLICA, COMO FIO DE COBRE DE BOBINAS;
5- EM DIAS DE VENTO FORTE, QUANDO AS PIPAS SÃO ARRASTADAS COM FORÇA É BOM USAR LUVAS PARA NÃO QUEIMAR AS MÃOS NA LINHA;
6- OLHAR BEM ONDE PISA, ESPECIALMENTE AO ANDAR PARA TRÁS;
7- EM VEZ DE CORRER ATRÁS DE PIPA VOADA, FAÇA OUTRA. CORRER ATRÁS DE PIPA É CORRER RISCO DE SER ATROPELADO;
8- ATENÇÃO COM MOTOS E BICICLETAS. A LINHA PODE SER PERIGOSA PARA ELES. MUITOS ACIDENTES ACONTECEM PORQUE AS LINHAS NÃO PODEM SER VISTAS;
9- NÃO USAR EM HIPÓTESE ALGUMA LINHA CORTANTE(CEROL). É MUITO COMUM QUE CORTE AS PESSOAS OU O PRÓPRIO PIPEIRO. PORTANTO, NUNCA USE CEROL. ELE É PROIBIDO POR LEI;
10- NÃO EMPINAR PIPA EM LAJES OU TELHADOS. LEMBRE-SE: QUEM DEVE FICAR NO ALTO É A PIPA E NÃO O PIPEIRO, POIS UMA QUEDA PODERÁ SER FATAL.