LIVRARIA CULTURA

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Projeto "Semana da Matemática"

Sabe-se que um dos objetivos da Educação Física Escolar é elaborar atividades vivificantes para a escola com atividades que estimulem o aprendizado e a criatividade dos alunos. Pensando nisso, é realizado durante o ano na EE Prof. José Benedito Gonçalves na cidade de salto/sp, “A Semana da Matemática” com aulas interdisciplinares de Educação Física relacionada com a matemática, trabalhando o raciocínio e contribuindo com a aprendizagem dos alunos, ou seja: o aluno aprende brincando. Exemplos de aulas:
1º modelo: FUTSAL COM NÚMEROS: exemplo; uma classe com 40 alunos, divide-se em duas equipes: ‘A’ e ‘B’ com a equipe ‘A’ numerada de 01 a 20 e a equipe ‘B’ da mesma forma. Os alunos ficam sentados na linha lateral da quadra de vôlei, em lados opostos e ao centro da quadra uma bola de futsal.(conforme a foto) É determinado o lado que cada equipe deve fazer o gol. Assim que o professor falar um número, os dois alunos, sendo um de cada equipe e com o número correspondente deverá levantar-se, pegar a bola e tentar marcar o gol. Pode-se determinar um tempo para marcar o gol. Dependendo da idade e avanço da turma, aconselha-se fazer contas de dividir, subtrair, multiplicar, dezenas, raiz quadrada, etc. ex: 8x2=16, os dois alunos com número 16 deverão tentar fazer o gol. E assim sucessivamente até que todos tenham sido chamados.
2º modelo: FUTEBOL DE VASSOURAS: da mesma forma da atividade anterior, só que no meio da quadra, além da bola deve ficar duas vassouras, assim que o aluno for chamado deve pegar a vassoura e empurrar a bola até marcar o gol. E assim sucessivamente, até que todos os alunos tenham participado.
3º modelo: BASQUETEBOL COM NÚMEROS: da mesma forma do futsal com números, sendo que no meio da quadra deve ficar duas bolas de basquete e é escolhida uma tabela para tentar o arremesso. Vence quem conseguir encestar primeiro. E assim sucessivamente, até que todos tenham sido chamados.
4º modelo: 1, 2, 3, PIM: alunos em circulo no centro da quadra o professor escolhe um número, ex: ‘4’ os alunos não poderão dizer o nº 04 e seus múltiplos. Ex: 1, 2, 3, PIM, 5, 6, 7, PIM... e assim sucessivamente.
5º modelo: FORMAÇÃO DE GRUPOS: alunos espalhados na metade da quadra andando a vontade. O professor diz um número e os alunos formam grupos de acordo com o número de alunos dito pelo professor. De acordo com o potencial da turma deve-se dificultar fazendo contas de dividir, subtrair, multiplicar, dezenas, raiz quadrada, etc. ex: 3x2=06, formando-se grupos de 06 alunos. Para deixar a atividade mais dinâmica, o professor Pode colocar algumas músicas enquanto os alunos andam ou dançam. E quando a musica for encerrada pelo professor, ele fala um número, e assim sucessivamente até o professor disser um número correspondente ao número de alunos e eles formarem uma grande roda.
Obs: Todas as fotos foram autorizadas

DEZ NORMAS PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA:
Caros professores, ao entrar no Orkut, numa comunidade de Educação Física, vi postada essas dez normas para a prática da Educação Física, não sei quem é o autor, mas achei muito importante e decidi divulgar a todos.

1 – Aguardar a chegada do professor dentro da sala de aula e em silêncio;
2 – Descer para a quadra organizadamente e em silêncio;
3– Usar uniforme adequado: camiseta, short/bermuda/calça de moleton ou tactel, tênis. Não será permitido o uso de calças e bermudas jeans, saias, chinelos, sandálias e sapatos. Recomendam-se retirar brincos, pulseiras, colares e piercing durante a aula para evitar acidentes;
4 – Durante a aula, saber ouvir e saber falar;
5 – Respeitar o professor, colegas e outros funcionários da escola;
6 – Retirar, utilizar e devolver corretamente os materiais da aula (exemplo: Não chutar bolas que não sejam de futebol);
7 – É proibido pendurar-se nas traves e postes, acertar intencionalmente o colega, danificar os materiais de aula, permanecer em outro local diferente da aula;
8 – No final da aula, utilizar os cinco minutos restantes para ir ao banheiro e tomar água, retornando imediatamente para a sala de aula e em silêncio para não atrapalhar outras classes;
9 – Caso o aluno esteja impossibilitado por problema de saúde de freqüentar a aula de Educação Física, deverá apresentar um atestado médico assinado e datado. Mesmo dispensado, o aluno presente deve assistir à aula;
10 – Qualquer problema de indisciplina grave será levado à direção e/ou coordenação da escola.

Um comentário:

Turma da 4ª A disse...

Parabéns pelo Projeto Professor! São profissionais como você, que acreditam na potencialidade das crianças, que fazem a diferença na educação!!
Marta

PS:Visite nosso Blog e conheça o trabalho de nossa Escola...