LIVRARIA CULTURA

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Projeto "Show de Talentos"

Foi realizado durante a semana do Dia das Crianças na EE Professor José Benedito Gonçalves(Zezito) da cidade de Salto/SP com envolvimento da direção, professores, alunos e funcionários, o projeto “Show de Talentos”, que teve como objetivo, estimular a parte artística dos cerca de 700 alunos, sendo 350 do período da manhã e 350 da tarde, desenvolvendo assim, suas potencialidades.
Modo de Execução: 1) As idéias do projeto foram transmitidas aos professores no HTPC; 2) Foi escolhida uma data para as apresentações; 3) A divulgação do Show de Talentos foi feita com os alunos 30 dias antes da apresentação, e a proposta era que os alunos realizassem qualquer tipo de apresentação, podendo ser individual, em duplas, trios... – e realizar qualquer tipo de apresentação: cantar, dançar, contar piada, dublar, fazer mágicas, imitações, tocar instrumentos, etc. 4) Os próprios alunos fazem as coreografias, combinam as roupas, maquiagem, músicas, cd, enfim, se organizam entre si. O que certamente estimula a criatividade e o trabalho em grupo. 5)providenciar um palco(caso a escola não tenha) 6)Durante a apresentação os demais alunos ficam assistindo. Não precisa nem dizer. Os alunos adoraram!
------###------###------###------###------
Educação Física: Mudança de Novos Tempos...

Colegas Professores de Educação Física, tive a oportunidade de ler recentemente um artigo denominado CONVERSA ATRÁS DO GOL, de autoria do professor de Educação Física Nilo João Simões de Castro da Diretoria de Ensino de Jacareí, após ter recebido um treinamento na cidade de São Paulo sobre a importância da escrita na nossa profissão e gostaria de repassar este artigo que achei muito interessante.
.
Assim começava o artigo escrito pelo professor Nilo de Castro no ano de 2001.
O assunto que hoje conversaremos: “COMO ESCREVER MELHOR!” Escrever?! – Eu?! – Sou professor de Educação Física e trabalho com esportes e não de Português! Hoje escrever bem faz diferença na vida profissional, não adianta hoje você ter uma POSTURA impecável como professor ao ensinar seus alunos, parabéns por este ensino! – Mas ao preparar um relatório para seu coordenador pedagógico ou seu diretor, e este tiver erros de ortografia, concordâncias erradas, isso sem falar na ausência de lógica e na total falta de encadeamento das idéias, será taxado como “ruim de português”, mesmo nos dias de hoje com a informática prestando ajuda... O colega talvez esteja estranhando estar falando em escrita, linguagem das palavras, como se fosse ATP de Português: “O que tem de ver a escrita com minhas aulas de Educação Física?” – Antes de lhe dar respostas, peço um pouco mais de sua atenção; para se expressar melhor na escrita, existe um segredo, como em tudo na vida, o segredo é o treino... o básico é dominar a linguagem, ou seja, não infringir as regras da língua portuguesa, dou-lhe um exemplo: escrever quiser com “Z”, ou outras barbaridades. Quanto tempo você não tem em mãos um dicionário( Aurélio ou Michaelis), pode até ser aquele velho dicionário que está esquecido no fundo de seu armário. Professor de Educação Física, não vou aprofundar-me, afinal sou também professor de Educação Física, mas temos que RELATAR toda PRODUÇÃO de nosso aluno e como vamos criar o hábito em nosso aluno de registrar suas atividades se nós mesmos quase não registramos as nossas. A Educação Física Escolar está “achando” sua identidade, em breve todo aluno registrará suas produções e nós professores de Educação Física Escolar deveremos estar atentos a esta MUDANÇA DE NOVOS TEMPOS... – então vamos começar desde já a nos preparar, leia, pesquise, registre suas produções e a de seus alunos, vamos mudar nossa postura ainda hoje. Leia com olhar crítico, na dúvida, seu colega da área de Português será seu melhor aliado. Se você conseguiu ler até aqui: PARABÉNS, você está mudando, pois aqui teve início seu treinamento da NOVA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Registre tudo desde já, e até um próximo encontro, com CONVERSA ATRÁS DO GOL.

crédito: Professor de Educação Física Nilo João Simões de Castro

4 comentários:

Guilherme Freitas disse...

caro Prof Nilton, meu nome é Guilherme e estou começando a dar aulas neste ano em Campinas, na rede estadual. Estive em busca de blogs de professores pq também estou começando um registro eletronico do meu cotidiano na empreitada como professor. Gostei mto dos seus textos e espero q continue. Deixarei um link do seu blog e espero que visite o meu endereço tbm: http://ludocencia.blogspot.com.br
Abraços!

cacf1 disse...

Ola Nilto sou prof Carlos Augusto aqui de presidente Prudente estarei entrando mais vezes em contato com vc. gfostei muito do seu blog estou começandoa escrever meu projeto de doutorado e entrarei em contato com vc para vc ser participante dele se desejar é claro continue neste trabalho que desenvolve um abraço

carlos@unoeste.br

Marta disse...

Parabéns pelo blog e principalmente pelos projetos ao qual tem se dedicado.
Ser professor é gostar do que faz e isso em você é destaque.

Marta Novais Silva
Ibicoara - Bahia

Professora Carol disse...

Professor,
Parabéns pelo Blog, é muito legal.
Prof Carol - Petrópolis- RJ