LIVRARIA CULTURA

sábado, 5 de abril de 2008

Dinâmica: "Relaxamento Corporal"

Caros Professores: essa é uma dinâmica corporal, uma viagem para dentro de si mesmo, eu já realizei com professores e deu certo, mais ainda não tive a oportunidade de realizar com alunos. A dinâmica inicia da seguinte forma: coloca uma música bem relaxante de fundo, pede-se para que todos os alunos deitem no colchão, ou papelão, ou jornal; e faz uma breve explanação de que esse tipo de relaxamento necessita da ajuda de cada um para que todos possam atingir o objetivo mental do relaxamento, em seguida pede para que todos fechem os olhos e tente lembrar só de lugares onde tem bastante água, cachoeira, natureza, céu azul... pensem em momentos felizes que passaram Terminando essa etapa explique para todos que você vai falar algumas palavras que esta relacionada ao nosso corpo e que cada palavra citada o aluno tentasse relaxar aquela parte do corpo que você estará dizendo e que os alunos repitam mentalmente aquilo que você estará dizendo pelo menos 2 vezes ex: MEUS PÉS ESTÃO DESCONTRAIDOS eles repetem mentalmente 2 vezes e tenta relaxar o máximo possível os pés; depois vai subindo MEUS TORNOZELOS ESTÃO DESCONTRAIDOS, MINHAS PANTURRILHAS ESTÃO DESCONTRAIDAS, depois JOELHOS, COXAS , ANTE COXA, ORGÃOS GENITAIS, ABDOMÉM, MÃOS, BRAÇOS, ANTE-BRAÇOS, OMBROS, COSTA depois os orgãos internos: ESTOMAGO, RINS, FIGADO, PULMÃO, PEITO e depois o CORAÇÃO. Sempre dizendo calmamente a mesma frase: MEUS....... estão descontraídos ou meu... está descontraído depende se tiver 1 só dele no corpo ou no caso dos rins que tem 2 , pulmões enfim, em seguida sobe para o PESCOÇO e depois no ROSTO, BOCA, NARIZ, ORELHA, OLHOS até chegar na mente , daí pra frente é que o relaxamento vai surtir efeito dependendo do professor que vai dizer varias vezes: MINHA MENTE ESTÁ DESCONTRAIDA, MINHA MENTE ESTÁ EM PAZ. Isso tem que ser frizado pelo menos umas 5 vezes, bem calmo, depois você diz: MEU SUBCOCIENTE ESTÁ DESCONTRAIDO também por 5 vezes, ENCERRANDO você pede para todos imaginarem um foco de luz azul que está vindo em direção da cabeça de cada um e esse foco está entrando no corpo de todos e irradiando luz azul em volta de todo o corpo depois pede para todos imaginar essa luz passando de azul para branca e agora todos estão repleto de luz branca. Durante esse momento você fala que é para ele repetirem mentalmente suas palavras A FORÇA IMANENTE DE DEUS ESTÁ DENTRO DE MIM (repetir várias vezes), depois fale: MEU CORAÇÃO ESTÁ EM PAZ, depois MINHA MENTE ESTÁ EM PAZ, MEU SUBCOCIENTE ESTÁ EM PAZ repete varias vezes intercalando as frases de auto-ajuda. Para terminar peça para que todos abram os olhos, fiquem sentados e digam o que sentiu, se está melhor e faça uma roda de bate-papo. Abraços a todos!

9 comentários:

Anônimo disse...

Oi!! Adorei teu site! Parabéns, tudo de bom!!!!!

Malu disse...

É belíssima sua iniciativa de passar para as outras pessoas seus conhecimentos através do site. Educadores como vc são raros hoje em dia...Estarei sempre por aki para ver novidades. Estou trabalhando em uma escola e isso irá me ajudar muito.

Abraço

Silvana disse...

Oi!!É importante sua iniciativa de partilhar conhecimentos na área da educação.Gosto de inovações p/ tentar descontrair minhas aulas.E a técnica do relaxamento é interessante, precisamos disso.Estarei visitando p/ saber mais novidades!!Prof. Silvana(L.Portuguesa-Piauí)

Inalda disse...

Olá, parabéns pela idéia!

Anônimo disse...

OLÁ PRÔ...
DESCOBRI VC NAS FÉRIAS DE DEZEMBRO/2009 E QUASE TODOS OS DIAS QUERIA VER.SOU PROFISSIONAL DA ÁREA, VC É ÓTIMO!
PARABÉNS E QUE DEUS TE ABENÇÕE.

Anônimo disse...

olá!!
sabe no mundo de hoje que predomina o individualismo essa contribuiçao é de grande valor.sou admiradora desse tipo de trabalho.parabens!

suzelaine disse...

OLA NILTOM,SUA CONTRIBUIÇAO ESTA SENDO DE GRANDE VALOR PRA MIM,SEGUINDO SUAS DICAS ESTOU MENOS TENSA,TAMBEM JA NAO TENHO TANTAS QUEIXAS DE DORES DE CABEÇA E PELO CORPO,ERA MUITO TENSA.PESSOAS COMO VC SAO RARAS.ABRAÇOS.DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE...Suzelaine C.R.Reis

Ferwoh disse...

Obrigado pela dica da dinâmica, abraços, Fernando

Nany disse...

Spi professora de ciências e adorei a dinâmica.Me passe outras por favor, no meu r mail. geuva.silva@gmail.com
Obrigada/