segunda-feira, 7 de abril de 2008

15 Atividades Recreativas e Educativas

15 Atividades Recreativas e Educativas
Estou postando no blog mais 15 Atividades Recreativas e Educativas que foram realizadas na EE Prof. José Benedito Gonçalves na cidade de Salto-Sp, para alunos de 1ª a 4ª séries. Obs: Todas as atividades foram realizadas e deram certo.
1)Pebolim Humano
1) alunos organizados em equipes para jogo;
2) seis cordões dispostos lateralmente pela quadra, na altura da cintura, acrescidos de dois cordões fixos lateralmente nas traves do gol;
3) em cada cordão, dois, três o mais canos(tubos) que possam ser segurados pelas mãos dos alunos. No cordão de cada gol haverá um cano;
4) o objetivo do jogo é marcar gols sem soltar o cano;
5) os alunos só poderão se deslocar lateralmente pelo cordão, segurando o cano sem soltar as mãos;
6) o início do jogo se dará com a bola lançada pelo professor e o reinício pelos goleiros;
7) as regras deverão ser discutidas e adaptadas com base nas do jogo de futsal.
Pontos importantes:
-Qual a diferença entre o jogo de pebolim e o futebol?
-Quais as capacidades envolvidas no jogo?
-como é jogar, tendo o espaço delimitado?
Registro do aluno:
Em grupos, “bolar” uma atividade para quadra que consista na adaptação de um jogo ou brincadeira já existente, mas com alteração dos movimentos, levando em conta a participação de toda a classe.
Registro do professor:
Analisar a produção do marco da aprendizagem.

2)Dragão e Rabinho
Fazendo a atividade: todos os alunos dispostos em círculo(conforme a foto). Dois alunos dentro do círculo representarão o “Dragão”, sendo que um estará à frente do outro. O aluno da frente será a cabeça do “Dragão” e o aluno de trás que segurará na cintura do aluno da frente, será o “rabinho”.
Os alunos que compõem o círculo estarão de posse da bola, sendo que suas tarefas convergirão para a tentativa de “queimar”(acertar) o rabo do “Dragão”.
O aluno que se encontra na frente e corresponde à cabeça do “Dragão”, tentará defender a dupla e impedir a “queimada”. Para se efetivar a “queimada” a bola deverá ser acertada na parte posterior do “Dragão”, (referente à região do quadril do aluno que se encontra atrás). Quando o rabinho do “Dragão” for queimado, o aluno que era o “rabo” passa a ser a cabeça, o aluno que era a cabeça volta para o circulo e o aluno que conseguiu “queimar” passa a ser o novo rabo do “dragão”. E assim sucessivamente.
VARIAÇÃO: pode-se aumentar o número de bolas ou colocar duas duplas dentro do círculo, ou ainda, dependendo do número de alunos, dividir os alunos em dois grupos (círculos).

3)Passando o Bambolê
Material: vários bambolês
Fazendo a atividade: formação de um grande círculo com os alunos de mãos dadas com o bambolê entre os braços de dois alunos que terão de passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos.
O professor para dificultar ainda mais, deverá ir colocando aos poucos mais bambolês no espaço livre para que os alunos passem os bambolês sem deixar o outro bambolê que vem atrás acumular.
VARIAÇÂO: dividir os alunos em dois ou três grupos com o bambolê nos braços de dois alunos. Os alunos deverão passar o bambolê, sem soltar as mãos até chegar no lugar que ele estava. Vence a equipe que conseguir dar 5 voltas primeiro.

4)Cabo de Guerra
O professor divide as equipes sendo que cada duas equipes ficarão com uma corda. O professor marca o meio da corda com um lenço e risca o chão para que ambas as equipes mantenham a mesma distância do centro da corda. Ao sinal do professor as equipes deverão puxar a corda para seu lado. Marca um ponto quem conseguir fazer o lenço da corda chegar no espaço riscado no chão do seu lado. Ganha quem marcar três pontos primeiro. Obs: trocar as equipes nas cordas sendo que todas as equipes joguem umas com as outras.
VARIAÇÃO: Fazer cabo de guerra sem corda, com os primeiros alunos da fila (conforme a foto) segurando as mãos e os demais segurando na cintura.

5)Carangueijobol
O professor divide os alunos em duas equipes. Os alunos são colocados em seus repectivos campos e dentro da área de gol e só poderão se movimentar em 4 apoios. A bola é colocada no centro da quadra e ao sinal do professor, ambas as equipes saem na posição de quatro apoios em direção a bola que está no centro da quadra. O objetivo é marcar gol no time adversário. Não podendo colocar a mão na bola(somente o goleiro pode).
As regras são as mesmas do futsal. Essa atividade exige muitos dos musculos inferiores e posteriores, portanto é necessário um alongamento mais amplo.

6)Nó Humano
Formação: alunos divididos em grupos de no máximo 9 alunos.
O professor pede para que os alunos do grupo fiquem em círculo e todos os alunos devem dar as mãos um aos outros entrelaçando as mãos. Nenhum aluno pode dar as mãos ao aluno do lado e também não pode segurar nas mãos da mesma pessoa. Termina a atividade quando os alunos do grupo, sem soltar as mãos formarem um círculo.
Essa atividade é ideal para o início do ano e serve para o professor conhecer quem é o líder do grupo, aquele que lidera as ações, conhecer o aluno mais acomodado, aquele que não toma nenhuma iniciativa e conhecer aquele aluno ‘malandrinho’, aquele que quando o professor não está olhando, ele solta as mãos ou da um jeitinho de levar vantagem.

7)Vaqueiro Laçador
Formação inicial: Alunos espalhados pela quadra, o professor coloca no fundo da quadra, diversos bambolês. Escolhe um aluno que será o Vaqueiro que colocará um bombolê na cintura(simbolizando o cavalo) e o outro bambolê na mão (simbolizando uma corda). Ao sinal do professor, o aluno(vaqueiro) sai em perseguição aos demais alunos (conforme a foto). Assim que algum aluno for laçado, este deve pegar dois bambolês que estão no fundo da quadra e se torna vaqueiro, ajudando o primeiro na captura dos demais. Termina a atividade, quando todos forem capturados.

8)Briga de Galo
Alunos em duplas, uma de frente para outra de cócoras, sem colocar os joelhos no chão e de mãos dadas(conforme a foto). Ao sinal do professor, os alunos devem fazer força e ter equilíbrio para derrubar o oponente ou fazer com que o mesmo coloque os joelhos no chão. O professor pode fazer essa atividade por pontuação(quem vencer 6,7,8,ou mais vezes, conforme o combinado) ou por tempo, o professor marca 2 minutos e ao final desse tempo vence quem fizer mais pontos.
Outra forma de briga de galo é faze-lo com os dedos(conforme a foto), sendo que os alunos deverão ficar uma de frente para outra com as mãos direita dadas e deverão movimentar somente o dedo polegar. Vence quem imobilizar o dedo polegar mais vezes.

9)Zigue-Zague
Alunos divididos em dois grupos, com número igual de alunos e em fileira. Os alunos deverão ficar com os pés afastados um do outro e encostado no pé do aluno ao lado (conforme a foto). Dado o sinal do professor, o primeiro aluno de cada equipe tem que se abaixar, e em 4 apoios deve passar por baixo das pernas do companheiro fazendo o zigue-zague. Somente quando o primeiro aluno chegar no último aluno da fileira e ficar na posição dos demais é que o próximo da fila continua a atividade.

10)Sim Senhor Capitão
Formação inicial: Alunos em círculo e sentados e numerados conforme a quantidade de alunos, tendo o professor no centro do círculo e em pé. Todos os alunos serão soldados e o professor será o capitão.
Inicio da atividade: O professor de posse de um pote de tinta guache começa a atividade dizendo um número qualquer, exemplo, número 10. O soldado 10 deverá levantar fazer o movimento de continência e dizer bem alto:
ALUNO(soldado): SIM SENHOR CAPITÃO.
PROFESSOR(capitão): o professor se aproxima e pergunta: FOI VOCÊ QUE PEGOU MEU MOLHO DE CHAVES?
ALUNO(soldado): deverá responder: NÃO SENHOR CAPITÃO.
PROFESSOR: deve perguntar: ENTÃO QUEM FOI?
ALUNO(soldado): FOI O SOLDADO NÚMERO... (deverá dizer um número qualquer). Exemplo nº 21.
PROFESSOR(capitão): SOLDADO 21. E este deverá se levantar imediatamente e responder da mesma forma do anterior e assim sucessivamente. O aluno(soldado) que errar, gaguejar ou esquecer o número deve receber uma “dedada” de tinta do professor. Vence quem terminar a atividade sem marcas de tinta. (observar se algum aluno tem alergia de tinta).

11)Basquete Recreativo
Alunos divididos em duas ou mais equipes de número igual de alunos. Cada equipe tem que ter um aluno que deve ficar no circulo do garrafão em cima de uma cadeira na quadra do adversário e segurando um balde. A atividade começa com duas equipes que jogarão basquete, só que ao invés de usar a tabela do basquete, o aluno deve encestar a bola dentro do balde que fica na mão de um aluno. Nenhum aluno pode invadir o círculo do garrafão e as regras usadas serão as mesmas do basquetebol.


12)Pinoboll
O professor divide os alunos em duas equipes que ficam posicionadas no fundo da quadra. Espalhados pela quadra, são colocados de 8 a 15 cones ou garrafa pet. O professor deve marcar com giz o local dos cones para que nenhuma equipe leve desvantagem.
Ao sinal do professor, o primeiro aluno da equipe ‘A’ corre até o professor, pega a bola e sai em perseguição do primeiro aluno da equipe ‘B’na tentativa de queimá-lo. Assim que este aluno for queimado, o professor apita e os alunos contam quantos cones foram derrubados.
Os cones são levantados e o jogo prossegue até que todos os alunos da equipe ‘A’ tenham perseguido os alunos da equipe ‘B’. Invertem se as posições, com os alunos da equipe ‘B’ queimando os alunos da equipe ‘A’. vence a equipe que derrubou mais cones na somatória de todos os alunos do grupo. É importante que o próprio aluno faça esta contagem.

13)Bola por Cima, Bola por Baixo
Alunos dispostos em duas colunas, sendo o primeiro aluno de cada equipe com uma bola nas mãos.
1)Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada fileira deve passar a bola por cima da cabeça com as duas mãos até chegar ao último da fileira que deverá pegar a bola e correr até a frente e dar seqüência a atividade. 2)Assim que todos os alunos completarem a tarefa, o professor deve pedir para que todos fiquem de pernas afastadas e devem passar a bola por baixo de mão em mão, até que todos completem a tarefa. 3) na terceira etapa, o primeiro aluno da fileira deve passar a bola por cima da cabeça, o segundo aluno deve pegar a bola em cima e passar por baixo, o terceiro deve pegar embaixo e passar por cima e assim sucessivamente até que todos completem a prova.

14)Trabalho com Colchão
Duas equipes posicionadas no final da quadra e a uns 15 a 20 metros na frente de cada equipe é colocado um colchão. Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada equipe deve correr e realizar os movimentos determinado pelo professor. 1) sair correndo e dar a volta ao redor do colchão e voltar e bater a mão no segundo da fila e assim sucessivamente até que todos realizarem a prova. 2) correr e engatinhar no colchão e voltar e bater a mão no segundo da fila e assim sucessivamente até que todos realizarem a prova. 3) correr e deitar no colchão e fazer um rolamento deitado e voltar e bater a mão no segundo da fila e assim sucessivamente até todos realizarem a prova. 4) correr e dar uma cambalhota no colchão e voltar e bater a mão no segundo da fila e assim sucessivamente até todos realizarem a prova. A atividade continua de acordo com a criatividade do professor e interesse dos alunos.

15)Corrida Contra Relógio
São formados duas equipes com números iguais de alunos. A equipe ‘A’, fica sentada e posicionada no círculo central da quadra de futsal de posse de uma bola ou algum objeto.
A equipe ‘B’ fica em pé e em círculo a uma distância de 5 metros da equipe ‘A’.
Inicio da Atividade: Ao sinal do professor, os alunos das duas equipes iniciam a atividade, sendo que a função da equipe ‘A’(centro) é passar a bola de mãos em mãos até atingirem o maior número de voltas possíveis enquanto isso, simultaneamente, a equipe ‘B’ deverá dar a volta ao redor da própria equipe da seguinte forma: Um aluno sai correndo, da uma volta ao redor da sua equipe até chegar no seu lugar de saída e toca no ombro do colega ao lado e senta. O aluno tocado faz a mesma coisa do primeiro aluno e assim que o último aluno terminar a prova, o professor apita e a equipe ‘A’ para de passar a bola e diz quantas voltas completaram. As posições são invertidas. Vence quem der mais voltas com a bola.

28 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Nilton pelo blog e pela dedicação! Você leva a sério a nossa profissão!

Carlos disse...

Olá Nilton! Primeira vez que vejo este blog e gostaria de parabenizá-lo e agradecer pela valorização da nossa profissão com esta amostra de um trabalho tão dedicado.

Bibtinha disse...

Olá...
Amei o seu Blog... e as atividades são mt interessantes....

Parabéns pelo Trabalho...

Bjuu=***

Unknown disse...

Olá Nilton, gostei muito do seu blog e gostaria de saber se vc realiza atividades com animais junto às crianças, sendo esta prática muito interessante. Sou veterinária e tenho experiência com este tipo de trabalho.Tente botar em prática esta idéia!!
Parabéns!

ALEXANDRA disse...

http://culturacorporalxandraci.blogspot.com/

gostei do seu blogger, eu tb sou Profª Educação Física, entre no meu endereço acima, o bom é que trabalhamos de forma diferente e lá entre na página copiado nada criado e faça parte do meu grupo. Vou indicar seu blogger no grupo. Um abraço/ Alexandra

marcelinho disse...

Boa tarde Nilton, me chamo marcelo, sou prof. em Santos, amo trabalhar com recreação, todas as minhas aulas inicio com jogos recreativos, os alunos estão adorando, peguei algumas brincadeiras no seu blog, caso vc tenha interesse, posso te passar algo tb. Parabéns pelo trabalho, e caso tenha outraas brincadeiras para trabalhar em colégio, agradeço. Fica com Deus.
Meu email, vavoliza01@hotmail.com , assimpodemos manter contato, abração !!!!!

Emerson Silva disse...

Nilton, parabêns pelo blog, as atividades estão bem diversificadas e contribuem bastante para o desenvolvimento das experiências corporais de nossos alunos..
Abraços,
Emerson Silva - Presidente Prudente - Sp

Unknown disse...

Parabéns Nilton...continue firme e forte em 2009...a Educação Fisica agradece profissionais como você...seu amigo Maizena...Daqui de Sinop MT...ok

Unknown disse...

Sou Professor de Educação Física, trabalho com séries iniciais e esta sua contribuição de atividades poderá ajudar a enriquecer em muito o trabalho de todos aqueles que como nós precisamos constantemente estar inovando e planejando novas atividades. Parabéns

Unknown disse...

Olá Nilton, meu nome é Flávia e eu estou terminando o curso de Educação Física aqui em Alagoas, gostei muito do seu blog.
Gostaria de saber cmo vc organiza os conteúdos a serem abordados por série.
Parabéns pelo blog!

Unknown disse...

pARABENS nILTON E MUITO OBRIGADO!!

Elaine disse...

Nossa adorei seu site sou professora de educação física e as atividades que encontrei são ótimas.

zileine disse...

Parabéns pelo pelo trabalho nossa profisão precisa realmente de pessoas que levem a sério o que se ensina dentro da escola.

Marquinhos Kambalefú disse...

Valeu aew tem muita coisa boa se tiver mais material me repassa to começando agora. to afim de aprender muito mais.
marquinhos_almeid@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá NIlton, foi um prazer entrar no seu blog. Esse ano é o meu último na faculdade de Edcuação Física. Seu blog é maravilhoso. Me ajudou e ainda me ajuda bastante a ter uma mente a aberta para as brincadeiras relacionadas a Escola. Tenho dcerteza que os meu alunos amarão suas brincadeiras. Que vc continue a postar mais ajudas para nós professores. Valeu!!!

Joao Auri Graffunder disse...

Parabens Nilton!Estava procurando algo diferente para os meus alunos,quando entrei no blog e fiquei muito satisfeito com o que encontrei.Valeu!

Anônimo disse...

Prof. Nilton depois de muitos anos à disposição de outros órgãos, voltei a dar aulas do primeiro ao quinto ano. Entrei no seu blog, estou dando aulas com as suas atividades recreativas, os meus alunos estão adorando.
Parabéns pelo seu trabalho e dedicação.
Marta Rejane / João Pessoa / Paraiba.

Anônimo disse...

otimo, me ajudou muito em meus trabalhos.

Unknown disse...

Olá, nilton! Obrigado pela disponibilização dos jogos! Abraço!

Unknown disse...

Parabens Nilton é um orgulho ver todos esses trabalhos!

Eveline Barbosa disse...

Olá Nilton! não sou educadora física, mas vez por outra amo fazer atividades recreativas. encontrei no seu blog esse leque maravilhoso... amei as atividades e a descrição de cada uma. muito bem explicadas. Parabéns!! abraço

cecilia disse...

Você é dez Nilton! tenho muito que aprender com você.

Oxto Santos disse...

Parabéns pelo Blog Prof. Nilton, eu também sou Professor de Educação Física e sua atividades já me ajudaram muito no meu período acadêmico, hoje sou professor do Programa Segundo Tempo e elas continuam fazendo muito sucesso. Obrigado! Caso queira trocar experiências meu e-mail: fwashington.santos@gmail.com. Professor Washington.

Unknown disse...

pagina maravilhosa!!!! parabéns

Anônimo disse...

parabéns pelo blog!!!!

Anônimo disse...

Opa meus parabens pelo trabalho , estou começando agora na area estou adorando, parabens pelo profissionalismo e dedicação !

Anônimo disse...

NILTON, QUAIS OS PONTOS NEGATIVOS DOS JOGOS RECREATIVOS?

Karen Calinee disse...

Olá Professor Nilton, Primeira vez que vejo seu blog e, estou admirada com seu trabalho e atividades que são realizadas com seus alunos... Parabens`por seu trabaho, espero ser uma profissional como você.