LIVRARIA CULTURA

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

75 Atividades Recreativas

Com o objetivo de auxiliar os professores de Educação Física no inicio do ano letivo, estou postando 75 novas atividades recreativas que podem ser adaptadas para os alunos de 1ª a 4ª séries. A maioria das atividades foram realizadas com sucesso na EE Professor José Benedito Gonçalves da cidade de Salto/Sp

1- Formação de Palavras
A turma é dividida em dois ou três grupos. O professor escreve uma palavra chave na lousa, e através desta palavra chave, a equipe tem que conseguir o maior número de palavras possíveis. Ex: palavra chave “FUNDAMENTAL” – palavras possíveis: mental, menta, lata, etc. a equipe que conseguir o maior numero de palavras vence. Esta atividade pode ser feita com uma palavra para cada grupo ou a mesma palavra chave para ambas as equipes, sendo que a palavra pode ser escrita no quadro ou com alguns alunos segurando as letras conforme a foto. Após um tempo determinado, o professor confere com os alunos as palavras escritas e quem conseguiu o maior numero de palavras.

2- Aulas de Mágicas
Com algumas mágicas simples realizadas com cartas de baralho, lenço, corda, etc., envolver e trabalhar a imaginação dos alunos em uma aula de mágicas. As crianças adoram e participam também. O ideal é que na escola tenham outros alunos de outras séries que também conheça algum truque para auxiliá-lo. A aula deve ser bem planejada e treinada para não acontecer erros. O professor pode colocar uma capa e uma cartola para incrementar ainda mais a aula. As mágicas podem ser encontradas em lojas de brinquedos, bancas ou no site http://www.tiobill.com.br/

3- Mímica
Recortar vários papéis de cartolina com nomes de animais. Escolher um aluno para começar a brincadeira. O primeiro aluno deve pegar o papel, ler e sem emitir sons, deve imitar o animal escolhido. Quem acertar vai a frente, pega outro papel com outro nome de animal. O professor pode também escolher um aluno de cada vez para ir à frente.

4- Futebol de tampinhas
O futebol de tampinhas é jogado em uma mesa, sendo um aluno de cada lado da parte mais cumprida da mesa. Para esse jogo é usado 7 tampinhas de garrafa pet, sendo 4 usadas para fazer a trave do gol(duas de cada lado) e outras três são usadas para o jogo. O jogo começa com um jogador definido por sorteio, esse aluno deve colocar as três tampinhas conforme a foto e deve iniciar com a tampinha do meio passando-a pelo meio das outras duas tampinhas, Na segunda jogada ele deve movimentar outra tampinha que deve passar novamente pelo meio de outras duas e assim sucessivamente até fazer o gol. Se o jogador fizer o gol, deixar a tampinha cair da mesa, fazer com que a tampinha tocada toque outra ou ainda se a tampinha tocada não passar pelo meio das tampinhas, esse passa a vez para o outro aluno.

5- Calçar e descalçar
Duas equipes perfiladas em uma das extremidades da quadra e do outro lado, a uns 20 metros é colocada uma cadeira com um tênis em cada pé da cadeira. Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fila, sai correndo “descalça” a cadeira e corre até sua equipe, bate na mão do próximo aluno e este faz o mesmo percurso, desta vez deve “calçar” a cadeira. E assim sucessivamente, até que todos tenham realizado a atividade.
Alunos espalhados pela quadra e em duplas, um de frente para o outro com as mãos direitas segurando um ao outro e com a mão esquerda segurando o pé esquerdo sem deixar o pé tocar no chão. Ao comando do professor, os alunos devem medir força na tentativa de fazer com que o outro aluno coloque o pé esquerdo no chão. Tudo isso é feito em um determinado tempo. E sempre que o professor apitar, os alunos podem ir trocando de parceiros. É importante que os alunos tenham o mesmo biótipo físico e sexo correspondentes.

6- Bambolê Mágico
Duas equipes perfiladas numa das extremidades da quadra, sendo que os dois primeiros de cada fila devem ter dois bambolês cada. Ao sinal do professor, os alunos devem colocar um dos bambolês no chão, pisar dentro dele e colocar outro bambolê na frente, pisar dentro e pegar o de trás e assim sucessivamente até fazer o contorno em um cone que esta a uns 10 metros de distância e voltar da mesma forma até o segundo da fila.

7- Coitadinho do Meu Gatinho
Os alunos são distribuídos em um círculo, todos sentados. O professor escolhe um aluno que fica no centro. Esse será o gatinho. Esse por sua vez deve ficar engatinhando e se aproximar de um aluno que está sentado na roda e dar um miado bem engraçado. O aluno que receber o miado deve colocar a mão na cabeça do aluno que esta no meio e sem rir deve dizer: “coitadinho do meu gatinho”. Se rir tem que ir ao centro e se tornar gatinho se não rir o gatinho deve fazer outra tentativa com outro aluno.

8- Desenhando o Corpo
O professor divide a turma em duplas, sendo que para cada dupla é fornecido um giz. Um aluno deita no chão e o outro vai fazer o contorno do seu corpo. Após terminar de fazer o contorno do corpo ele deve fazer os olhos, nariz, boca orelhas, etc. logo após os papéis se invertem. No final, todos saem juntos e conhecem os vários desenhos e verificam se são parecidos com os referidos alunos.

9- Acerte o Alvo
Os alunos ficam distribuídos em uma das extremidades da quadra, num total de 4 equipes, sendo que o primeiro de cada fila tem em suas mãos um bambolê e na frente de cada equipe a uns 3 a 4 metros são colocados um cone. Atrás de cada cone é colocado um aluno(guardião). Ao sinal do professor o 1º aluno de cada equipe tenta acertar o bambolê no alvo (cone). Errando ou acertando esse deve se dirigir até o final da fila e o guardião deve pegar o bambolê e entregar ao próximo da fila. No final do tempo estipulado, o professor pergunta para cada guardião quantos pontos cada equipe marcou.

10-Sempre cabe mais um: (
*Jardi*)
Disposição: alunos no centro da quadra formando um círculoDesenvolvimento: os alunos ficarão no centro da quadra ou do pátio em círculos. A professora irá espalhar os bambolês pelo espaço. O número de bambolês será inferior ao número de participantes. Ao sinal, todos deverão se posicionar dentro de um bambolê. A um novo sinal, retornam para o centro formando o círculo. Os números de bambolês vão diminuindo a cada rodada, porém nenhum aluno sai da atividade. Conforme os bambolês vão diminuindo os alunos terão que achar uma forma criativa de todos se posicionarem dentro dos bambolês sem que fique ninguém de fora.

11- Mantendo o sonho no ar:*Jardi*
Disposição: em pé e em fileiraDesenvolvimento: os alunos estarão em cima de uma linha de partida em fileiras. A professora entregará para cada aluno um balão. Além de colocar 08 balões a mais que o número de participantes. A atividade consiste em todos os alunos saírem junto e chegarem junto a linha de chegada com todos os balões no ar.

12- Nó maluco II
Os alunos dispostos em círculo, peça-os que prestem atenção no colega da direita e no da esquerda e não esqueça. Pode-se usar música. Enquanto toca a musica os alunos circulam livremente pelo espaço. Na hora que a música parar ele devem ficar onde estão, (sempre próximo uns dos outros) e dar as mãos. Vai dar aquele nó! Ai é só pedir pra que eles desatem o nó!

13- JOGO PEDAGÓGICO: Antônimo:
Disposição: livres.Desenvolvimento: será perguntado para todos quem é o mais alto, mas baixo, mais gordo, mais magro, falador e calado. Será atribuído o nome ao que foi perguntado. Para o mais alto, devem-se levantar os braços e ficar de ponta de pé, para o mais baixo, acocorar, para o mais gordo, abrir os braços lateralmente e inflar as bochechas, para o mais magro, fechar os braços na lateral do corpo em posição de sentido, para o mais falador, colocar a língua para fora e sacudi-la e para o mais calado, fechar a boca escondendo os lábios. Exemplo: se a professora falar José, sendo ele o mais alto, todos devem erguer os braços e ficar de ponta de pé, se João foi eleito o mais gordo, todos devem abrir os braços e assim serão várias vezes ditos os nomes aos respectivos adjetivos.

14- JOGO DE VOLTA À CALMA:
O segredo da viagem: Disposição: sentados ou pé em círculo. Desenvolvimento: a profª combina previamente com o aluno que está sentado do seu lado direito que o segredo da viagem é levar sempre um objeto que o aluno do seu lado direito está levando. Somente esse aluno q a professora combinar é ficará sabendo do segredo, portanto, são os 2 que determinarão se os demais alunos levarão determinado objeto ou não. Por exemplo: se 1 aluno diz q vai levar 1 brinco, e aluno do seu lado direito estiver usando 1 brinco, a professora dirá q ele sim levará um brinco, daí a vez passa p/ o próximo do círculo. Se esse próximo aluno disser q vai levar uma mala, a professora dirá q ele não irá levar, pois o aluno do lado não está com uma mala. Porém, sem nunca revelar o segredo. A atividade prossegue até q todos os alunos percebam qual o “segredo” da atividade.
15- Brincadeira 1= Quem é vivo correOs alunos serão organizados em trios e numerados em 1, 2 e 3. Espalhando-se pelo espaço. Ao sinal de início do professor, que gritará um número (1, 2 ou 3) o correspondente de cada trio deve tentar pegar os outros dois.Outras variações são: que o número dito pelo professor seja o fugitivo e os dois outros pegadores ou, num segundo momento, quando o professor gritar um número, todos correspondentes serão pegadores de todos os demais.Material: Nenhum.

16- FrisBolMaterial: (Nelson Troiano)
Desenvolvimento: Divide-se em duas equipes, e o objetivo e fazer o gol com o disco. Quem está com ele não pode andar, pode fazer o passe ou arremeesar no gol. O Gol fica dentro da área e ninguem pode entrar lá, só quando o disco sair.Encostou no jogador com o disco é falta.Vence a partida a equipe que fizer mais gols em um determinado tempo.

17- A Caçada.(Glauce)
Os alunos são divididos em três grupos e cada grupo escolhe o nome de um animal. Um aluno deverá ser o caçador (pegador) e deverá ficar no centro. os grupos deverão ficar em lugares demarcados, por exemplo, três quadrados demarcados com giz, sendo que deverá haver um outro quadrado vazio. O professor deve chamar um animal, por exemplo, cachorro e quem for desse grupo deve correr para o quadrado vazio e o caçador tem que pegá-los. Quem for pego deve sair do jogo. Em seguida chama-se outro animal e assim por diante, até que todos os participantes de um grupo sejam caçados. Os nomes de animais podem ser trocados por frutas, cores, cidades, etc. A criançada adora. Trabalhei com essa brincadeira dos 5 aos 10 anos e todos participaram.

18- GOL MÓVEL:(D@nIeL)
Seguindo os mesmos principios do futsal , sendo que, o gol é móvel.para isto basta ter dois pedaços de elastico ou corda.cada equipe terá dois alunos que farão o papel das traves, esses alunos estarão segurando um pedaço de elastico ou corda que fará o papel do travesão, eles alunos estarão segurando cada um em uma extremidade dessa corda, fazendo assim o formato do gol.Os alunos que estão formando a meta (gol) poderão se movimentar a vontade pela quadra (mais sempre deixando esticada a corda), os demais jogadores tentarão fazer gol na meta adversária, sendo q a dificuldade será maior pela movimentação da meta(gol).Os alunos gostam muito, e é bem divertido.

19-Maremoto (Denis)
Objetivo principal: lateralidade (1ª a 4ªsérie)Escreva na mão direirta dos seus alunos a letra D e na esquerda a letra E.Distribua seus alunos pelas linhas lateriais e de fundo da quadra de futsal com uma distancia de 3 metros de um p/o outro formando um grande círculo, deixando 1 aluno no meio de todos no centro da quadra.Cada aluno ficara em cima de um X q o professor demarcará com giz p/melhor localização.A brincadeira inicia com o professor falando em voz alta:" O navio balança p/direita (todos os alunos pulam uma casa p/ direita)...o navio balança p/esquerda (todos os alunos pulam uma casa p/esquerda)...até q ele diz em voz alta: MAREMOTO..assim todos os alunos tem q sair de sua casinha representada pelo X no chão e procurar outro X p/se abrigar, enquanto isso o aluno q estava no centro daquadra terá q buscar um desses lugares q ficarão vagos temporariamente.

20 - Acerte o Alvo (irene)
Esta atividade é bem simples, mas meu alunos gostaram muito, trabalha a concentração, coordenação, atenção.Material: garrafa Pet, barbante e lápis ou caneta, (corta mais ou menos 10 pedaços de barbante do mesmo tamanho e e prende no lápis com durex)Divide a classe em 3 grupos de 10, e faz um círculo com cada grupo coloca a garrafa no meio . Cada criança deverá segurar uma ponta do barbante, e os 10 tentarão colocar o lápis dentro da garrafa.

21- AMARELINHA: - (MODERADO)
Material: 1 pedrinha.
Desenvolvimento: Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na fórmula de escolha fala: - Primeira!
(será a primeira), Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente.
1) Joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só, batendo os dois pés no chão, na quarta e quinta casa e no céu sem
fim.
2) Chutinho. Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só. A pedra não pode bater na risca, se errar passa
para outra criança até chegar sua vez novamente.
3) Na terceira etapa, joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz: “__Pisei”? As outras respondem: “__Não”. Assim casa por casa até sua
vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.
4) Tirar casa - de costas joga-se a pedra para trás, onde cair, essa casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os
dois pés. INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA

22- AVIÃO PEGADOR: - (MODERADO)
Formação: Crianças dispersas a vontade, uma destacada: “o avião”.
Desenvolvimento: A um determinado sinal, o elemento destacado sai em perseguição dos colegas imitando um avião. Aquele que se vir em perigo
de ser apanhado, para equilibrando-se num pé só e eleva os braços lateralmente fazendo a figura de um avião. O perseguidor não poderá pegá-lo
enquanto ele estiver nesta posição. Quando o avião conseguir apanhar uma criança ela irá substituí-lo. IEE DE JUIZ DE FORA

23- AR, TERRA E MAR: - (CALMO)
Formação: Crianças em círculo, mestre ao centro.
Desenvolvimento: O mestre inicia o jogo indicando com um dedo um dos jogadores dizendo: “Terra” (por exemplo). O jogador apontado terá de
responder o nome de um animal que vive na terra, como cavalo, tigre, etc. Se ele se enganar, pagará prenda. O jogo continuará indicando, o mestre,
outro jogador. Prossegue-se com a indicação de “ar”, “terra” e “mar” alternadamente, dando-se a oportunidade a todos os alunos. Ao fim de algum
tempo, passa-se a aplicação de penalidades às crianças que pagaram prendas, exigindo-se que cada uma delas escolhida ao acaso, indique o nome de
três animais que vivem no ar, na terra e no mar. IEE DE JUIZ DE FORA

24- ABAIXAR-SE: - (MODERADO)
Material: 3 bolas
Formação: Crianças dispostas em 3 colunas. A frente de cada coluna a uma distância aproximadamente 1 metro do primeiro colocado, ficará o
“capitão” de cada equipe. Este segurará a bola
Desenvolvimento: A um sinal dado, o capitão atirará a bola ao primeiro de sua coluna que a devolverá e logo em seguida abaixará. O capitão jogará
a bola para o segundo da coluna que agirá como o primeiro e assim sucessivamente. A última criança da coluna ao receber a bola gritará “viva”,
marcando ponto para sua equipe. IEEJF

25- ATA E DESATA: - (ATIVO)
Material: 1 estaca, 1 fita colorida e uma cadeira para cada partido.
Desenvolvimento: Uma estaca e uma fita colorida para cada partido. Como para o "Revezamento Simples em Coluna". Sobre a linha de retorno e
bem em frente a cada partido, coloca-se uma cadeira, à qual se amarra, com um lado frouxo, uma fita. Semelhante ao do revezamento acima, devendo
cada jogador ir até à cadeira, desatar o laço (ou atá-lo, conforme o caso), deixando a fita sobra o assento, antes de voltar para bater na mão do
seguinte. A fita é hora atada ou desatada pelos componentes de cada partido.
Faltas: Constituem faltas, que acarretam ao partido perda de um ponto, além das indicadas pelo revezamento simples: deixar de atar (ou desatar) a
fita; dar um laço que não se mantenha firme, até o jogador seguinte chegar à cadeira.
Variantes:
* A fita, depois de desamarrada, não é deixada na cadeira, mas trazida na mão e entregue ao jogador seguinte.
* Atrás de cada partido e a 3 m do último jogador, fica outra cadeira. Cada criança corre para o lugar onde a fita está amarrada, desata-a e leva-a
para o lado oposto, deixando-a presa em outra cadeira.
* Em variante encontrada na Coréia, cada criança tem uma flor de papel, com barbantes dos lados. Ao chegar a sua vez, amarra a flor numa estaca,
a qual findo o jogo, está coberta de flores. I.E.E.J.F.

26- BORBOLETAS E FLORES: - (MODERADO)
Material: Um apito ou chocalho.
Preparação: As crianças são divididas em dois grupos iguais: "borboletas" e "flores". As flores ficam pelo campo, de cócoras e bem afastadas cerca
de 1 metro umas das outras.
Desenvolvimento: Ao sinal do professor, as borboletas põem-se a dançar por entre as flores. É bom limitar o espaço, para que as borboletas param
imediatamente de dançar e as flores, na posição em que se encontram, tentam tocá-las. Quando alcançadas, as borboletas devem ficar de cócoras,
junto com as flores. É bom limitar o espaço para que as borboletas não permaneçam muito longe das flores. IEEJF

27- BARRA MANTEIGA: - (ATIVO)
Formação: São traçadas no chão, duas linhas paralelas, distantes entre si aproximadamente 15 metros. Atrás das linhas, dois grupos de crianças
dispõem-se em fileiras, uma de frente para a outra.
Desenvolvimento: A seguir, é decidido o grupo que dará início ao jogo. Este grupo, por sua vez, escolhe um dos seus componentes, o qual deve
deixar a sua fileira adversária, cujos integrantes devem estar com uma das mãos estendidas (palmas para cima) e com os pés preparados para uma
possível corrida rápida. Ao chegar, a criança bate com uma das mãos levemente nas palmas de seus adversários. De repente, bate fortemente na mão
de um deles e corre em direção á sua fileira, tentando fugir do adversário desafiado que procura alcançá-lo. Cruzando sua própria linha sem ser
tocado, o desafiante está a salvo. Se alcançado, ele deve passar para o outro grupo da criança que o alcançou. Agora, o desafiado anteriormente, é o
desafiante diante do grupo contrário. Vencerá o jogo, o grupo que em determinado tempo limitado pelos participantes, obtiver o maior número de
prisioneiros.
Observação: Em algumas regiões, o desafiante, enquanto passa as mãos nas palmas dos demais, declama: "__Barra manteiga, na fuça da nega"
(repete quantas vezes quiser) e de repente diz: "__Minha mãe mandou bater nessa daqui:" Nesse momento é que sairá correr. IEEJF

28- BARREIRA: - (MODERADO)
Formação: Formar duas fileiras que se defrontam, os elementos de cada fileira permanecem lado a lado. Uma das fileiras será a "barreira", os
jogadores passam os braços no ombro do companheiro do lado e ficam com as pernas um pouco afastadas, encostando o pé no do colega ao lado. A
outra fileira será de "empurradores”, sendo que os jogadores ficam de mãos dadas.
Desenvolvimento: Dado o sinal de início, os "empurradores" tentam quebrar ou passar através da "barreira", sem largar as mãos. Os elementos da
"barreira" tentam impedir a passagem. Depois do tempo determinado, trocam-se os lados. IEEJF

29- BOLINHA: - (MODERADO)
Material: Uma bola
Preparação: Organizam-se 4 fileiras iguais de jogadores, dispostos em cruz, como raios perpendiculares de uma circunferência. Todos ficam
sentados, exceto um que permanece de pé, com a bola. Cada qual marca o seu lugar com um círculo no chão.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, o jogador destacado, põe-se a correr em volta do círculo, determinado pelas fileiras. De repente, põe a bolinha
junto a um dos que ocupam as extremidades externas dos grupos. Todas as crianças daquele grupo se levantam e saem a correr em torno da roda,
passando por fora das outras 3 fileiras. Enquanto isso, quem pos a bolinha no chão e que antes não possuía lugar certo, coloca-se no lugar
desocupado mais próximo do centro. As crianças que vão terminando a corrida apoderam-se dos círculos vazios ficando desalojado o último que
chegar. Este pega a bolinha e recomeça a brincadeira, deixando-a cair após algumas voltas ao redor do círculo, junto a alguma fileira. IEEJF

30- BOM DIA: - (CALMO)
Material: Um lenço
Formação: De mãos dadas as crianças formam um círculo. No interior deste permanecerá um jogador com os olhos vendados.
Desenvolvimento: O circulo gira para a direita ou para a esquerda. Quando o jogador do centro bater o pé no chão o círculo para de girar. A criança
do centro aponta para um jogador e este dirá: “__Bom dia”. O do centro terá que o reconhecer pela voz, dizendo o seu nome. Caso erre, ainda terá o
direito de apresentar mais dois nomes. Acertando, o que foi apontado ocupará o centro e o outro o substituirá na roda, do contrário, o jogo
prosseguirá até que o do centro, fazendo novamente parar o círculo mencionar acertadamente o nome do companheiro.

31- BOLA EM ZIG ZAG: - (MODERADO)
Material: Uma bola
Formação: Crianças dispersas em duas fileiras que se defrontam
Desenvolvimento: Dado o sinal de início, o primeiro jogador de uma das fileiras, atira a bola ao primeiro jogador da fileira oposta; este joga ao
segundo da primeira fila e assim sucessivamente. Chegando ao último jogador, a bola deverá voltar ao primeiro, cruzada da mesma forma.
Observação: O jogador que deixar cair a bola deverá apanhá-la e só poderá jogá-la depois de voltar ao seu lugar. IEEJF

32- BARATA ASSUSTADA: - (MODERADO)
Material: Uma bola
Preparação: As crianças formam um círculo bem grande conservando bastante espaço entre si. Uma delas recebe a bola.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, a bola vai ser passada de uma em uma à volta do círculo, o mais depressa possível, sem faltar ninguém. A
certo apito ela é mandada na direção contrária sem perda de tempo. Os sinais são dados a intervalos irregulares, ora demorados, ora seguidos com
rapidez para exigir atenção contínua dos jogadores. Quem não obedecer prontamente a ordem e não arremessar a bola depois do sinal, paga uma
prenda. A vitória é dos jogadores que termina a brincadeira e não pagam prendas.
Prendas: Imitar um bicho, pular agachado, cantar, etc. IEEJF

33- CABEÇA PEGA O RABO: - (MODERADO)
Formação: Formar colunas de mais ou menos oito elementos, cada um segurando na cintura do companheiro da frente.
Desenvolvimento: O primeiro jogador tenta pegar o último da coluna, que procura se desviar para não ser pego. Se conseguir, o primeiro jogador da
coluna troca de lugar com o último. IEEJF

34- CONTRÁRIO: - (CALMO)
Desenvolvimento: Uma criança é escolhida no grupo por fórmula de escolha. Ela ordena para as demais: "__ Andem para frente" E elas deverão
andar para trás, executando as ordens sempre pelo contrário. As crianças que forem errando irão sendo excluídas. A última que ficar será a que irá dar
as próximas ordens para que a brincadeira prossiga. IEEJF

35- CAÇA AO LADRÃO: - (MODERADO)
Formação: Os jogadores de mãos dadas formam 2 círculos concêntricos. Para o centro destaca-se um deles, “o ladrão” e fora do círculo fica “o
guarda”
Desenvolvimento: Dado o sinal de início o guarda sai em perseguição ao ladrão que corre procurando fugir e buscando complicados caminhos entre
os dois círculos. O guarda deverá seguir exatamente o mesmo itinerário do ladrão, se errar será excluído e substituído pelo jogador que estiver a sua
direita no momento em que a falta for cometida. Se o ladrão for preso dois outros jogadores, um de cada círculo será escolhido. IEEJF

36- CORRIDA DE REVEZAMENTO: - (MODERADO)
Desenvolvimento: Os jogadores são organizados em 2 filas. A partir de uma linha de saída, a um final determinado, o primeiro jogador de cada fila
deve correr contornar um obstáculo, retornar e bater na mão do segundo jogador, e assim sucessivamente. Será vencedora a fila em que o primeiro
voltar a ser o primeiro. IEEJF

37- CARA OU COROA: - (ATIVO)
Material: Uma moeda
Preparação: Traçam-se no chão duas linhas distanciadas uns 20 metros. Os piques. No centro os partidos – Cara ou Coroa – com igual número de
jogadores, em 2 fileiras, defrontando-se.
Desenvolvimento: O professor atirará a moeda para o alto e os jogadores aguardarão a queda para verificar que face ficará voltada para cima – Cara
ou Coroa. O professor anunciá-la-á em voz alta e o grupo do partido correspondente à face anunciada fugirá para os seus piques (a sua retaguarda)
perseguidos pelos jogadores do outro partido. Os que forem alcançados serão incorporados ao partido contrário, passando a agir juntamente com os
novos companheiros. Novamente os dois partidos aproximarão do centro e o professor jogará a moeda.
Vitória: Será vencedor o partido que, findo o tempo marcado, tiver maior número de crianças. IEEJF

38- CACHORROS E COELHINHOS: - (MODERADO)
Formação: Unindo as mãos duas a duas as crianças formarão “tocas” abrigando cada uma um “coelho”. Haverá sempre um “coelhinho” sem toca e
um “cachorrinho”
Desenvolvimento: Perseguido pelo cachorrinho o coelhinho se alojará em uma das tocas do qual o ocupante se retirará imediatamente para lhe ceder
a morada. O coelhinho desalojado fugirá para não ser alcançado pelo cachorrinho e deslocará outro coelhinho, cujo abrigo se apossará. Quando o
cachorro pegar o coelhinho, invertem-se os papéis e o jogo prosseguirá sem interrupções. IEEJF

39- COELHINHO SAI DA TOCA: - (MODERADO)
Formação: Grupos de 3 crianças, duas formam a “toca” e abrigam um “coelhinho” no centro com as mãos dadas e os braços estendidos. As várias
tocas com os seus coelhinhos ficam dispersas no terreno, afastadas umas das outras, deixando espaços para as corridas. Sobra um coelhinho sem toca
no centro do terreno.
Desenvolvimento: À ordem do líder: “__Coelhinho sai da toca”, os coelhinhos trocam de lugar. O coelhinho sem toca procura encontrar moradia. O
coelhinho que sobrar continua o jogo. IEEJF

40- CORRIDA DO SACI: - (MODERADO)
Formação: Crianças dispostas em fileiras segurando com a mão uma das pernas flexionando-a para trás.
Desenvolvimento: Dado o sinal, saem pulando até alcançarem o ponto pré estabelecido
Falta: Será eliminado aquele que sair da posição inicial
Vitória: Caberá ao jogador que chega em primeiro lugar. IEEJF

41- CORRIDA ROTATIVA: - (ATIVO)
Material: 4 bandeirinhas ou bastões
Preparação: As crianças divididas em 4 colunas, são dispostas como os raios de um círculo frente para o centro. A última de cada coluna segurará o
bastão.
Desenvolvimento: Dado o sinal de início os últimos jogadores saem correndo para a esquerda e contornam o círculo, chegando aos seus lugares,
entregam os bastões aos companheiros imediatos e vão permanecer à frente das colunas, ao mesmo tempo que os outros recuam um passo. As
crianças que recebem os bastões repetem a ação de seus antecessores. E assim por diante.
Final: Será considerada vitoriosa a coluna cujo o cabeça (1º) alcançando o centro do círculo, levanta o bastão em primeiro lugar. IEEJF

42- CUIDADO COM O MICO: - (MODERADO)
Material: 2 bolas iguais, tendo uma delas determinada marca, para indicar que representa o “mico”
Preparação: As crianças em círculo, ficando duas delas (bem distantes uma da outra), de pose da bola.
Desenvolvimento: Ao sinal de início cada criança que tem a bola joga-a ao próprio vizinho (da esquerda) o qual faz depressa o mesmo em relação
ao companheiro seguinte, assim por diante. As bolas são passadas rapidamente em volta do círculo tendo os jogadores por objetivo fazer com que
uma alcance a outra, isto é, o “mico” seja apanhado. Mas cada qual deve evitar que tal aconteça em suas mãos, passando as bolas adiante o mais
rápido possível. Quem deixa cair a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para daí continuar. Cada vez que o “mico” é apanhado,
interrompe o jogo, sendo excluído o jogador em cujas mãos elas estiverem, e as bolas devolvidas novamente aos jogadores. IEEJF

43- CORRIDA DE AUTOMÓVEL: - (ATIVO)
Material: Dois bancos ou cadeiras
Preparação: Jogadores separados em dois partidos ficarão sentados, de pernas cruzadas, dispostas em colunas, em frente a cada banco ou cadeira.
Desenvolvimento: Ao sinal de início o primeiro jogador de cada partido se levantará e, correndo, passará atrás do banco; de volta, dará a mão ao
segundo companheiro, levantando-o e seguirá com este ao fim da coluna onde se sentará. O segundo prosseguirá a corrida seguindo a ação do
primeiro.
Faltas: 1 – O jogador se levantar antes que o anterior lhe dê a mão;
2 – Não passar atrás da cadeira;
3 – Não permanecer sentado depois que tiver corrido;
4 – Sair do alinhamento. IEEJF

44- CORRE CUTIA: - (MODERADO)
Material: 1 lenço
Formação: Crianças em círculo em pé. Escolher uma criança que correrá em volta do círculo do lado de fora com o lenço nas mãos, cantando e as
outras batendo palmas e ajudando também a cantar.
“__ Corre Cutia de noite de dia,
“Debaixo da cama da D. Maria”.
Desenvolvimento: A criança coloca o lenço no ombro de outra e sai correndo em volta do círculo para ocupar o lugar desta que deverá perseguí-la.
Se o que estiver com o lenço na mão pegar o seu colega, este deverá sair da brincadeira. E assim sucessivamente. IEEJF

45- CORREIO: - (MODERADO)
Formação: Crianças em círculo, menos uma que fica no centro. As do círculo tomarão nomes de países, cidades.
Desenvolvimento: A criança do círculo dirá: “__ Vai uma carta de ........ a ........ (2 nomes de cidades, estados, etc.) As representantes dos nomes
chamados trocarão imediatamente de lugares. Neste momento, quem estiver no centro, procurará ocupar um dos lugares vagos. Aquela que sobrar,
fará a chamada de dois outros nomes, prosseguindo o jogo. Para torná-lo ainda mais divertido, a criança do centro gritará: “__Vai uma carta para
todas as cidades!” e todas as crianças terão que trocar de lugares. IEEJF

46- DENTRO! FORA!: - (MODERADO)
Formação: Ao redor de um círculo grande ficam as crianças.
Desenvolvimento: O professor ordena Dentro ou Fora e todas as crianças cumprem as ordens pulando com os pés juntos para dentro ou para fora do
círculo. De vez em quando o professor repete a mesma ordem. As crianças que erram são eliminadas provisoriamente, isto é, até serem substituídas
por outras que cometeram a mesma falta. IEEJF

47- DESPERTADOR: - (CALMO)
Formação: Crianças assentadas em roda ficando uma com a bola.
Desenvolvimento: Iniciando o grupo passa a bola de um a um. Inesperadamente o professor diz: “__Já” para interromper a passagem dizendo logo
após uma letra. O jogador que então tinha a bola, levanta-a para mostrar que ouviu o sinal e continua a passá-la. Cabe-lhe, porém enumerar quatro
palavras começadas com aquela letra, antes da bola voltar até ele. Quem não conseguir é eliminado. O jogador que acertar tem o direito de fazer a
próxima interrupção da bola e escolher outra inicial. IEEJF

48- GALINHA E OS PINTINHOS ou A GALINHA E O GAVIÃO: - (MODERADO)
Formação: Entre os participantes, são escolhidos o gavião e a galinha, através de uma forma de seleção: bater - pedrinha, tesoura - pedra - papel,
etc. As demais crianças são os pintinhos. Forma-se uma coluna com um pintinho segurando o outro na altura da cintura, ficando a galinha à frente de
todos. O gavião fica solto, e o seu objetivo é capturar os pintinhos começando pela extremidade oposta à da galinha.
Desenvolvimento: É determinado um tempo para a captura (2 minutos, ou uma contagem até 50, etc. ) A galinha deve proteger os pintinhos sejam
deslocados para longe dele. Depois do tempo determinado, as posições são revezadas: a galinha passa a ser o gavião, o gavião o último pintinho e o
primeiro pintinho a nova galinha. IEEJF

49- HÁ! HÁ!: - (CALMO)
Preparação: As crianças sentam-se em círculos escolhendo-se uma para começar.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, o jogador escolhido exclama: “Há!” ao que o seguinte completa: “Há!, Há!”, cabendo ao terceiro falar: “Há!,
Há!, Há!” e assim por diante. Antes mesmo de se completar a volta inteira do círculo, o grupo estará com muita vontade de rir, mas não poderá fazêlo,
pois quem ri paga prenda, vencendo ao cabo de alguns minutos, quem conseguir manter-se sério. IEEJF

50- IRMÃOS: - (ATIVO)
Preparação: Inicialmente as crianças formam pares, os “irmãos”, que se dispõem em duas colunas. Depois de cada uma houver tomado
conhecimento do seu “irmão”, cada coluna dará formação a um círculo, com um afastamento de uns dois metros aproximadamente.
Desenvolvimento: Os dois círculos giram, enquanto as crianças cantam alegremente. A um sinal dado pelo professor (apito ou palma) desfazem-se
os círculos e cada criança procura o seu irmão. Encontrando-o devem ambos darem as mãos e abaixar-se. O último a fazê-lo será eliminado
temporariamente. O brinquedo prossegue formando-se novamente os dois círculos primitivos. IEEJF

51- MANDUCA MANDA: - (CALMO)
Formação: Crianças sentadas nas carteiras. O orientador a frente do grupo.
Desenvolvimento: A brincadeira começa com a ordem do orientador: “__ Manduca Manda... levantar o braço”, por exemplo; à qual todos devem
obedecer. Ele dá novos comandos, que exigem maior ou menor movimento, (ficar de cócoras, pular 3 vezes no mesmo lugar, fazer meia volta dar 4
passos para trás, etc.). Quando as ordens são precedidas pelas palavras “Manduca Manda” tem que ser atendidas, do contrário não devem sê-lo,
cabendo a quem cumpre ser tirado do jogo, pagando ao final uma prenda. Assim sendo ao ouvirem “bater palmas” quem faz tal coisa erra. A vitória é
de quem findo o tempo previsto, não houver pago prendas. IEEJF

52- MACACO: - (CALMO)
Formação: Jogadores em círculo amplo, havendo um fora que ocupa o centro quando for chamado.
Desenvolvimento: Depois de escolhido um que será o “macaco”, chama-se o de fora para começar o jogo. Todos iniciam fingindo coçar o ombro
esquerdo com a mão direita. O “macaco” deve ir, a cada momento, mudando o gesto e todos os outros passam a imitá-lo na nova atitude sem deixar
perceber quem é ele. O que está no centro procura descobrir quem é o macaco. Ganha se adivinhar e escolhe outro para recomeçar o jogo.
Previamente, deve ter sido combinado, se o jogador tem direito a uma, duas tentativas ou se deve acertar logo ao primeiro macaco que apontar. IEEJF

53- OPERÁRIOS SILENCIOSOS: - (CALMO)
Formação: Crianças em semi círculo.
Desenvolvimento: O professor dirá: “__ Operários Silenciosos, eu tenho um martelo, o que se faz com ele?” As crianças deverão imitar o bater do
martelo. As que se enganarem ou fizerem outro movimento serão retiradas do jogo provisoriamente, até a próxima substituição. Em seguida nomear
outros utensílios: serrote, tesoura, agulha, caneta, machado, pá, enxada, etc. cujos manejos deverão ser imitados pelas crianças. IEEJF

54- PEGA - PEGA AOS PARES: - (ATIVO)
Formação: Jogadores de mãos dadas em pares à vontade. Um jogador sem par – “perseguidor”
Desenvolvimento: Este perseguirá os pares com o fim de segurar alguém que será seu par, enquanto os outros ficarão de mãos dadas fugindo. O
jogador que ficar sem par, correrá em busca de outro companheiro. Assim prosseguirá o jogo. IEEJF

55- PALITINHOS: - (CALMO)
Material: 3 palitos de fósforos por pessoa que for brincar.
Desenvolvimento: A brincadeira consiste em acertar-se o número de pontos que está na mão do adversário, ou dos adversários, somando aos seus.
Para isso, cada jogador utiliza-se de 3 palitos, no máximo, podendo em cada partida colocar na mão todos os 3. Caso contrário jogará com 2, com
apenas 1, e ainda poderá sair jogando com a mão vazia, ou seja, zero ponto (sair de lona), deixando os palitos escondidos na outra mão. O jogo
começa quando os participantes expõem uma das mãos fechadas , com os palitos, para que cada um dando um palpite adivinhe a quantidade de
palitos contidos nas mãos dos adversários juntadas aos da sua. Depois de todos dizerem um número, pela ordem, abrem a mão, para a soma dos
pontos. IEEJF

56- PULA SELA OU CARNIÇA: - (ATIVO)
Formação: Formam-se dois grupos de crianças com o mesmo número dispostos em duas filas.
Desenvolvimento: Começado o jogo, os prisioneiros de cada fila saem correndo e, a uma distância previamente combinada, param e ficam na
posição de sela: pernas afastadas, mãos apoiadas nos joelhos, cabeça abaixada e com o lado esquerdo do corpo voltado para a sua fila. O segundo da
fila deverá sair correndo assim que o companheiro firmar a posição de sela e pular sobre ele, apoiando as mãos em suas costas. Logo depois do salto,
também se abaixará esperando que os outro pulem. A fila que se esgota em primeiro lugar será a vencedora. IEEJF

57- QUEIMADA: - (ATIVO)
Material: 1 bola.
Formação: O campo será um retângulo de 10x20 metros. Dividirão em dois quadrados. Atrás de cada campo ficará a prisão do adversário, que terá
mais ou menos 3x10 metros. Dois partidos de mesmo número.
Desenvolvimento: O jogo será iniciado, na linha que divide os dois campos, pelo capitão de uma equipe, que arremessará a bola no campo contrário
procurando “queimar” o adversário. Se ele for queimado, será considerado prisioneiro e irá para a prisão de seu partido, mas se conseguir agarrar a
bola o jogo prosseguirá normal.
Regras: 1 – Os jogadores queimados, quando de posse da bola, poderão tentar queimar o adversário e assim sair da prisão.
2 – Será considerado queimado aquele que for tocado pela bola não conseguir detê-la antes que alcance o chão.
3 - Se a bola tocar 2 jogadores, será considerado queimado só o último a ser tocado.
4 - A bola que sair lateralmente, entre a linha mediana e final pertencerá a equipe deste lado, se estiver ao lado da prisão ficará com um dos
jogadores queimados. IEEJF

58- SALADA DE FRUTAS: - (MODERADO)
Formação: Cada participante ficará dentro de um círculo marcado no chão, formando então um grande círculo, exceto um que ficará no centro.
Todos, inclusive o do centro, receberá o nome de uma fruta.
Desenvolvimento: Começando com a criança que estiver no centro, dizendo dois nomes, por exemplo: “banana e pêra”. Os jogadores que
representarem estas frutas terão de trocar de lugar, enquanto trocam o do centro tenta apoderar de um dos lugares vagos. Se o do centro disser:
“Salada de Frutas”, todos terão de trocar de lugar.
OBSERVAÇÃO: Este jogo é semelhante ao “Correio” IEEJF

59- TELÉGRAFO SEM FIO: - (CALMO)
Material: Dois lápis e folhas de papel
Preparação: Organizam-se dois partidos iguais que se dispõem em semi círculos fronteiros. Entre elas fica o orientador que dá ao último jogador de
cada grupo lápis e papel.
Desenvolvimento: Para começar o orientador segreda a mesma notícia (mensagem) ao primeiro de cada equipe. Ao seu sinal, tal recado vai sendo
cochichado de um em um de cada partido até o último. Este ao recebê-lo transcreve-o para a folha de papel que corre a levar ao orientador. Ninguém
pode repetir a frase ao vizinho depois de já lhe houver segredado uma vez. Quanto menores forem as crianças tanto mais curtas e simples serão as
mensagens, conferidas em voz alta pelo orientador somente no término da partida. A vitória é do partido que primeiro entregar a mensagem ao
orientador, desde que ela não contenha mais de dois erros do que a do adversário. IEEJF

59- TIGRE, LEÃO, ONÇA: - (MODERADO)
Preparação: As crianças formam uma grande roda tendo ao meio três jogadores: “o tigre; o leão e a onça”. Os componentes da roda marcam os seus
lugares no chão com um círculo, cada qual recebendo o nome de uma destas três feras, nesta ordem: tigre, leão e onça; tigre, leão e onça; tig.....
Desenvolvimento: O orientador inicia o jogo dizendo o nome de um dos animais: por exemplo, onça. Todos que tem tal designação trocam de lugar
entre si, enquanto que a onça que está sem toca procura arranjar um lugar para si. Quem sobra vai para o centro e a brincadeira continua com o
chamado de outra fera. Quem sair do lugar fora da hora deve ceder o seu lugar ao companheiro desabrigado e ir para o centro da roda. Basta por o pé
dentro do circulo para assegurar a sua posse., tendo direito a uma casa quem nela entra primeiro. A criança que não sai do centro ao ser solicitada
também vai para o centro da roda. IEEJF

60- A Caçada
Nos quatro cantos de uma quadra existiram quatro tipos de animais e ao centro está o caçador, como mostra o esquema:Um dos jogadores será escolhido para ser o caçador, os outros divididos em quatro grupos de animais, sendo que cada animal tem o seu canto. O caçador permanece ao centro.Dado o sinal de início, um monitor, gritará o nome de dois bichos e todos representantes desta espécie deverão trocar de lugar. O caçador irá persegui-los e todos que forem pegos terão pontos a menos para sua equipe!Faremos isso várias vezes, algumas com mais de um caçador, e ao final contaremos os pontos de cada equipe.

61- O Último dos Moicanos
Os participantes terão prendido em suas costas (cintura) fitas de papel colorida e se espalharão pelo espaço, como um campo de futebol. Assim os tios (que podem estar caracterizados de soldado ou índios rivais) sairão atrás dos participantes (Moicanos). Os que forem pegos saem e o último que restar será o vencedor, “O último dos Moicanos”.Material: fita ou papel e figurino.

62- Caça ao tesouro
Divisão de equipes. São seqüências de pistas iguais para cada equipe, porém em ordens diferentes, que levam a um prêmio (tesouro). Pode-se também incluir alguns personagens no jogo, entre outras idéias.

63- Entre as pernas
Forma-se uma roda, todos em pé e com as pernas ligeiramente afastadas, de modo a tocar lateralmente o pé dos companheiros ao lado.O objetivo é fazer gol entre as pernas dos companheiros, que tentarão defender-se das bolas que possivelmente venham em sua direção. Não é permitido tocar a bola com outra parte do corpo a não ser as mãos e a bola deve correr sempre rasteira.Tomando um gol (bola passando entre as pernas) a pessoa deve virar, ficando de costas para a roda, porém ainda podendo marcar gols. Acrescentar o número de bolas durante o jogo é interessante.Esta atividade encaixa-se bem em um começo de aula, para um rápido aquecimento, etc.

64- Bruxinho ou Bruxinha
Formação em um "grupão". Localizar todo o grupo no fundo da área de jogo. Solicitar dois alunos para serem denominados de bruxinho e bruxinha (pegadores) que deverão estar nas laterais da linha de centro do campo de jogo (por exemplo, numa quadra de futebol, na linha do meio de quadra), em lados opostos (nas LATERAIS). Ao sinal de início do professor, todos devem trocar de lado na quadra, sem serem pegos pela bruxinha e pelo bruxinho (que neste momento poderão invadir o campo, quadra!). Quem for pego senta no lado correspondente ao seu pegador (bruxinho ou bruxinha). Depois de todos serem pegos, o professor faz uma contagem para ver o vencedor. Os dois últimos a serem pegos serão os novos "bruxinho" e "bruxinha". Material: Nenhum.

65- Aniversário do mês
Traçam-se duas linhas paralelas distantes uns 10 m uma da outra. Os educandos ficarão atrás de uma das linhas, que será a de partida. Um educando ficará entre as duas linhas (será o pegador), este chamará um mês do ano, e quem fizer aniversário neste mês corre, tentando alcançar a outra linha, a de chegada. Se for apanhado, ao auxiliará o pegador.
OBJETIVOS: atenção, concentração, agilidade.

66- Cabeça-Ball
Objetivo: Desenvolver capacidades motoras para esportes praticados com o membro superior. Duração: 2 tempos de15"Material: Quadra de Futsal ou HandebolFaixa Etária: 11 aos 50 Divide-se a turma em dois grupos iguais, não excedendo 12 pessoas em cada time, deverá ser usado o passe com as mãos, o objetivo do jogo é fazer gol com a cabeça, sendo que só será válido se obedecer as seguintes regras básicas: 1- A mesma pessoa não pode lançar a bola e cabecear, não é permitido dar mais de 04 passos com a bola, mesmo que para isso o aluno esteja quicando-a; Ganha a equipe que fizer o maior número de gols. Pode-se usar um goleiro, desde que o mesmo defenda somente com a cabeça. De acordo com a necessidade, poderá modificar algumas regras.

67-Corrida do nó
lenços conforme o nº de equipes.
Formação: participantes divididos em equipes sentados nas cadeiras coluna. O 1º participante de cada equipe com um lenço grande amarrado entre o cotovelo e o ombro (braço esquerdo).
Desenvolvimento: ao sinal dado o jogador desamarrara o lenço com a mão direita vira para trás e amarra no braço esquerdo do seguinte. Assim segue até que o último desamarre o lenço e venha até a frente e amarre-o no braço do 1º.
Finalização: será vencedora a equipe que o 1º jogador levantar o braço esquerdo com o lenço amarrado.
Comentários (objetivos): atenção, rapidez, coordenação viso motora e organização espacial.

68-O bastão que cai
Material: um bastão de mais ou menos um metro de comprimento.
Formação: todos os jogadores, exceto um, que será escolhido anteriormente, formarão um círculo de aproximadamente seis metros de diâmetro.
Desenvolvimento: o jogador que não entrou na composição do círculo, deverá ficar no centro, segurando o bastão, que terá um de seus extremos apoiados no solo. O jogo começa quando o jogador do centro diz o nome de um dos componentes do círculo e, ao mesmo tempo, solta o bastão. O jogador citado deve correr ao centro e pegar o bastão antes que ele caia no chão. Se conseguir, será o "bastoneiro", caso fracasse, voltará ao seu lugar. O jogador do centro não poderá chamar o perdedor novamente, antes que todos os demais tenham jogado.
Finalização: ganhará a partida o jogador quem conseguir ficar mais tempo no meio do círculo.
Comentários (objetivos): atenção, rapidez, coordenação viso- motora, organização espaço- temporal, coordenação dinâmica geral.

69-Corrida do caranguejo
Formação: os jogadores ficam de quatro no chão, um atrás do outro.
Desenvolvimento: o coordenador lançará o desafio: "Quem consegue chegar até a linha marcada no chão? "Quem consegue chegar até onde eu estou? Os participantes devem cumprir os desafios feitos.
Finalização: quem conseguir realizar mais desafios vence o jogo
Comentários (objetivos): atenção, rapidez, coordenação motora, coordenação dinâmica geral.

70-Desvendar a múmia
Material: folhas de jornal
Formação: um dos participantes será escolhido para ser a múmia, este deve deitar-se no chão. Cada participante receberá uma folha de jornal para tampar a múmia, sem deixar que nada fique aparecendo.
Desenvolvimento: Ao sinal do coordenador, os participantes devem desvendar a múmia, rasgando, mexendo e olhando o que tem
debaixo dos jornais. A múmia estará imóvel, esperando uma oportunidade para pegar alguém, o participante que for pego pela múmia irá tornar-se-á múmia.
Finalização: o jogo termina quando diminuir o interesse do grupo.
Comentários (objetivos): atenção, rapidez, coordenação motora, coordenação visomotora, controle tônico, esquema corporal.

71-Novelo de lã
Formação: Alunos em círculo. Novelo de lã na mão de um colega.
Desenvolvimento: O colega que tem o novelo de lã enrola o fio em seu dedo enquanto se apresenta à turma. Quando terminar, passa o novelo para o colega à sua direita, sem cortar a linha, ficando, assim, preso a ele. O colega que recebeu o novelo faz o mesmo e assim por diante, até que o novelo chegue ao primeiro aluno a apresentar-se. A turma estará "amarrada", e o professor poderá fazer considerações sobre o fato de comporem um grupo, um todo em que as ações de seus membros refletem-se, inevitavelmente, sobre todos. Como desamarrar-se? O novelo fará o sentido contrário, mas à medida que cada um solta o fio de seu dedo, deverá recordar não a sua própria apresentação, mas a do colega que o antecedeu. Os alunos perceberão quão preocupados estavam com o que eles mesmos pretendiam falar, e quão pouco escutaram o colega. Deverão, no entanto, fazer um esforço no sentido de recompor a fala do colega e, se preciso, os demais poderão ajudar. Esta é uma forma de professor e alunos fixarem nomes e características de um grupo, ao mesmo tempo em que chama a atenção sobre as vicissitudes de pertencer a um grupo.
Observações: um dos fatores de dificuldade na implementação deste jogo é o sentido de orientação presente exigido pela lateralização. Alunos pequenos têm dificuldade em realizá-lo. Outro fator é a necessidade de manter-se atento a tantas informações por um período de tempo relativamente longo. A alternativa experimentada para atenuar este problema é formar subgrupos, com tantos novelos de lã quantos forem os subgrupos.

72-Vai e Vem:
Formação: sentados no chão em círculo ; um aluno fora do círculo, em pé.
Desenvolvimento: o jogador que está fora do círculo correrá ao redor e baterá nas costas de um colega dizendo: "Vem" ou "Vai"; o colega que receber a batida deverá correr atrás dele se for dito "Vem", ou correr em sentido contrário se for dito "Vai", tentando ocupar novamente seu lugar no círculo. Quem ficar em pé continua a brincadeira batendo em outro colega e assim sucessivamente.
Finalização: quando diminuir o interesse do grupo pelo jogo.
Comentários (objetivos): desenvolver a agilidade e a organização espacial.

73- CARNIÇA LÚDICA Atividades em Quintetos
Um trenzinho será formado pelo quinteto, que, ao primeiro sinal do professor, irá se locomover. Ao segundo sinal, os quatro primeiros componentes se abaixam e o último salta sobre os demais, até chegar à frente para ser o maquinista do trem, recomeçando a atividade.

74- BOLINHA, BOLINHA, OI!
Alunos em pé, formando um círculo ou semicírculo. O professor demonstrará a atividade da seguinte forma: colocando a mão esquerda totalmente aberta à altura de seu rosto, deverá colocar o dedo indicador da mão direita, em cima (ponta) de todos os dedos da mão esquerda, repetindo em cada um deles o seguinte refrão: bolinha (dedo mínimo), bolinha (indicador), bolinha (maior de todos), bolinha (anelar), após percorrer toda saliência (espaço) entre a ponta do anelar e do indicador deverá dizer "oi", e voltar.
Quando chegar ao dedo mínimo, deverá encaixar as duas mãos (disfarçadamente) abaixo do abdome. O professor, após a demonstração, pedirá que todos repitam, cada um de uma vez, a atividade.
OBSERVAÇÃO: Provavelmente a maioria irá executá-la preocupando-se com a seqüência dos dedos e em falar bolinha, bolinha, oi, sem perceber o encaixe das mãos, ou seja, acertará a atividade quem fizer a seqüência certa e, ao final, encaixar as duas mãos abaixo do abdome. Crie variações!

125 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ PROFESSOR.. GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO PELO ÓTIMO TRABALHO QUE VOCÊ VEM FAZENDO COM ESTE BLOG, TRAS A NÓS EDUCADORES FÍSICOS A OPORTUNIDADE DE CONHECER ATIVIDADE NOVAS. oBRIGADA SABRINA DIAS (RECÉM FORMADA)..

Anônimo disse...

Boa noite professor,vc está de parabens pelo grande trabalho que vem fazendo com este blog.Este trabalho é de grande valia para o meu trabalho com as séries iniciais do ensino fundamental.
Um grande abraço.
Pedro Mauro Pancieri
pmpancieri@yahoo.com.br

Profª Juliana Berni disse...

Olá Nilton! Que bom te achar aqui.
Adorei o seu Blog. Parabéns pelo trabalho. Está sendo muito Útil pra mim. Tenho tirado muitas idéias daqui e transformado em Projetos e Atividades para o Ensino Fundamental II.

Daysi disse...

Adorei as atividades!São criativas e parecem ser agradáveis para as crianças...Você está de parabéns.
Daysi/PoA

disse...

Olá Professor, seu tab é maravilhoso. E está ajudando muito nos educadores. Mas estou curiosa para saber mais sobre o Pimbolim Humano (regras).Trab com ed não formal e suas dicas estão me ajudando muito, obrigada!!!

Um grande abraço.
Vanessa Calegari (Pedagoga)Campinas-SP
vanessa_calegari@yahoo.com.br

Josy disse...

Ei Professor, gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho magnífico que realiza com seus alunos. Com certeza muitas dessas atividades serão aproveitadas por mim em meu trabalho com as crianças do ensino fundamental. Deus te abençoe! Beijos... ;)

Rosélio disse...

Bom dia professor, muito boas suas atividades e parabéns pelo excelente trabalho.
Um forte abraço,

Prof. Rosélio Santos - Surubim-pe

roceliosan@bol.com.br

IRMÃ JOSEFA disse...

Parabéns profº olha suas atividades são muito interessantes seria possivel vc me envia las por email???profbela2009@hotmail.com
..........Isabel

Anônimo disse...

Olá profesor.parabens por este trabalho maravilhoso.Aproveito suas idéias para aplicar com minhas turmas do ensino fundamental, muito obrigada.Um grande abraço.h

Rafaela Cabral disse...

Boa tarde professor!
Meu nome é Rafaela, sou de Santa Catarina, e me encantei com o seu trabalho, estou quase me formando e confesso que as vezes vejo cada coisa nas escolas que chego a pensar se é possivel mesmo dar aula de Educação Física, pois aqui o educador físico já não é levado mais a sério. E vendo o seu minha motivação aumentou. Obrigado

Rafaela

Anônimo disse...

Boa noite professor.
Parabéns pelo seu trabalho!
Assim podemos inovar nossas aulas para melhorar a educação e em conseqüência a cidadania.
Obrigada.Nara

Adriana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriana disse...

Parabéns pelo teu blog, meu nome é Adriana , trabalho em uma APAE sou professora de Educação Física, tuas sugestões me ajudaram bastante, espero que continues enriquecendo nossos trabalhos com tuas atividades diversificadas,tua colaboração tem grande valor, abraço .Gostaria de receber sugestões por email, se for possível , agradeço!!!

Adriana - Quaraí- RS

jânio disse...

QUE BOM CONHECER MAIS PARCERIO DE PROFISSÃO,ACHEI INTERESSANTE O SEU BLOG,SEU TRABALHO É MUITO BOM.EU TAMBÉM TENHO UM BLOG http://educacaofisicaeacao.blogspot.com/ GOSTARIA QUE VC DEVE UMA OLHADINHA .ATÉ MAIS

Alan disse...

Cara você está de parabens! bom trabalho essas sugestões de atividades vão me tirar de um sufoco!
continue assim e os beneficios do seu trabalho ainda vão alcançar muita gente! vlw! obrigado!

Anônimo disse...

Olá professor ..........adorei seu trabalho com as oficinas de educação física. sempre passarei por aqui e esterei te visitando.

amora disse...

OLÁ NILTON,ADOREI SEU BLOGGER.....PRECISO DE UMA AJUDA SUA,QUERIA IDÉIAS DE COMO TRABAL7HAR CRIANÇAS EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO PERÍODO DE ONZE 7HORAS AS QUINZE.

Douglas Jason disse...

Olá professor Nilton, seu blog está muito bom.
Sou estudante de Educação Física em MG, e vi que seu blog é de suma importância para minha formação.
Eu e um amigo da faculdade, temos um blog relacionado a ED.Física, quem estiver interessado acessa lá:
hmedj.blogspot.com

Abraços >>>Douglas<<<!!!.

Anônimo disse...

Olá professor!!!! Vc ta de parabéns!Me ajudou muito,sou evangelizadora infantil e sempre to precisando de aulas dinamicas!!!!Obrigada.

Elza Mª de C. Ferreira disse...

Boa tarde profº Nilton.
Meu nome é Elza Maria de Carvalho Ferreira , trabalho como professora de APAE e como Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação da minha cidade. Sempre acreditei que os conhecimentos são melhores assimilados através de brincadeiras e esses dias procurando dinâmicas para os realizar com os professores da rede municipal encontrei o seu blog.
Estou encantada com ele . Você está de parabéns. Está sendo de grande utilidade para o desenvolvimento do meu trabalho tanto na APAE quanto na secretaria junto aos professores. As atividades que você postou ajudá-nos a deixar aflorar a criança que há em nós, esquecidas pelo corre-corre dos dias atribulados.
Mais uma vez PARABÉNS !!!!!

Anônimo disse...

Oi professor parabéns pelo seu trabalho e pelo excelente site que contém várias atividades interessantes que me ajudaram muito.

Iran� disse...

olá prof.Nilton! Sou prof.e trabalho com uma turma do 4º ano.gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho que realizas.Essas sugestões enriquecerão muito minhas aulas,tornando-as mais dinâmicas.Obrigaduuuuuuuuuuuu!

mrv disse...

BOA NOITE PROFESSOR, GOSTARIA DE AGRADECER E PARABENIZÁ-LO POIS ESSE TRABALHO ME AJUDOU MUITO.COMEÇO AGORA A ESTAGIAR E INCLUIREI COM CERTEZAS ALGUMAS DESSAS ATIVIDADES! OBRIGADA! MARCELY - CURSANDO)

Patrícia disse...

Bom dia professor.Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho.É a primeira vez que trabalho com ciclo I e sinto dificuldades imensas,além do mais, não tenho espaço para aplicar atividades ativas.Seu trabalho está me auxiliando muito.OBRIGADA.(ypatyreis@bol.com.br)

Maria Nara disse...

Boa noite prof. Nilton. Sou aluna do curso de Educação Física no interior da Bahia e já estou trabalhando na área. Acredito que são iniciativas como a sua que agregão valores a nossa formação, pois conhecimento e disponibilidade para compartilhar com outros aquilo que aprendemos são poucos.
Parabéns pelo trabalho e espero concretizar algumas dessas atividades na minha prática.
Nara Oliveira - Paripiranga-BA

Anônimo disse...

São iniciativas como essa que me faz acreditar no ser humano, na sua capacidade de amar ao próximo e dividir com os outros o que tem e o que sabe, obrigada pela luz que você é!

Professora Erica Vidal.

KATIA disse...

Olá!
Gostei muito do blog... há cinco anos sou professora de Ed. Infantil, mas este ano estou com o desafio de trabalhar com uma turma de 5º ano, que por sinal, é bem exigente! rsrs...
Adorei as atividades e já estarei desenvolvendo uma delas na minha próxima aula de recreação.
Parabéns!

Kátia da Silva - Brasília-DF

Anônimo disse...

adorei

Adelaide Cristina disse...

obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos,pois,hoje você me quebrou um galhão.Parabéns pelo seu trabalho e que Deus te permita crescer mais e mais...


Adelaide Cristina-Recife-PE
estudante e estágiaria em Educação física.

Anônimo disse...

Muito legal a iniciativa! Ensinamentos devem ser divididos!!! Isso que é ser um bom educador!

Iarinha Pink litle disse...

Olá professor Nilton,sou monitora de recreação em uma escola aqui no meu município e gostaria de parabeniza-lo pelo belissímo trabalho.Quero aproveitar essa oportunidade e lhe pedi algumas sugestões de jogos para adolescentes.Parabéns e muito obrigada.

flaviana disse...

você está de parabens! bom trabalho essas sugestões de atividades vão ajuadar....continue assim e os beneficios do seu trabalho ainda vão alcançar muita gente! ! obrigado!

Anônimo disse...

Olá professor parabéns pelo seu trabalho, fico feliz que exista pessoas como você dando oportunidade para nós educadores através das diversas atividades postadas no seu blog, não sabe o quanto me ajudou pois sou recém formada em pedagogia,agora posso ´so complementar ainda mais o meu trabalho. Muito obrigada Álida Marcia Rocha Oliveira

Anônimo disse...

As sujestões são muito boa !!!! Parabénss !!!!! É ótimo para trabalhar com anos iniciais e me ajudou muito !!! Parabéns novamente !!!

cristiane disse...

professor muito show estas brincadeiras muitas eu nao conhecia, vou utilizá-las nas minhas aulas...grande abraço

maria disse...

Professor muito boa sua proposta de postar atividades para educação física escolar,ajuda bastante as nossas aulas. Obg.

Élio Moura disse...

Olá Professor. Primeiramente quero parabenizá-lo por este belo trabalho que está fazendo e que por acaso descobri. Sou presidente da CIPA na empresa onde trabalho e gostaria de fazer um dia de integração com os colaboradores. Idéias de brincadeiras e outras atividades voltadas ao público adulto. Se puder me ajudar, muito obrigado.

Anônimo disse...

Olá professor, gostaria tb de parabenizá-lo
Vc está fazendo um ótimo trabalho.
SOu recém -formada, e trabalho apenas com o fundamental I, se puder me dar algumas dicas de atividades para essa faixa-etária, ficaria agradecida.

Abraços Juliana
jujusalgadov@hotmail.com

Margot disse...

Magníficas essas atividades. Agora meus filhos do 3º ano não mais reclamarão da falta de brincadeiras. Nilton meu querido vc está de parabéns!

Margot disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Profº Álvaro Júnior disse...

Olá Professor, parabéns pelo trabalho. É sempre bom ver que tem pessoas que dão valor ao verdadeiro sentido de ludicidade da Ed. Física. Gostaria que me mandasse mais atividades e idéias por e-mail. Obrigado.
Profº Álvaro Júnior.
alvaro.junior@prof.educacao.rj.gov.br

EDUCAÇÃO EM PAUTA disse...

Olá prof.

Gostaria de parabenizá-lo pelo fantastico trabalho que desenvolve com seus alunos e por me trazer a esperança de que a disciplina de Educação Fisica pode ser atrativa e, pedagogicamente falando, posssivel de mudar concepções.
Um abraço,

Lindyqueiroz - VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Anônimo disse...

OLÁ PROFESSOR, MUITO BOM O SEU TRABALHO. É UM ESTIMULO PARA NÓS EDUCADORES FÍSICO QUE NEM SEMPRE SOMOS RECONHECIDOS COMO PARTE IN TEGRANTE DENTRO DAS ESCOLAS.

Anônimo disse...

Se até hoje não fui fã de ninguém a não ser Deus hoje abro portas para isso. Parabéns Professor pelo maravilhoso trabalho que tem desempenhado e atrás vez dele nos ensinando muito. Que Deus continue te abençoando e te dando forças para desenvolver cada dia mais esse belo trabalho.

Julia disse...

Olá colega! Suas atividades são magníficas!Adorei todas.
Sou professora de Ed.Física em uma escola e trabalho com alunos de 5°a 8°série.Bem ouve um vendaval aqui em nossa cidade e destruiu a creche próxima da nossa escola.Tivemos que ceder nosso ginásio para tais crianças por 15 dias.
Então peço sugestões de atividades para trabalhar com as minhas turmas,dentro da sala de aula.É o primeiro ano q leciono e estou sem ideias.
Se poder me ajudar agradeço!
Abraço e mais uma vez parabés pelas postagens!

Anônimo disse...

Prof. Nilton Zumba, seu blog foi muito útil pra mim, pois era recem formado em Ed. Física e nunca tinha trabalhado com criança como recreador, e o meu primeiro emprego por ironia do destina foi ser professor recreador em uma creche para crianças de 01 a 10 anos e confesso que no primeiro momento fiquei um pouco assustado e recorri a alguns meios até que achei o seu blog e tudo ficou mais fácil, através dele tive várias experiências e consegui realizar um bom trabalho. Parabéns.

Almanaque de Brincadeiras e Dinamicas disse...

Olá, quero compartilhar com você o Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas. Eles contêm 1000 atividades recreativas, dentre brincadeiras de rua, brincadeiras infantis, brincadeiras antigas, brincadeiras folclóricas, brincadeiras para jovens, dinâmicas de grupo e tarefas de gincana para todas as idades e ocasiões. É um monumento da recreação e seu download é totalmente grátis. Vale a pena baixar, divulgar... e brincar!

Claudete Miranda disse...

Olá Professor, está de parabéns e agradeço pels dicas de atividades diversificadas. Sou professora de Educação Física Adaptada e gostaria de saber se vc conhece algum acervo que tenha atividades para deficientes (todas as deficiencias) com o tempo nossas brincadeiras vão se esgotando e é sempre bom ter algumas na manga né!!!. Fika com Deus e obrigada deixo aqui o meu e-mail se vc ou outra pessoa tiver favor entrar em contato comigo. Bjs a todos
claudete.miranda@hotmail.com

Anônimo disse...

parabens professor...pelo seu trabalho e a oportunidade de atividades novas...obrigada...patricia lima...

Anônimo disse...

Bom dia!!! Gostei muito do seu blog. Estou pesquisando algumas novidades para meus alunos e fiquei super feliz em encontar seu blog. Parabéns Deus continue te abençoando. Estou levando de seu blog várias idéias para minhas aulas de Ed fís.

Um abraço Isabel Marchon Prof Educação Física - Itaboraí-RJ
isabel_marchon@hotmail.com

Patricia disse...

Professor Parabéns!!!!!!!!!!Estou encantada com seu blog!!!Muito legal as atividades que desenvolve!! Um grande inovação na educação fisica!!!!!!

Edinaldo disse...

Ola professor parabens pelo otimo trabaho.voce me ajudou muito com suas atividades.

César disse...

Boa noite professor,muito bom este blog.Ajuda nos educadores de edc.física conhecer novas atividades que irão melhorar nosso desempenho para com os educandos.Estou fazendo um projeto pedagógico de 1º ao 5º ano,e nele estamos buscando dar atividades que englobem matemática e português.Vc pode me ajudar nesse projeto? envindo algumas atividades.Obrigado!!! Um grande abraço!!!

Anônimo disse...

realmente muito bom o seu trabalho é bom ver profissionais que se empenham em fazer um bom trabalho e ajudar os colegas de profissão

Luana Vieira Rosas disse...

Olá Professor Nilton!
Primeiramente parabéns pelo blog, adorei as atividades selecionadas e olhando as fotos percebi a alegria estampada nos rostos das crianças e isto certamente reflete a alegria e dedicação que você, professor, tem por educar. Esta iniciativa é muito importante, pois só quem ama o que faz se dispõe a dividir seus conhecimentos e assim multiplicar suas relizações. Obrigada por esta contribuição! Profª Luana Vieira Rosas

Anônimo disse...

Olá Professor Nilton!
Primeiramente parabéns pelo blog! Adorei as atividades selecionadas e olhando as fotos percebi a alegria estampada nos rostos das crianças e isto certamente reflete a alegria e dedicação que você, professor, tem por educar. Somente quem ama o que faz se dispõe a dividir seus conhecimentos e assim multiplicar forças para as boas realizações. Obrigada por esta contribuição! Profª Luana

ÊNIA disse...

OLÁ PROFESSOR NILTON PARABÉNS POR SER TÃO CRIATIVO. AMEI... ÊNIA

marcela disse...

Olá professor adorei sua atividades recreativas , quero le parabenizá-lo.marcela aluna do instituto ibesa-facef faculdade de maceio-al 5ºperiodo

wilson sena disse...

ola professor parabens pela sua iniciativa é de grande ajuda.

pofessor gostaria qu me enviasse umas atividades recreativas adaptadas pára crianças autistas. fico no aguardo

e-mail: wilson.fest@bol.com.br

Fernanda Bortoti disse...

Ola Professor, maravilhoso trabalho que está fazendo.

Mika disse...

Olá professor. Gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho com este bolg! Muito criativo e de extrema importância pra nós professores de educação física. Sou professora e com certeza esses trabalhos me ajudaram muito!! Continue sempre assim! Grande abraço!
Cristiane.

Mika disse...

Olá professor. Gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho com este bolg! Muito criativo e de extrema importância pra nós professores de educação física. Sou professora e com certeza esses trabalhos me ajudaram muito!! Continue sempre assim! Grande abraço!
Cristiane.

Mika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ADRIANA disse...

olá, educador Nilton, estou no meu primeiro trabalho depois de formada, sou coordenadora pedagógica, estava pesquisando algumas atividades e encontrei, parabéns, seu trabalho é muito gratificante, que Deus abençõe sempre. Feliz Páscoa. Adriana Furtado Barcarena- PA

Anônimo disse...

Adorei as atividades propostas.
Vou fazer algumas delas no aniversário da minha filha.

Obrigada pela socialização.

Josenice

Anônimo disse...

Parabéns professor pelo excelente trabalho e iniciativa, um grande abraço e muito sucesso!!!
Luciano (Prof. Educação Física - Tanguá/RJ)

ALESSANDRA disse...

Olá Professor gostei muito do seu trabalho, parabéns, e de pessoas assim como você, que precisamos na educação pessoas que faz a difereça.Um abraço Alessandra pereira (Estudante de Educação Fisica )..

Anônimo disse...

Achei sua ideia de postar um modo de ensino para os marineiro de primeira viagem nesse paraiso que é a Pedagogia meus parabens pelo seu maravilhoso trabalho

Alefy Alves da Cruz disse...

PARABENS pelo maravilhoso trabalho que vc continue ensinando aos seus alunos coisas proveitosaas

Ângela oliveira (Belo Jardim/PE) disse...

Olá professor quero te parabenizar por esse trabalho maravilhoso pois você é muito criativo,deus te abençoi e que você continui sempre assim,beijos.

Anônimo disse...

Olá Professor, parabéns. Adorei seu trabalho. São pessoas como você que faz as nossas práticas pedagógicas serem bem melhores. Sou pedagoga e atuo na educação infantil e suas atividades irão servir como subsídios para enriquecer as minhas ações em sala de aula.
Um grande abraço,
Sônia A. O. S. Reis – Campo Grande - MS

Darliane disse...

Adorei este site...muita criatividade e beleza nas aulas.

maria cleci oliveira rambo disse...

Olá Professor, estive olhando um pouco as atividades recreativas e dou 10 para estas, pois sou educadora e trabalho com maternal, utilizo sempre atividades dirigidas, não acredito em nada pronto que não leva a criança a pensar...abraços...

CLAUDIANO disse...

Olá Professor, gostaria de parabenizar pelo belo trabalho, grande abs.

Claun Dias.

Heloo'--; disse...

Obrigada pela ajuda. Eu trabalhando com recreação em Hotel, me ajudou a botar minha imaginação para funcionar depois de 2 semanas.

Obrigada.

Rossana disse...

Olá Professor (educador) quero prabenizar pelo bom trabalho que postou na internet. Obrigado e muito sucesso. Profª Rossana.

Anônimo disse...

ola professor passando aqui para parabenizar seu blog,excelente!Trabalho com recreação e adorei suas atividades,bem criativas,bjsss

Anônimo disse...

Parabens professor... O Brasil precisa de pessoas como voce... multiplicadores de saberes... suas dicas estão sendo bastante validas nas gincanas...

João Augusto disse...

Boa noite professor, quero te parabenizar pela ajuda que você está medando.
Obrigado

Maria do Ceu disse...

Parabens, pelo oseu trabalho maravilhoso. Maria do Céu,Água Branca PI. mariadceu@hotmail.com

ANA disse...

MUITO BOA SUAS ATIVIDADES, ATÉ COPIEI ALGUMAS.
ANA
MONTANHA ES

Rafael BA disse...

Professor Nilton, gostaria de parabenizá-lo e perguntar se você teria alguma atividade recreativa para para futebol society. Agradeço desde já.
Um Grande Abraço.

Anônimo disse...

ola professor parabens pelas as suas brincadeiras recreativas vou usa uma delas no meu trabalho de recreação na facudade estou curtindo muito o seu trabalho..valeu..

Anônimo disse...

Boa tarde professor, adorei as sugestões de atividades,parabéns pelo seu trabalho.
Feliz dia do PROFESSOR!
Abraços. Gabriela.

Anônimo disse...

maravilhoso, sou estudante dee ducaçao fisica e encontrei varias aticidaes aqui para realizar no meu estagio.. parabens professor...

Anônimo disse...

MUITO BOM PARABENS PELO TRBALHO

Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas disse...

Está disponível para download a Versão Revista e Corrigida dos Almanaques de Brincadeiras e Dinâmicas, os quais contém 1000 atividades recreativas e lúdicas, dentre brincadeiras tradicionais, jogos antigos, provas de gincana, quebra-gelo, dinâmicas de grupo, etc. Baixe gratuitamente e tenha em mãos a versão mais atualizada destes monumentos da recreação e da ludicidade brasileiras!

yonara torres daniel disse...

suas aulas são criativas e perfeitas, estou iniciando nessa área, mas pouquissima experiencia.
yonara daniel

Anônimo disse...

ADOREI AS BRINCADEIRAS EDUCATIVAS,SÃO TODAS MARAVILHSAS.

Anônimo disse...

ADOREI AS BRINCADEIRAS EDUCATIVAS,SÃO TODAS MARAVILHSAS.

Anônimo disse...

Ola professor! belo trabalho que vc esta fazendo!! gostaria que vc me passace algumas atividades,pois vou dar aula em creches e vou pegar desdo bercario até os marmanjos, se vc poder me ajudar em algumas atividades ficaria grato
meu email: gregorio_lulio@hotmail.com

Anônimo disse...

parabens pelo trabalho professor, esta sendo muito ultil este site, nao só pra mim mas para todos os professores que aqui entram. se poder disponibilzar mais e mais atividades ficarei grato . obrigado!!! wiliskt@hotmail.com

ANINHA disse...

olá professor seu blog é fantástico, me ajudou muito no planejamento das minhas aulas de recreação.
PARABÉNS!
ANA PAULA
PROFESSORA DE RECREAÇÃO RS

Anônimo disse...

Parabénsssssssssssss colega. Um forte abraço.

Anônimo disse...

MUITO BOAS AS SUAS IDEIAS,SOU DO PROJETO MAIS EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS E VOU COLOCAR EM PRATICA SUAS IDEIAS .PARABENS E MUITO OBRIGADO POR COMPARTILHAR SUAS OTIMAS IDEIAS.

Ivone disse...

Olá!!! Sou professora de Educação Física há apenas dois anos, você não imagina a dificuldade que tenho p/ trabalhar com a disciplina, a questão de conteúdos, aulas práticas, etc... vendo suas atividades desenvolvidads com seus alunos deu até uma inveja boa, queria fazer tudo como você faz...
PARABÉNS!!!!!!

Anônimo disse...

Olá professor parabéns pelo blog,gostaria de saber quais atividades recreativas podem ser usadas com alunos dos anos iniciais que envolvam o entorno escolar.Aguardo resposta

Jasiara disse...

Olá professor!Gostaria de agradecer a oportunidade que você nos proporciona, com suas idéias,de mantermos a qualidade nas aulas de Educação Física escolar!Trabalho desde as primeiras fases da faculdade em escola, sei que não é fácil manter sempre o bom nível das aulas é preciso criatividade e dedicação, e iniciativas como as suas são de fundamental importância!Obrigada

professora Angelica Félix disse...

Quero parabenizá-lo pelas atividades, são muito legais. Sempre que estou sem idéia de atividades, recorro ao seu blog, gosto muito. Parbén.

fatima uller disse...

Parabenizo o seu comprometimento e tbém os conteúdos abordados.Ao visitar seu blog fico feliz em saber dá importância desta disciplina.

Anônimo disse...

Ola prof. parabéns pelo site! gostaria de saber se vc tem brincadeiras para crianças especiais como por exemplo com autismo, pois estou estagiando em um colegio com crianças assim e gostaria de usar brincadeiras para ajuda-los...

Anônimo disse...

Olá professor, parabéns pelo seu trabalho. Sou professora de uma turminha de 2º período, mas eles são crianças com dificuldade de concentração e gostaria de umas atividades p trabalhar com eles.

vanessa camilo disse...

Parabéns pelo trabalho. Gostaria que vc enviasse umas atividades p uma turma de 5 anos que tem dificuldades de concentração, enfim, são crianças problemas.

Renata Carolina disse...

Olá! Primeiramente parabéns pela humildade em postar este trabalho com o intuito não só de divulgar seu trabalho, mas ajudar o outro; atitude rara atualmente. Gostei muito, seu blog é bastante organizado, continue trabalhando com excelência!

Anônimo disse...

Parabens Professor
suas atividades são muito criativas, este trabalho é de grande importancia para as crianças se desenvolverem. agradeço pois utilizarei algumas atividades com meus alunos. Obrigada. Alexandra

Anônimo disse...

Gostaria de parabeniza-lo por esse excelente trabalho. E agradecer por nos dar a oportunidade de conhecer o seu trabalho, nos dando idéias. Bom saber que ainda existem profissionais competentes e comprometidos com a educação de nossas crianças.

Anônimo disse...

OLÁ PROFESSOR! ADOREI ESSAS ATIVIDADES , PARA MIM VAI SER MUITO ÚTIL, POIS VOU DAR INÍCIO EM UM PROJETO "SEGUNDO TEMPO" PELA SECRETÁRIA DE ESPORTE DE SUZANO. SOU ESTUDANTE DO 3º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGODIA E ESSSE É MEU PRIMEIRO TRABALHO, ESTOU MUITO ANCIOSA, PORTANTO COM ESSE AUXÍLIO ACHO QUE NÃO VAI SER TÃO COMPLICADO ASSIM. OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE.

Anônimo disse...

OLÁ PROFESSOR! ADOREI ESSAS ATIVIDADES , PARA MIM VAI SER MUITO ÚTIL, POIS VOU DAR INÍCIO EM UM PROJETO "SEGUNDO TEMPO" PELA SECRETÁRIA DE ESPORTE DE SUZANO. SOU ESTUDANTE DO 3º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGODIA E ESSSE É MEU PRIMEIRO TRABALHO, ESTOU MUITO ANCIOSA, PORTANTO COM ESSE AUXÍLIO ACHO QUE NÃO VAI SER TÃO COMPLICADO ASSIM. OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE.

Anônimo disse...

oi,professor!PARABÉNS PELO SEU TRABALHO E OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO

Anônimo disse...

Parabens professor!Eu so tenho que agradecer e elogiar seu trabalho sao pessoas como voce que valorizam a nossa profissao, mesmo sem muitos recursos provam no dia a dia que e possivel desenvolver uma aula de qualidade!
Tenho um jogo muito facil de fazer e nao precisa de nenhum material somente o corpo.
Alunos dispostos um do lado do outro A e um do lado do outro B, o grupo A escolhe um num de 1 a 10 para correr ate a marca e o grupo B vai dizendo os num de 1 a 10 e tentam pegar os do grupo A antes de chegar a linha marcada, se for pego passa a ser do grupo B e assim ate ficar um so ou ate certo tempo depois se inverte os papeis
Abraço.

Anônimo disse...

PARABÉNS PROFESSOR! JUNTO-ME AOS DEMAIS COLEGAS PARA AGRADECER SUA AJUDA, QUE MUITAS VEZES ESTAMOS SEM CRIATIVIDADES E SE ENCONTRA UM GRANDE INCENTIVADOR. OBRIGADA!|GLADIS

Anônimo disse...

Muito bom! Vai ser muito útil para mim, que vou começar a dar aulas de recreação para os alunos.

Anônimo disse...

nÓLA PROFESSOR!
Adorei seu blog Parabéns pelo ótimo trabalho que vem fazendo e ajudando muitas pessoas assim como eu !
Desde ja muito obrigada pois tenho tirado muitas ideias que transformou um ótimo trabalho e as crianças adoram todas as atividades !
Paloma Lilian Henz(magistério).

Anônimo disse...

Muito bom, parabéns.








































leonardo dos santos disse...

parabens pelo trabalho professor !!!!!

Rildaiana Baumhardt disse...

uniadorei todas as atividades...vou usar nas minhas aulas práticas!!

Ana Paula disse...

Parabéns pelo trabalho professor. Você é muito criativo e dinâmico.

adriana jansen disse...

parabéns professor são maravilhosas as brincadeiras tao me ajudando muito nas minhas aula!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns!
Tenho acompanhado seu site a um longo prazo, e devo disser que fazes um trabalho muito bom.
É difícil encontrar educadores que não tenham se corrompam pelo sistema, e buscam efetiva melhora na educação.

Daiane
Rio Grande do Sul.

Vera Lúcia Batista disse...

Parabéns professor, trabalho sério e diversificado como o seu é que me faz crer que a Educação Física não é feita só de professor-bola, bons profissionais existem e devemos reconhe-los e divulgá-los.Continue assim e dissemine seu trabalho sempre.
http://profaveraluciabatista.blogspot.com.br
Vera Lúcia

Rita de Cassía disse...


Pesquisas relacionadas a Dia das crianças

Atividades dia das crianças 1°ano

Atividades dia das crianças 2°ano

Atividades dia das crianças 3°ano

Atividades dia das crianças 4°ano

Atividades dia das crianças 5°ano


Projeto dia das crianças 1°ano

Projeto dia das crianças 2°ano

Projeto dia das crianças 3°ano

Projeto dia das crianças 4°ano

Projeto dia das crianças 5°ano


Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

b nbn mb bn

Larissa disse...

Muitoo de mais, ajudou muitooo obrigada.
-Larissa Milara-

Anônimo disse...

Luciano

Bom dia professor

Sou professor de educação há mais de 25 anos, atuando mais na área de treinamento esportivo. Neste ano, voltei a trabalhar com crianças e necessitava de atualizar-me. Que grata surpresa ao encontrar as brincadeiras que necessito em seu blog. Parabéns, pelo excelente trabalho.