LIVRARIA CULTURA

terça-feira, 13 de julho de 2010

COPA ECOLÓGICA DE FUTSAL

5ª COPA ECOLÓGICA DE FUTSAL
Enquanto na África do Sul acontecia a 19ª Copa do Mundo de Futebol, aqui na EE Prof. José Benedito Gonçalves (Zezito) na cidade de Salto/Sp acontecia a 5ª Copa Ecológica de Futsal. Os alunos puderam vivenciar e serem os protagonistas na Cerimônia de Abertura da Copa ocorrido no dia 02 de junho com direito a entrada das equipes, Hino Nacional, acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas e jogo entre professores e alunos. Entre os dias 07 de junho e 06 de julho os alunos participaram efetivamente do campeonato que contou com a participação de 59 equipes(meninos e meninas) que receberam o nome dos países participantes da Copa do Mundo.
Mas porque o nome de Copa Ecológica?

Por que essa Copa foi um grande processo de conscientização ambiental uma vez que sua participação foi atrelada a arrecadação de materiais recicláveis: latinhas de alumínio e garrafas PET.
Graças ao empenho de todos, foram arrecadados quase 6.000(seis mil unidades) em materiais recicláveis (latinhas e garrafas), e o tema ‘Meio Ambiente’ foi trabalhado em todas as classes. Outro ponto ambiental foi a confecção dos troféus feitos com recicláveis pela Professora de Arte Débora B. Fiúza. Ela usou garrafinhas plásticas, papel e isopor e tinta.
Portanto esse evento na escola foi mais que um torneio de futsal, se constituiu num inquestionável valor educacional, desenvolvendo o senso crítico, a auto-estima e a disciplina contribuindo assim para a construção da cidadania, da paz e da não violência.
No dia 07 de julho aconteceu o cerimonial de encerramento da copa e entrega da premiação aos participantes com direito a apresentação da dança da copa pelos alunos.
OBJETIVOS CONQUISTADOS NA COPA ZEZITO
Integração dos participantes ampliando as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis, criando na escola uma cultura de paz, cidadania, solidariedade e trabalhando nos alunos as regras, disciplina, coletividade, respeito e liderança, que são levados para a convivência familiar e a sociedade, melhorando as relações e o ambiente em que vive.
DADOS DA COPA ZEZITO DE FUTSAL
Foram realizados durante 30 dias de competição 115 jogos com 413 gols marcados (média de 3,5 gols por partida). Participaram da copa cerca de 430 alunos divididos em 59 equipes dos períodos da manhã e tarde.
PREMIAÇÃO:
Foram distribuídas cerca de 200 medalhas para os 1º e 2º colocados, 20 medalhas para os atletas revelações, 10 medalhas para os principais artilheiros do campeonato e 16 troféus para os vencedores. Vale lembrar que todos os alunos que participaram da 5ª Copa Ecológica de futsal, estão de parabéns, pois participaram com espírito esportivo durante todos os jogos.

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Esporte. Esporte como recreação, tudo isso é salutar. Gostei do seu blog professor. parabens. Parabens mesmo.Estou aqui lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles Estarei grato, esperando vc, lá.
Abraços.
www.josemariacostaescreveu.blogspot.com