LIVRARIA CULTURA

sábado, 13 de outubro de 2012

TWISTER: UM JOGO EDUCATIVO.

        TWISTER: Quem nunca jogou ou viu alguém jogar o twister? Aquele jogo com círculos coloridos que a gente se contorce inteiro para brincar? Essa brincadeira no qual é disputada mão a mão e pé a pé para ver quem se mantém em pé ao final.
Alunos participando do twister. 
      Com essa atividade é possível desenvolver nos alunos o equilíbrio, força, lateralidade, coordenação motora, a noção de direita/esquerda, as cores primárias, estratégia usada durante a movimentação e a leitura, pois um dos alunos gira e faz a leitura do local onde o ponteiro da roleta parou.
      Na escola fiz 4 jogos (Tabuleiros e roletas) de twister e dividi a turma em 4 equipes, sendo que em cada equipe é escolhido 1 aluno para girar a roleta, 1 que será o ‘juiz’ e os outros 4 alunos participam do jogo propriamente dito.
Alunos no tabuleiro com as
cores misturadas
      
      A regra é simples: Por exemplo: O aluno roda a roleta e se o ponteiro parar "na cor azul/pé direito" o primeiro aluno tem que colocar o pé direito no círculo azul, o 2º aluno deve agir da mesma forma de acordo com o resultado da roleta, e assim por diante até que o aluno caia, coloque os joelhos no chão, erre a cor, desista ou não consiga realizar o movimento proposto. Ao final de cada rodada invertem se as posições para que todos participem. Deu até para fazer uma espécie de torneio de twister para todos os alunos do 1º ao 5º ano.
Aluna girando a roleta do twister
      MATERIAIS: Usei uma espécie de madeirite medindo 1.50 x 1.50( daqueles que se usa em supermercados para sobrepor um produto sobre o outro). Fiz 4 linhas com 5  círculos coloridos sobre o mesmo, com uma cor diferente em cada linha: vermelho, azul, amarelo e verde. 
      DICA: pode-se fazer com as cores misturadas conforme foto 2 ou ainda usar TNT no lugar do madeirite. Peça ajuda aos professores de ARTE ou para os alunos que tenham alguma habilidade com pintura.
Equipes divididas no twister
     Para fazer o relógio(roleta) usei um pedaço de madeira circular com um ponteiro de madeira parafusada ao centro (conforme foto 3) e pintei no círculo as cores e as partes do corpo, ou seja pé direito, pé esquerdo, mão direita e mão esquerda (pode se fazer também um dado para substituir o relógio). Outra dica é juntar dois jogos(tabuleiros) e colocar mais alunos para participar ao mesmo tempo.
      Para saber mais é só entrar na internet e procurar saber corretamente as regras. Vale a pena! 
Dois tabuleiros juntos para mais 
alunos participarem do jogo

2 comentários:

Day disse...

Adorei a ideia... Já tinha pensado em fazer mas não tinha pensado no tnt (na falta da madeira). Muito bom, professor.
Por sinal, parabéns pelo seu dia!!!

Anônimo disse...

Não conhecia exatamente as regras da brincadeira, mas já tinha visto e em vez de usar madeira ou tnt para fazer o tapete do twister, usei um pedaço grande de papelão (fica a dica). Deu certo e ficou mto bom, a família inteira se divertiu mto.