domingo, 18 de abril de 2010

ATIVIDADES PARA DIAS DE CHUVA

26 ATIVIDADES PARA DIAS DE CHUVA

Olá a todos. Estou de volta após um longo período sem postagens. Nesse período recebi vários e-mails pedindo atividades para dias de chuva ou para pequenos espaços, então separei algumas atividades que são próprias para espaços pequenos, sendo muito úteis naqueles dias de chuva. É nesta hora que o pátio e a sala de aula podem ser uma alternativa para tornar esses dias tristes, em ricos espaços de convivências e de fazer acontecer atividades de encontro, de alegria e de prazer.
Lembrem-se sempre de adequar as atividades á faixa etária com quem vão trabalhar e fazer no final uma reflexão do aprendizado. Essas atividades podem ser perfeitamente adaptadas em outros espaços.
OBS: Todas essas atividades foram realizadas na EE Prof. José Benedito Gonçalves-Zezito (ciclo l ) na cidade de Salto/SP com sucesso.


26 Atividades para pequenos
espaços ou dias de chuvas

1- QUANDO EU FOR A PARIS...
Sentados, os alunos formarão um círculo ou uma fileira, o primeiro aluno irá dizer: "QUANDO EU FOR A PARIS VOU LEVAR..." por exemplo ele diz: uma maleta. O segundo aluno irá dizer: "QUANDO EU FOR A PARIS VOU LEVAR: UMA MALETA E UM CHAPÉU". Ou seja, vai dizer o que foi dito antes e mais um novo objeto, e assim sucessivamente, até que um dos alunos se equivoque e esqueça um dos objetos, aí o jogo se reiniciará. O jogo será encerrado quando todos os alunos falarem o objeto que irão levar na sua viagem.

2- TU FALAS E EU RETRUCO
Formação em círculo, onde cada participante será numerado. O professor inicia uma visita a um parque ecológico. Eu fui ao parque e, logo na entrada, avistei UMA arara. O aluno com o número UM retruca, uma arara não, SEIS macacos. O aluno correspondente ao número seis retruca, seis macacos não, QUINZE tartarugas... E assim por diante. Quando alguém errar, todos trocam de lugar e o "errante" inicia uma nova rodada, porém, visitando outro lugar.
Material: Nenhum.

3- APONTE O QUE OUVIU
Material: quadro-negro ou papel pardo, giz ou pincel atômico
Formação: Os participantes deverão sentar-se em círculo.
Desenvolvimento: Obedecendo uma determinação do professor, um deles aponta para uma parte de seu corpo, afirmando entretanto, ser outra. Por exemplo: Aponta para o nariz e afirma: "Este é meu umbigo" . O seguinte, imediatamente, deve colocar a mão sobre a parte de seu corpo que ouviu e não na que viu; no caso, colocar a mão no umbigo e afirmar, por exemplo, "Este é meu cabelo". Caberá ao seguinte colocar as mãos sobre seus cabelos e fazer uma afirmação, indicando outra parte do corpo, e assim sucessivamente. O professor, para estimular o acerto de todo o grupo, poderá estabelecer que a vitória será sua quando alguém errar e que o grupo será vencedor se todos acertarem. A tendência natural do participante, premido pela urgência de sua resposta, é apontar o que viu e não o que ouviu, atrapalhando-se na hora de apresentar sua indicação. O participante que errar, deve dirigir-se ao quadro-negro e desenhar uma parte do corpo humano. O seguinte a cometer erro deverá continuar o desenho, acrescentando mais uma parte (como o jogo da forca).
Observações: O jogo tem como objetivos:
• desenvolver na criança a atenção para "o ouvir"
• conhecer as partes do corpo, nomeando-as
• levar a criança a reconhecer no outro, as partes do corpo, identificando-as no seu próprio corpo.

4- AUTÓGRAFOS
Material: lápis e papel - Formação: participantes livremente dispostos.
Desenvolvimento: de posse de lápis e papel, cada participante deve, no tempo estabelecido pelo coordenador, obter o maior n.º de autógrafos dos presentes.
Finalização: obterá triunfo o participante que conseguir no tempo estabelecido o maior número de autógrafos.
Comentários (objetivos): refletir sobre as interações estabelecidas na busca dos autógrafos, onde a ênfase em obter (receber) assinaturas freqüentemente suplanta o gesto de formar autógrafos (dar).

5- À MINHA DIREITA
Formação: alunos sentados em círculo, uma cadeira vazia.
Desenvolvimento: o aluno que tem à sua direita a cadeira vazia diz: "à minha direita tem uma cadeira vazia, e nela fulana (dizendo o nome de um colega) vai se sentar". Fulana, a colega designada, levanta-se do seu lugar e senta-se na cadeira indicada, deixando, assim, uma cadeira vazia à direita de outro colega. Este colega, por sua vez, repete: "à minha direita tem uma cadeira vazia, e nela beltrano (dizendo o nome de outro colega) vai se sentar". Assim a atividade prossegue, podendo haver repetição dos nomes, até que decline o interesse do grupo.
Comentários: além de exercitar o conhecimento de direita-esquerda em si, no outro e em relação aos objetos, desenvolvendo a lateralização, este jogo introduz alterações na disposição espacial dos componentes de um grupo, favorecendo novas relações, e otimiza a memorização dos nomes.

6- CAÇA FANTASMAS
Material: um lençol.
Formação: em círculo, todos sentados.
Desenvolvimento: um dos jogadores é escolhido aleatoriamente para sair da sala por alguns instantes. O resto do grupo permanece sentado. Um dos jogadores da roda é coberto com o lençol (é importante que não apareça nenhuma parte do corpo e que o jogador permaneça em silêncio). Logo o jogador que está do lado de fora da sala volta e deverá adivinhar qual colega foi coberto. Em outro momento dois participantes podem trocar de lugar ou até mesmo o grupo todo, dificultando para quem está adivinhando.
Comentários (objetivos): percepção visual, memória, organização espacial e atenção.

7- JOGO DA VELHA CORPORAL
MATERIAL: Corda ou giz
DESCRIÇÃO: Dispor as cordas no chão no formato do jogo da velha tradicional. Dividir a classe em vários grupos de seis alunos, e estes em trios que deverão escolher um aluno do seu grupo, alternadamente, e solicitar que fiquem no local escolhido. O trio que conseguir fazer a reta deverá descriminar (horizontal, vertical ou diagonal) que foi atingida, marcando assim um ponto para a sua equipe.

8- NÓ MALUCO
DESCRIÇÃO: Faz-se a roda e todos estendem os braços para frente e ao sinal do monitor, a roda se fecha e cada pessoa deve segurar duas outras mãos (seja de quem for). Cada mão segura (uma) outra, ou seja, uma mão não pode estar segurando outras duas por exemplo. O objetivo é desatar o nó que se forma, sem soltar em momento algum as mãos.

9- ESCUDO, LEÃO E ESPINGARDA
Divisão por três equipes, formando um triângulo de modo que cada equipe fique de frente para as outras. A cada rodada as equipes escolherão um símbolo, que são "escudo", "leão" e "espingarda". O monitor dará um tempo para que a equipe escolha em símbolo e ao seu sinal as equipes, que estavam de costas uma para as outras escolhendo em segredo seu símbolo, irão se vir num pulo fazendo a representação de cada símbolo mostrada pelo monitor no momento da explicação.
Obs. Lembrando que o "leão" ganha do "escudo" que ganha da "espingarda" que mata o "leão" e assim por diante.

10- BUZZ/FIZZ
Objetivo: Contar até 100 ou mais substituindo os múltiplos de sete por Buzz e/ou os múltiplos de cinco por Fizz.
Descrição:
Para o Buzz marca-se o número 7 (sete). Os jogadores contam em voz alta, sendo proibido dizer qualquer número que tenha um sete (como dezessete) ou seja um múltiplo de sete (como vinte e um).
O primeiro jogador começa dizendo "um". O segundo diz "dois". O terceiro (ou o primeiro novamente se estiverem só dois jogando) continua a contagem: "três". E assim vai até seis, quando, em vez do seguinte dizer "sete", ele dirá "Buzz". E cada vez que um número depois desse "oito" contiver um sete, o jogador deve dizer "Buzz" no lugar do número. Assim como o número chamado depois de seis é "Buzz", depois de "treze" é "Buzz" também (14 é múltiplo de 7), e os jogadores deverão dizer "Buzz" no lugar de 21,27,28,35,37,42,47,49 e assim por diante. Um bom jeito de jogar essa versão não competitiva do Buzz é "Vamos ver se conseguimos chegar ao número 100 sem ninguém errar". Em vez de competir, os jogadores estarão unidos em torno de um mesmo propósito... E permanecerão unidos nas risadas quando alguém errar e disser "sete" ou "vinte e um" e assim por diante. É inevitável que alguém erre. E é considerado um erro quando alguém diz "Buzz" para o número errado - um número que não contenha sete ou não seja múltiplo de sete.
O jogo do "Fizz" é muito similar. De fato a única diferença é que em vez de dizer "Buzz" para o número que tenha sete ou que seja múltiplo dele, os jogadores dirão "Fizz" para o número que tenha cinco ou seja múltiplo de cinco.
Ex: Um, dois, três, quatro, "Fizz", seis, sete, oito, nove, "Fizz", e assim por diante. Os jogadores dirão "Fizz" no lugar do 5, 10,15,20,25,30,35,40,45, e todos os números da casa do 50, assim como 60, 65, 70, 75, 80, 85, 90, 95 e 100. Como todos os números que contém cinco, exceto a seqüência de 51 a 59, são todos número que contém cinco, "Fizz" é um pouquinho mais fácil de jogar sem errar do que "Buzz". Edição 1 II de Agosto/Setembro de 2002 da Revista Jogos Cooperativos, pág. 19

11- DRAGÃO E RABO
Forma-se uma roda (circulo) com 2 alunos (dragão) no centro, um atrás do outro, segurando nos ombros ou na cintura do colega durante toda brincadeira. O primeiro é a "cabeça" do dragão, o segundo é o "rabo". O objetivo dos integrantes da roda é atingir apenas o último do centro (rabo), e o dragão terá que se defender. Assim, o primeiro poderá tocar na bola com a cabeça para defender o rabo, enquanto o "rabo" tentará apenas desviar da bola. Portanto, o aluno que forma o dragão “cabeça” terá que se deslocar de forma a evitar que o rabo fique de costas ou próximo a quem estiver com a bola; a cabeça é quem comanda o deslocamento, provavelmente os alunos perceberão isso. Os alunos da roda passarão a bola uns para os outros, com a intenção de atingir o rabo. Quem queimar o rabo vira cabeça, quem era cabeça vira rabo e quem era o rabo vai para a roda (circulo).
Habilidades e capacidades: arremesso, desvios, agilidade, atenção, tempo de reação, raciocínio, cooperação.

12- JOGO DA MEMÓRIA
Passar uma folha para cada dupla, sendo que variar o máximo de cores para cada dupla, ex. FOLHAS VERDES, AZUIS, BRANCAS, ROSAS E AMARELAS. Deverão dobrar no meio certinho e um da dupla fazer um desenho bem bonito na metade de uma folha. O outro amigo da dupla poderá ficar olhando. Quando o primeiro acabar, o amigo tentará ser o espelho do desenho e terá que fazer o mesmo na outra metade da folha. Agora, depois dos desenhos prontos, as duplas deverão se juntar pela cor das folhas. Todos irão ver os desenhos e depois disso escolham um nome para o grupo. Após isso, rasgar a folha ao meio e virar os desenhos ao contrário, e brincar de jogo da memória, já que possuem desenhos iguais, desenhados pelas duplas através da cópia. Obs. Sempre que possível realizar essa atividade com músicas de fundo.
Agora juntar dois grupos maiores e realizar a mesma atividade, mas a dificuldade será maior.

13- O FEITIÇO VIRA CONTRA O FEITICEIRO
O professor não poderá falar, a princípio, o nome da atividade; deverá pedir que os alunos escolham um colega e solicitará, através de um bilhete, que ele faça uma atividade. Em um papel o aluno escreverá:
De: seu nome.
Para: nome do colega escolhido.
Gostaria que: o colega escolhido imitasse um cantor famoso.
Após recolher todos os bilhetes, revelará o nome da atividade. Então, quem irá fazer a atividade não é o aluno escolhido e sim, quem a solicitou.

14- JOGO DAS SÍLABAS
Alunos sentados em círculos, divididos em dois grupos. Um aluno se retira e, ao voltar, todos os colegas falarão ao mesmo tempo uma palavra DISSÍLABA. Ele terá que adivinhar qual é a palavra. O professor pede para que o grupo escolha uma palavra dissílaba (exemplo: bala). Como o círculo estará dividido em duas partes, uma das partes vai falar a primeira sílaba ba e a outra, a segunda sílaba Ia, ao mesmo tempo, ao sinal do professor.

15- VOLEIBOL DE PALAVRAS
O professor dividirá o quadro-negro, em duas partes iguais. A turma estará dividida em duas equipes. Cada equipe escolhe seis palavras trissílabas, que representarão seus jogadores, como no exemplo abaixo:
Após, "nomear" os jogadores, a equipe decidirá por quem iniciará a atividade. Um aluno vem ao quadro, pega uma sílaba de uma das palavras (Exemplo: Ia de cebola), e, logo após, pega uma sílaba da equipe número 1 (do de pescado) e forma uma palavra dissílaba (lado). Depois é a vez da equipe número 1, onde o aluno pega primeiro uma sílaba de suas palavras (bo de boneca), e depois uma sílaba de uma das palavras da outra equipe (Io de tijolo), formando a palavra bolo. Será vencedora a equipe que escrever o maior número de palavras dissílabas.
OBSERVAÇÃO: Uma regra importante é que a equipe tem que primeiro pegar uma sílaba de uma de suas palavras e depois uma sílaba de uma das palavras da outra equipe.
A sílaba escolhida não pode ser repetida em outra palavra.

16- DESENHAR A PALAVRA
A turma dividida em dois grupos (A e B). Os grupos escolherão uma palavra qualquer. Após decidirem por par ou ímpar, os alunos do grupo B falarão a sua palavra para um aluno do grupo A, que irá ao quadro desenhá-la; seus colegas terão que descobrir qual é a palavra escolhida pelo grupo B. Depois é a vez do aluno do B desenhar a palavra do grupo A. O professor deve cronometrar o tempo.

17- MIMICA DA PALAVRA
A mesma atividade anterior, sendo que se desenvolverá a partir da expressão corporal, ou seja, através da mímica, podendo-se apontar para objetos expostos na sala. Em hipótese alguma poderá ser feito uso da palavra falada.

18- OUTRAS PALAVRAS
A turma poderá ser dividida em vários grupos.
O professor coloca no quadro-negro uma palavra, contendo diversas letras, preferencialmente não repetidas.
Os grupos terão o tempo de três minutos para anotar em uma folha o maior número possível de palavras, com quatros letras no mínimo, usando como referência a palavra escrita anteriormente no quadro-negro.
O grupo vencedor será o que anotar o maior número de palavras.

19- NÚMEROS LIVRES
O professor coloca no quadro-negro números de 1 a 30. Cada aluno escolherá um número e o escreverá em um papel. O professor dirá um número, por exemplo, 21. Se algum aluno escolheu este número, deverá mostrar ao professor e terá o direito de falar o próximo número, digamos que ele fale 14. O aluno (ou alunos) que escolheu (escolheram) tal número, estará ou (estarão) livre (s). O último aluno será o perdedor.

20- CARRINHO MALUCO
A mesma formação anterior, sendo que o aluno que está à frente será o carrinho, o que está atrás, o motorista. Este "carro" se locomoverá da seguinte forma: quando o motorista colocar o seu dedo indicador na parte superior "das costas", do carro este irá andar para frente, e, ao retirar o dedo, o carro ficará parado. Para dobrar à direita ou à esquerda, basta colocar a mão no ombro direito ou esquerdo do carro. Para a ré, colocam-se as duas mãos, uma em cada " ombro" do carrinho. Depois, trocam-se as posições.
OBSERVAÇÃO: para estimular a criatividade, podemos pedir para que os alunos criem os seus próprios códigos, não podendo repetir a proposta oferecida pelo professor. Boa viagem!

21- O ESPELHO
Um aluno (imagem) irá fazer vários movimentos diferentes, dinâmicos ou não, e outro (espelho) terá que imitá-lo. Depois, trocam-se as posições, e quem era imagem passa a ser espelho.
OBSERVAÇÃO: Incentive os alunos, peça-lhes que façam movimentos bem criativos.

22- O FOTÓGRAFO E O MODELO
Um aluno será o fotógrafo, que deverá fotografar, de forma bem dinâmica, o modelo em várias situações (praticando esportes, na praia, na passarela, a escolha do próprio modelo e etc.). Diga aos alunos que tanto fotógrafo quanto modelo são muito criativos e de nível internacional.
OBSERVAÇÃO: Após umas 20 fotos, trocam-se as funções, ou seja, quem era fotógrafo passa a ser modelo.

23- MEUS NOVOS VIZINHOS
Um grande círculo; ao sinal do professor, os alunos deverão cumprimentar seus vizinhos da esquerda e da direita, com um abraço. Ao outro sinal, deverão formar um novo círculo, sendo que o aluno que estava ao lado dos outros dois deverá procurar novos companheiros, não podendo ficar ao lado dos colegas anteriores. Segue a atividade até que todos tenham ficado ao lado de todos.

24- EU ESTOU ASSIM
Dois círculos, um interno, outro externo. Os alunos do círculo interno ficarão com os olhos fechados, os do círculo externo irão "modelar" o corpo dos colegas, fazendo lindas poses. Depois, irão procurar um espaço e farão com o seu corpo a mesma pose que fizeram com o corpo do seu companheiro; estes, ao sinal do professor, abrirão os olhos e irão descobrir quem os "modelou". A seguir, trocam-se os círculos.

25- CORRIDAS DOS NÚMEROS
Um grande círculo, onde os alunos são numerados de 1 a 5. Teremos, assim, vários quintetos. O professor diz um número, por exemplo, 3, (três) e todos os números três deverão correr por fora do círculo até chegar ao seu local de origem. Após todos os números correrem deverão descansar. O professor falará outros números até que todos corram. Após, fará uma final com os vencedores de cada número.

26- GIRAFANTE
Todos os participantes devem ficar em círculo e um dos participantes no centro.
O participantes que estará no centro do círculo deverá apontar um dos participantes do círculo e falar o nome de um dos dois bichos: GIRAFA ou ELEFANTE, automaticamente o aluno apontado devera imitar o bicho com a ajuda de seu colega da esquerda e da direita.
Para imitar a GIRAFA, o participante apontado deverá erguer os braços como se fosse o pescoço da girafa, os participantes da esquerda e da direita deverão abrir os braços ao longo do corpo do participante do meio (aquele que está com os braços erguidos).
Para imitar o ELEFANTE, o participante apontado deverá colocar suas mãos abertas uma na frente da outra na frente do seu nariz como se fosse a tromba do elefante, os participantes da esquerda e da direita deverão fazer o mesmo gesto com as mãos, mas na orelha do participante do meio, como se fosse as orelhas do elefante.
Quem errar dos três que deveriam imitar a Girafa ou o Elefante, deverá ir para o meio do círculo.

80 comentários:

  1. mto bacana as atividades, tentarei com certeza aplica-las aos meus alunos ... obrigado

    ResponderExcluir
  2. Adorei as atividades, principalmente a do autógrafo... estava procurando dinâmicas para o 1° dia de aula e essa eu achei ótima!
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as atividades! Realmente são ótimas para os dias de chuva. Agradeço as novas ideias!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as atividades, vou realizar várias com meus alunos, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Muito boas as atividades!!!! Sou de um grupo de escoteiros e vou usar muitas as das atividades aki sugeridas!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá professor, gostei muito de totas as atividades postadas, sou professora de ed. fis. também e nas escolas a onde trabalho as quadras não são cobertas e quando chove não tem aulas, e essas atividades sugeridas são o máximo. obrigado pela ajuda.Meu nome é Leida, sou de Alenquer no pará

    ResponderExcluir
  7. Olá professor!!
    O seu blog é muito bacana,parabéns.
    Fiz um blog há poucos dias!!
    Espero receber sua visita por lá também,abraço..Fulvia

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela exploraçao de atividades, amo ver e depois por em pratica, é um referencial otimo para se trabalhar. Nao tem quem nao cai nessa brincadeiras!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns,encontrei o seu blog agora e ele está me ajudando muito em minhas aulas. Obridada pela inspiração.


    Ranieli

    ResponderExcluir
  10. OLÁ GOSTEI MUITO DO SEU BLOG E AS ATIVIDADES SÃO MUITO DINÂMICAS E ÓTIMAS PARA O DIA DE CHUVA MAIS O SEU PLANO DE AULA FICOU FALTANDO TIPO

    Objetivo
    Conteúdo
    Serie
    Tempo estimado

    OBRIGADO ESTOU TE SEGUINDO

    ResponderExcluir
  11. Olá meu nome é Andréia, Sou professora de CMEI, mas estou cursando PEDAGOGIA e estou a procura de atividades para meu estágio no ensino fundamental e AMEI A SUAS ATIVIDADES, são diferentes ,dinâmicas, e justo hoje 25/10/2012 conversando com minha filha ela falou que nao teve aula de educaçao fisica, porque estava chovendo... Aí me veio um LUZ Vou procurar atividades para dia de chuva E OLHA O QUE ENCONTREIESTE SITE QUE É MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Realmente as atividades são muito boas e nos dias chuvosos as crianças gostam mais de atividades assim. Parabéns Nilton e obrigado por postar atividades assim.

    ResponderExcluir
  13. Adorei as atividades! Muito obrigada! Ótimo blog! Parabéns

    ResponderExcluir
  14. SERIA LEGAL SE TIVESSE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA AS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  15. Não sei se esse blog está ativo. Mas sou chefe de Grupo Escoteiro e achei as atividades muito boas, com certeza passarei algumas para minhas crianças de 7 a 11 anos. Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  16. Eu sou Olga Regina, pedagoga, e pesquisando brincadeiras para a minha oficina "Maleta de brincadeiras" encontrei seu blog que me será muito útil. Tenho como objetivo ajudar na bagagem de brincadeiras de professores do 1º Ciclo. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  17. PARABÉNS PROFESSOR NILTON!GOSTEI MUITO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. PRINCIPALMENTE EM ESCOLAS SEM ESPAÇO COBERTO.HEITOR ( PATY DO ALFERES RJ )

    ResponderExcluir
  18. Great post! I am actually getting ready to across this information, It’s very helpful for this blog.Also great with all of the valuable information you have Keep up the good work you are doing well.
    Devops Training in pune

    Devops training in tambaram
    Devops training in velachery
    Devops training in annanagar
    DevOps online Training

    Devops Training in Chennai

    ResponderExcluir
  19. I'm here representing the visitors and readers of your own website say many thanks for many remarkable
    python training in Bangalore
    python training in pune
    python online training
    python training in chennai

    ResponderExcluir
  20. That was a great message in my carrier, and It's wonderful commands like mind relaxes with understand words of knowledge by information's.

    Blueprism online training

    Blue Prism Training in Pune

    ResponderExcluir
  21. After reading your post I understood that last week was with full of surprises and happiness for you. Congratz! Even though the website is work related, you can update small events in your life and share your happiness with us too.
    Data Science course in kalyan nagar | Data Science course in OMR
    Data Science course in chennai | Data science course in velachery
    Data science online course | Data science course in jaya nagar

    ResponderExcluir
  22. I am sure this post has helped me save many hours of browsing other related posts just to find what I was looking for. Many thanks!

    java training in chennai | java training in bangalore

    java online training | java training in pune

    ResponderExcluir
  23. Thanks for sharing such helpful an informative article. I hope you will keep sharing such an informative articles more and more

    ResponderExcluir
  24. Thank you for taking the time to provide us with your valuable information. We strive to provide our candidates with excellent care and we take your comments to heart.As always, we appreciate your confidence and trust in us

    Microsoft Azure online training
    Selenium online training
    Java online training
    Java Script online training
    Share Point online training


    ResponderExcluir
  25. Attend The Python training in bangalore From ExcelR. Practical Python training in bangalore Sessions With Assured Placement Support From Experienced Faculty. ExcelR Offers The Python training in bangalore.
    python training in bangalore

    ResponderExcluir
  26. Excelente referência para futuros educadores. Merece ser divulgada!
    Francisco Machado Neto - CMPA

    ResponderExcluir
  27. Attend The Machine Learning courses in Bangalore From ExcelR. Practical Machine Learning courses in Bangalore Sessions With Assured Placement Support From Experienced Faculty. ExcelR Offers The Machine Learning courses in Bangalore.
    ExcelR Machine Learning courses in Bangalore

    ResponderExcluir
  28. Attend a free demo on blockcahin technical experts with the step by step process of blockchain from scratch through blockchain developer course

    ResponderExcluir
  29. Hey Nice Blog!! Thanks For Sharing!!! Wonderful blog & good post. It is really very helpful to me, waiting for a more new post. Keep Blogging ! Here is the best
    angularjs online training with free Bundle videos .

    contact No :- 9885022027.
    SVR Technologies



    ResponderExcluir
  30. An outstanding share! I have just forwarded this onto a colleague who had been doing a little research on this. And he actually bought me dinner because I found it for him... lol. So let me reword this.... Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending time to talk about this matter here on your blog.

    ResponderExcluir
  31. Took me time to read all the comments, but I really enjoyed the article. It proved to be Very helpful to me and I am sure to all the commenters here! It’s always nice when you can not only be informed, but also entertained!


    business analytics training

    ResponderExcluir
  32. our post is wonderful and is speckled with full of authentic information. Thank you for sharing such an ideal post. Keep sharing more and frequently my mate I love to go through your posts as they are genuine and your crispy writing style is awesome.

    BEST ANGULAR JS TRAINING IN CHENNAI WITH PLACEMENT

    https://www.acte.in/angular-js-training-in-chennai
    https://www.acte.in/angular-js-training-in-annanagar
    https://www.acte.in/angular-js-training-in-omr
    https://www.acte.in/angular-js-training-in-porur
    https://www.acte.in/angular-js-training-in-tambaram
    https://www.acte.in/angular-js-training-in-velachery


    ResponderExcluir
  33. Such an excellent and interesting blog, do post like this more with more information, this was very useful. Salesforce Training Canada   

    ResponderExcluir
  34. Great post! I am actually getting ready to across this information, It’s very helpful for this blog. Also great with all of the valuable information you have Keep up the good work you are doing well.
    CRS Info Solutions Salesforce training for beginners         

    ResponderExcluir
  35. Such a very useful article. Very interesting to read this article.I would like to thank you for the efforts you had made for writing this awesome article. data science institute in ecil

    ResponderExcluir
  36. The blog or and best that is extremely useful to keep I can share the ideas
    of the future as this is really what I was looking for, I am very comfortable and pleased to come here. Thank you very much.
    java training in chennai

    java training in tambaram

    aws training in chennai

    aws training in tambaram

    python training in chennai

    python training in tambaram

    selenium training in chennai

    selenium training in tambaram

    ResponderExcluir
  37. wonderful article. Very interesting to read this article.I would like to thank you for the efforts you had made for writing this awesome article.
    This article resolved my all queries.good luck.
    Web design Training in Chennai

    Web design Training in Velachery

    Web design Training in Tambaram

    Web design Training in Porur

    Web design Training in Omr

    Web design Training in Annanagar

    ResponderExcluir
  38. Great post! I am actually getting ready to across this information, It's very helpful for this blog.Also great with all of the valuable information you have Keep up the good work you are doing well.
    Digital Marketing Training in Chennai

    Digital Marketing Course in Chennai

    ResponderExcluir
  39. Infycle Technologies, the best software training institute in Chennai offers Big Data Hadoop training in Chennai for tech professionals and freshers. In addition to Big Data, Infycle also offers other professional courses such as Python, Oracle, Java, Power BI, Digital Marketing, Data Science, etc., which will be trained with 100% practical classes. After the completion of training, the trainees will be sent for placement interviews in the top MNC's. Call 7502633633 to get more info and a free demo.No.1 Big Data Hadoop Training in Chennai | Infycle Technologies

    ResponderExcluir
  40. BLINK HTML GOOGLE TRICK3 de setembro de 2021 às 22:36


    Useful content. Thanks for Sharing. It shows your indepth knowledge on the subject. Pls keep updating.
    BLINK HTML GOOGLE TRICK

    ResponderExcluir
  41. I really appreciate the effort you made to share the knowledge. The topic here I found was really effective… Best Hacking Websites in Hindi

    ResponderExcluir
  42. Social Beat is a digital growth partner for hyperscaling startups & top brands - Google Premier Partner, Preferred Facebook Marketing Partner. By digital marketing company in IndiaThe Best digital marketing agency in India which not only offers SEO, PPC, SMM, Branding but also provides 360° online marketing.

    Free Job Alert site is for Government,Sarkari Naukri,Banks,Railways,Police Recruitment, Results of IBPS,UPSC,SSC,RRB, Fresher IT Jobs and Walkins.

    How can I contact a match? What can I do with a free membership? How do I cancel my Premium subscription? Getting started - Read more: Elite Singles Contact Information:

    Qualified interior designers Gorakhpur has, will always ensure that the quality of work delivered is as per the expectations of their clients. Visit Now: Interior Designer in Gorakhpur, UP

    ResponderExcluir
  43. Maurices Credit Card has made a protected online gateway utilizing which the clients can sign in, take care of bills and actuate a card. The MasterCard is given by the Comenity Bank. It is a rebate rewards card that motivations you with a wide reach if markdown offers. Acquire a markdown of 15% on the initial buy through the card.

    Financeatyourtip is a financial blog website where you can read the latest news and updates related to finance. Get to know more about cryptocurrency, stocks, shares, share market, traders, loans, etc.

    ResponderExcluir
  44. Veganism is a lifestyle that takes you on a culinary adventure while keeping your health and environment in check. The mindful act of ceasing the usage of animal products, dairy, meat, protein high vegan foods and poultry in the diet is gaining more importance over time due to the swift move towards healthy living! Despite the fact that the number of vegans is rising tremendously, there’s still a common concern for both new and experienced free vegan recipes

    ResponderExcluir
  45. Infycle Technologies, the best software training institute in Chennai offers excellent Big Data Hadoop training in Chennai for students, freshers, and tech professionals. Infycle also offers other professional courses such as Java, DevOps, Artificial Intelligence, Cyber Security, Python, Oracle, Java, Power BI, Selenium Testing, Digital Marketing, Data Science, etc., which will be trained with 100% practical classes. After the completion of training, the trainees will be sent for placement interviews in the top MNC's. Call 7504633633 to get more info and a free demo.Get Big Data Hadoop Training in Chennai | Infycle Technologies

    ResponderExcluir
  46. We host a troop of expert coders and website developers that work for your benefit rather than their sole success.
    Web development Company in India
    App development Company in India

    ResponderExcluir
  47. Very Informative blog thank you for sharing. Keep sharing.

    Best software training institute in Chennai. Make your career development the best by learning software courses.

    best rpa training in chennai
    best msbi training institute in chennai
    best devops training in chennai

    ResponderExcluir
  48. Hi, I am John Smith I am Web Developer, It is an amazing blog thanks for the sharing the blog. Frantic infotech provide the ios ui ux app software such as an information about software development for costumer service. Franti infotech also provide the ui/ux android app development. The development of advanced web applications is Orient Software’s specialty and we will successfully fulfill all your web application development requirements, from small-sized to wider-ranged projects.

    ResponderExcluir
  49. Your very own commitment to getting the message throughout came
    to be rather powerful and have consistently enabled employees just
    like me to arrive at their desired goals.
    oracle developer training in chennai
    ASP.NET Training Institute in Chennai

    ResponderExcluir
  50. Nice information, informative and knowledgeable content. Keep sharing more blogs with us.
    AI Patasala Data Science Course in Hyderabad

    ResponderExcluir
  51. Thanks for posting the best information and the blog is very helpful. Hyderabad Sweets Shop

    ResponderExcluir
  52. This post is so interactive and informative.keep update more information...
    DevOps course in Tambaram
    DevOps Training in Chennai

    ResponderExcluir
  53. Thanks for Sharing Information..
    We, Renovate My Homez offer the best interior designers in Delhi which have deep analyzing skills in designing sector. It’s a Delhi based firm serving in all over Delhi NCR.

    ResponderExcluir
  54. Renovate My Homez offered house interior designing service, luxury interior designers in delhi ncr is carried out for the interior decoration of homes.

    ResponderExcluir
  55. Promote Abhi एक डिजिटल मार्केटिंग कंपनी है जो की Delhi NCR में है हम कस्टमर को अफोर्डेबल प्राइस पर वेबसाइट डिजाइनिंग, ग्राफ़िक डिजाइनिंग, मोबाइल एप्लीकेशन, वेबसाइट डेवलपमेंट ,गूगल एड्स, फेसबुक एड्स आदि जैसी सर्विस देते है अधिक जानकारी के लिए हमारी वेबसाइट पर जाए :- Responsive Website Designing Company in Delhi

    ResponderExcluir
  56. आपका स्वागत है हमारी कंपनी Promote Abhi में | हम Delhi की एक मात्र ऐसी कंपनी है जोकी आपको Affordable Price पर डिजिटल मार्केटिंग सर्विस, सर्च इंजन ऑप्टिमाइजेशन, वेब साईट डिजाइनिंग, मोबाइल एप्लीकेशन डेवलपमेंट, वेब डेवलपमेंट आदि जैसी सर्विस देते है ! अगर आप अपने बिज़नस को बढ़ाना चाहते है तो आज ही संपर्क करे Top Digital Marketing Agencies in Delhi +91-9899484839.

    ResponderExcluir
  57. Are you looking for a Property Buyers Agent Brisbane? Asset Plus Buyers Agents are your local experts with years of experience in the Brisbane property market. We can help you find the perfect property within your budget, and with all the features you're looking for. Contact us today to get started!

    ResponderExcluir
  58. Are you looking for Trumpet Lessons in sydney, Australia? Standout Music Studio offers quality trumpet lessons for all levels, from beginners to advanced. Our trumpet teachers are experienced and passionate about music and will help you reach your musical goals. Contact us today to book a trumpet lesson!

    ResponderExcluir
  59. Are you looking for a Luxury Home Builders in Melbourne, Australia? Bullseye Home Builders are your experts in designing and building bespoke homes tailored to your specific needs and budget. With over 20 years of experience in the home building industry, we have the knowledge and expertise to make your dream home a reality.

    ResponderExcluir
  60. Are you looking for a place to stay in Mathura? Hotel Madhuvan in Mathura is a great option! Located centrally, our hotel offers comfortable rooms, a restaurant, and a rooftop terrace with views of the city. We're also close to all the major attractions, so you can easily visit them during your stay. Book your room today!

    ResponderExcluir
  61. Are you looking for Wallpaper in Melbourne, Australia? Divine Interiors specialises in providing high-quality, stylish wallpaper for your home or office.

    ResponderExcluir
  62. Are you looking for a Hacking Course in Hindi? Cyberpratibha offers the best hacking course in Hindi with 100% practical training. Learn from the experts and get real-world experience. Enrol now and get started today.

    ResponderExcluir
  63. The medication encompasses Sildenafil Citrate 100mg and Dapoxetine in 60 mg of proportion.
    Buy Online Double X Power Tablets

    ResponderExcluir
  64. I really like your blog .this content is really helpful .If you want to know about python so you can visit: BusinessEducation
    Algorithmic Excellence Choosing the Right Algorithms for Python Optimization

    ResponderExcluir
  65. I really like your blog .this content is really helpful .If you want to know about python so you can visit:
    A Comprehensive guideline to freelance digital marketing

    ResponderExcluir
  66. Informative post. Thank you sharing. Please visit our website to learn new courses.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, SUGESTÃO...