domingo, 22 de junho de 2008

Educação Física e Saúde

Educação Física Escolar
à promoção da saúde

1-INTRODUÇÃO: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que se refere à saúde, a escola deve possibilitar aos alunos:
a) Compreensão da saúde como um direito de todos e uma dimensão essencial do desenvolvimento do ser humano; b) A condição da saúde será produzida nas relações com o meio físico, econômico e sócio-cultural; c) Conhecimento, cuidado, e valorização do próprio corpo, assim como a adoção de hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva; d) Conhecer as formas de acesso aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilização dos serviços voltados para a promoção e recuperação da saúde.
Levando em conta todas essas informações e sabendo da importância do papel do profissional de Educação Física na tentativa de trabalhar esse tema em suas aulas, foi idealizado o projeto “Educação Física Escolar à promoção da saúde” na EE professor José Benedito Gonçalves na cidade de Salto/SP.
Dois temas importantes nortearam as ações:
Os efeitos da Obesidade infantil e da Postura Corporal na qualidade de vida dos alunos.


2 – OBESIDADE INFANTIL E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC)
1º Passo: Antes de começar qualquer teste, comuniquei aos alunos na primeira semana de aula sobre os testes envolvendo o tema saúde. 2º Passo: Sem mencionar o tema Obesidade infantil, foi realizada em março, entre os alunos das 4ª séries, uma avaliação do peso e altura. Na falta de uma balança adequada na escola, daquelas que indicam o peso e estatura, os testes foram realizados em uma balança doméstica (tipo as de banheiro) e fita métrica (fixada na parede). 3º Passo: Através dos dados do peso e altura dos alunos e de posse do caderno de Educação Física, lápis, borracha, calculadora e da tabela de controle de peso infantil que por sua vez revela se o aluno se encontra dentro dos padrões de peso e altura para a idade e sexos correspondentes. Com o uso destes materiais os próprios alunos fizeram em sala de aula o cálculo do IMC, que é determinado pela divisão da massa do indivíduo (peso) pela altura² e acompanharam na tabela se estavam dentro dos padrões de peso e altura para a idade e em qual categoria se encaixavam. 4º Passo: De posse dos resultados, os alunos ainda se comprometeram a trazer para escola o peso e altura de seus pais para saber em qual condição se encontravam.
( foto 1-pesagem; foto 2-altura; foto 3 e 4-cálculo do I.M.C. na sala de aula).

Foram avaliados 143 alunos de ambos os sexos de quatro 4ª séries, cujos resultados foram: 49 alunos estavam abaixo do peso (34,26%); 71 alunos estavam com peso normal (49,66%); 18 alunos estavam pré-obesos (12,58%); 05 alunos estavam com obesidade (3,50%). 5º Passo: Verifiquei que dos 143 alunos pesquisados, 50,34% estavam fora do peso ideal, ou seja, estavam na categoria abaixo do peso, pré-obeso ou obesidade e 49,66% estavam no peso normal. 6º Passo: Através dos dados coletados as famílias dos alunos foram orientadas a procurar um médico para avaliar a condição nutricional das crianças e os alunos receberam orientações a terem uma alimentação saudável, através das aulas e da palestra de uma nutricionista sobre “Pirâmide Alimentar”.
7º Passo: Com relação aos dados do peso e altura dos pais dos alunos, observei que: 13 pais: sendo 09 mulheres e 04 homens estavam Abaixo do Peso (8,07%); 72 pais: sendo 39 mulheres e 33 homens estavam com o Peso Normal (44,72%); 48 pais: sendo 24 mulheres e 24 homens estavam com Sobrepeso (29,81%); 24 pais: sendo 10 mulheres e 14 homens estavam com Obesidade (14,91%) e 04 pais: sendo 03 mulheres e 01 homem estavam com Obesidade Grave (2,49%). 8º passo: Conclui que dos 161 pais pesquisados (homens e mulheres), 89 deles, ou seja: 55,28% dos pais estavam na condição de abaixo do peso, sobrepeso, obesidade ou obesidade grave e 72 pais, estavam no peso normal 44,72%. Os pais foram informados sobre sua condição pessoal no caderno de Ed. Física de seu filho. 9º passo: Concluí que um número maior de adultos estão fora do peso ideal, sendo que 1(um) entre 2(dois) adultos estão com excesso de peso, enquanto que entre as crianças, 1(uma) a cada 6(seis) estão com excesso de peso. As posições se invertem quando o assunto é a categoria Abaixo do Peso.
foto: palestra sobre Pirâmide Alimentar com a nutricionista Bruna.

3- BOA POSTURA NAS CRIANÇAS E PESO DAS MOCHILAS
Para evitar problemas na coluna das crianças, em primeiro lugar, é preciso ensiná-las a manter a postura correta - para andar, sentar, fazer lição de casa etc. Mas se, mesmo assim, os desvios se instalarem, deve-se agir antes da adolescência - entre 12 e 14 anos -, quando as crianças chegam a crescer em média 20 centímetros, tanto meninos quanto meninas. Quando as curvaturas estão aumentadas ou diminuídas é que surgem os problemas, como explica Mário Sérgio Rossi Vieira, especialista em programas de reabilitação e medicina esportiva.
Ainda segundo Vieira, “outro vilão da postura errada são as mochilas escolares, que sempre estão bem acima do peso recomendado”. O ideal é que a criança carregue no máximo 8% do seu peso. E não adianta ver nas mochilas com rodinhas a salvadora da pátria: elas forçam uma postura torcida, que também é inadequada.
Diante dessa situação, surgiu a idéia de fazer uma avaliação postural, com objetivo de detectar anormalidades na simetria dos segmentos corporais(Rosa Neto, 1991: 30). Sendo assim: O 1º Passo foi realizar no mês de abril a pesagem de 143 mochilas dos alunos das 4ª séries. O 2º Passo Para esse trabalho preventivo, foi fazer com a ajuda da Profª de Artes, Débora Bacan Fiuza, um Simetrógrafo (Aparelho para exame ortopédico criado em 1997 na Rede Municipal de Londrina-PR). Para isso foi usada uma parede (sala dos professores), medindo 1,50 x 2,00 metros com 35 linhas horizontais separadas por espaço de 5 cm e onze linhas verticais separadas por espaços de 10 cm. Na altura do teto até o chão, foi fixado um barbante a 50 cm da parede quadriculada e bem em frente a linha vertical do centro da parede. 3º Passo: Escolhi, com a ajuda da profª de Ed. Física Eloah Santos(período da tarde), a escolha dos 8(oito) itens a serem averiguados, como: Gibosidade(se as duas metades laterais das costas não estão alinhadas); Escoliose(desvio lateral da coluna); Lordose(coluna afundada logo acima do quadril); Cifose(ombros projetados para frente em posição de corcunda); Pés cavos(arco do pé muito alto); Pés chatos (arco interno muito baixo); Pernas em arco(joelhos afastados) Pernas em X (joelhos unidos), Pernas/fêmur(quando o fêmur é maior do que seu par) e Pernas/ tíbia ou perônio( quando um dos dois é maior que seu par). 4º passo: Enviei um comunicado aos pais sobre a avaliação na postura e os trajes necessários para a mesma. 5º passo: Realização da avaliação de 97 alunos das 4ª séries no mês de maio. Os dados coletados individualmente foram repassados na planilha, como no modelo abaixo.
foto 1- painél de avaliação; 2-cifose; 3- Avaliação; 4- lordose; 5-escoliose; 6- ombro desalinhado e joelhos em x.

Nome_______________________ Série_____ Idade: ______ Sexo: M( ) F( )
1)Gibosidade: Sim ( ) não ( )
2)Escoliose: Normal ( ) leve ( ) acentuado ( )
3)Cifose: Normal ( ) leve ( ) acentuado ( )
4)Lordose: Normal ( ) leve ( ) acentuado ( )
5)Pernas(joelhos): Normal ( ) em arco ( ) em x ( )
6)Pés: Normal ( ) chatos ( ) cavos ( )
7)Pernas (fêmur): Normal ( ) direito maior ( ) esquerdo maior ( )
8)Pernas ( tíbia ou perônio): Normal ( ) direito maior ( ) esquerdo maior ( )

Observação:___________________________________________________
____________________________________________________________



Data da Avaliação: ____/____/ 2008. Professor responsável: _________


6º Passo: De acordo com os dados alcançados, observei que dos 97 alunos pesquisados, assustadoramente 56,70% tinham algum tipo de problema ortopédico leve, (sendo na maioria, os desvios nos ombros), 3,09% tinham problemas ortopédicos graves e 40,21% tinham a postura dentro dos parâmetros normais. 7º Passo: Diante dos dados, os pais dos alunos foram alertados sobre os resultados estatísticos da avaliação durante a reunião de pais e mestres e os resultados pessoais dos alunos (na maioria com fotos) foram colados no caderno de Educação Física para serem mostrados aos pais.
Portanto, as famílias dos alunos com algum tipo de desvio foram orientadas para procurarem um especialista para tratamento adequado.
“Uma boa postura pode ser definida como uma atitude onde os segmentos corporais ocupem a posição mais próxima possível da posição de equilíbrio mecânico”. (Teixeira, 1993: 49). foto 1- avaliação Normal; foto 2- pés chatos.


4– PESO DAS MOCHILAS

Na primeira pesagem realizada em abril, antes da avaliação postural, notei que das 143 mochilas dos alunos das 4ª séries, 95 delas (66,43%) estavam abaixo do peso recomendado e 48 delas, (33,57%) estavam acima do peso recomendado. 8º Passo: Logo após a realização da avaliação e conscientização sobre a postura, realizei no início do mês de junho uma nova pesagem das mochilas e observei que o número de mochilas com peso abaixo do peso recomendado aumentou, passando para 120 mochilas (83,92%) contra 23 mochilas (16,08%) acima do peso. “Percebi que através da conscientização dos alunos o peso das mochilas diminuiu cerca de 50%”. 9º Passo: Os pais dos alunos foram alertados através de um comunicado colado no caderno de seu filho e orientados durante a reunião de pais e mestres a verificar a mochila das crianças freqüentemente, pois apesar da orientação dada pelos professores foi constatado que os alunos carregavam materiais além do exigido diariamente pela escola. Os pais foram aconselhados ainda a observarem seus filhos sem roupa durante as atividades diárias e ao primeiro sinal de alteração postural, a ajuda médica é a melhor saída. foto: pesagem da mochila.

05-AVALIAÇÃO:

Os alunos fizeram testes de loteria e relatórios de todos os aprendizados em relação ao tema saúde, participaram de concursos de frases sobre a saúde, de palestras sobre pirâmide alimentar com especialista da área. Alguns pais escreveram no caderno de Educação física relatos positivos da aprendizagem dos filhos e outros fizeram comentários na reunião de pais e mestres. Foi realizada também uma nova pesagem das mochilas, ao qual se percebeu uma redução de 50% do peso. Foi decidido que além dos alongamentos realizados nas aulas de Educação Física, os alunos farão alongamentos diários durante as aulas, para compensar o tempo sentado nas cadeiras e novas pesagem das mochilas serão realizadas. Quanto aos alunos com problemas de peso e ou postura, os pais foram orientados a procurar especialistas da área. O trabalho foi encerrado com a atividade salada de fruta, onde os alunos trouxeram frutas e as mães fizeram uma salada de frutas onde todos puderam saborear uma alimentação saudável.

06 – CONCLUSÃO:

Em relação aos problemas de postura, apesar dos professores terem conscientizados os alunos a respeito de ter uma boa postura e colocar nas salas de aula armários a disposição dos alunos para que eles deixem os materiais, notei que outros fatores são responsáveis pela má postura dos alunos, como calçados de salto alto, travesseiro alto, modo de sentar a mesa e sofá, modo de dormir, excesso de peso, o longo período que os alunos ficam em frente aos computadores e vídeos games e principalmente o peso e forma de carregar as mochilas.
Quanto ao excesso de peso corporal a principal questão esta na forma de se ter uma alimentação equilibrada e saudável.
Saliento a importância da Direção, Professores das 4ª séries, pais e alunos no êxito para a execução do projeto, e ressalto ainda que através de experiência profissional e diversas opiniões de autores, que o estilo de vida na idade adulta é determinado em grande parte na fase escolar. Portanto, crianças com excesso de peso e má postura tem grandes possibilidades de se tornarem adultos obesos e com problemas relacionados ao sistema locomotor, Já as crianças mais ativas, conscientes e com acesso a informações terão maiores chances de serem adultos ativos e saudáveis. Assim sendo o papel do profissional de Educação Física é fundamental.

07 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

2-REVISTA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL / 2001
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome;
3-REVISTA NOVA ESCOLA-abril/1997 pág. 45
Teste Prático de Postura;
4-BORBA, PATRICIA DE CARVALHO SILVA (Monografia *) Janeiro de 2006
A importância da atividade física lúdica no tratamento da obesidade infantil;
5-TABELA DE I.C.M. para crianças
British Medical Journal, 2000.

Profº Nilton Cezar José Zumba - 2008

segunda-feira, 7 de abril de 2008

15 Atividades Recreativas e Educativas

15 Atividades Recreativas e Educativas
Estou postando no blog mais 15 Atividades Recreativas e Educativas que foram realizadas na EE Prof. José Benedito Gonçalves na cidade de Salto-Sp, para alunos de 1ª a 4ª séries. Obs: Todas as atividades foram realizadas e deram certo.
1)Pebolim Humano
1) alunos organizados em equipes para jogo;
2) seis cordões dispostos lateralmente pela quadra, na altura da cintura, acrescidos de dois cordões fixos lateralmente nas traves do gol;
3) em cada cordão, dois, três o mais canos(tubos) que possam ser segurados pelas mãos dos alunos. No cordão de cada gol haverá um cano;
4) o objetivo do jogo é marcar gols sem soltar o cano;
5) os alunos só poderão se deslocar lateralmente pelo cordão, segurando o cano sem soltar as mãos;
6) o início do jogo se dará com a bola lançada pelo professor e o reinício pelos goleiros;
7) as regras deverão ser discutidas e adaptadas com base nas do jogo de futsal.
Pontos importantes:
-Qual a diferença entre o jogo de pebolim e o futebol?
-Quais as capacidades envolvidas no jogo?
-como é jogar, tendo o espaço delimitado?
Registro do aluno:
Em grupos, “bolar” uma atividade para quadra que consista na adaptação de um jogo ou brincadeira já existente, mas com alteração dos movimentos, levando em conta a participação de toda a classe.
Registro do professor:
Analisar a produção do marco da aprendizagem.

2)Dragão e Rabinho
Fazendo a atividade: todos os alunos dispostos em círculo(conforme a foto). Dois alunos dentro do círculo representarão o “Dragão”, sendo que um estará à frente do outro. O aluno da frente será a cabeça do “Dragão” e o aluno de trás que segurará na cintura do aluno da frente, será o “rabinho”.
Os alunos que compõem o círculo estarão de posse da bola, sendo que suas tarefas convergirão para a tentativa de “queimar”(acertar) o rabo do “Dragão”.
O aluno que se encontra na frente e corresponde à cabeça do “Dragão”, tentará defender a dupla e impedir a “queimada”. Para se efetivar a “queimada” a bola deverá ser acertada na parte posterior do “Dragão”, (referente à região do quadril do aluno que se encontra atrás). Quando o rabinho do “Dragão” for queimado, o aluno que era o “rabo” passa a ser a cabeça, o aluno que era a cabeça volta para o circulo e o aluno que conseguiu “queimar” passa a ser o novo rabo do “dragão”. E assim sucessivamente.
VARIAÇÃO: pode-se aumentar o número de bolas ou colocar duas duplas dentro do círculo, ou ainda, dependendo do número de alunos, dividir os alunos em dois grupos (círculos).

3)Passando o Bambolê
Material: vários bambolês
Fazendo a atividade: formação de um grande círculo com os alunos de mãos dadas com o bambolê entre os braços de dois alunos que terão de passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos.
O professor para dificultar ainda mais, deverá ir colocando aos poucos mais bambolês no espaço livre para que os alunos passem os bambolês sem deixar o outro bambolê que vem atrás acumular.
VARIAÇÂO: dividir os alunos em dois ou três grupos com o bambolê nos braços de dois alunos. Os alunos deverão passar o bambolê, sem soltar as mãos até chegar no lugar que ele estava. Vence a equipe que conseguir dar 5 voltas primeiro.

4)Cabo de Guerra
O professor divide as equipes sendo que cada duas equipes ficarão com uma corda. O professor marca o meio da corda com um lenço e risca o chão para que ambas as equipes mantenham a mesma distância do centro da corda. Ao sinal do professor as equipes deverão puxar a corda para seu lado. Marca um ponto quem conseguir fazer o lenço da corda chegar no espaço riscado no chão do seu lado. Ganha quem marcar três pontos primeiro. Obs: trocar as equipes nas cordas sendo que todas as equipes joguem umas com as outras.
VARIAÇÃO: Fazer cabo de guerra sem corda, com os primeiros alunos da fila (conforme a foto) segurando as mãos e os demais segurando na cintura.

5)Carangueijobol
O professor divide os alunos em duas equipes. Os alunos são colocados em seus repectivos campos e dentro da área de gol e só poderão se movimentar em 4 apoios. A bola é colocada no centro da quadra e ao sinal do professor, ambas as equipes saem na posição de quatro apoios em direção a bola que está no centro da quadra. O objetivo é marcar gol no time adversário. Não podendo colocar a mão na bola(somente o goleiro pode).
As regras são as mesmas do futsal. Essa atividade exige muitos dos musculos inferiores e posteriores, portanto é necessário um alongamento mais amplo.

6)Nó Humano
Formação: alunos divididos em grupos de no máximo 9 alunos.
O professor pede para que os alunos do grupo fiquem em círculo e todos os alunos devem dar as mãos um aos outros entrelaçando as mãos. Nenhum aluno pode dar as mãos ao aluno do lado e também não pode segurar nas mãos da mesma pessoa. Termina a atividade quando os alunos do grupo, sem soltar as mãos formarem um círculo.
Essa atividade é ideal para o início do ano e serve para o professor conhecer quem é o líder do grupo, aquele que lidera as ações, conhecer o aluno mais acomodado, aquele que não toma nenhuma iniciativa e conhecer aquele aluno ‘malandrinho’, aquele que quando o professor não está olhando, ele solta as mãos ou da um jeitinho de levar vantagem.

7)Vaqueiro Laçador
Formação inicial: Alunos espalhados pela quadra, o professor coloca no fundo da quadra, diversos bambolês. Escolhe um aluno que será o Vaqueiro que colocará um bombolê na cintura(simbolizando o cavalo) e o outro bambolê na mão (simbolizando uma corda). Ao sinal do professor, o aluno(vaqueiro) sai em perseguição aos demais alunos (conforme a foto). Assim que algum aluno for laçado, este deve pegar dois bambolês que estão no fundo da quadra e se torna vaqueiro, ajudando o primeiro na captura dos demais. Termina a atividade, quando todos forem capturados.

8)Briga de Galo
Alunos em duplas, uma de frente para outra de cócoras, sem colocar os joelhos no chão e de mãos dadas(conforme a foto). Ao sinal do professor, os alunos devem fazer força e ter equilíbrio para derrubar o oponente ou fazer com que o mesmo coloque os joelhos no chão. O professor pode fazer essa atividade por pontuação(quem vencer 6,7,8,ou mais vezes, conforme o combinado) ou por tempo, o professor marca 2 minutos e ao final desse tempo vence quem fizer mais pontos.
Outra forma de briga de galo é faze-lo com os dedos(conforme a foto), sendo que os alunos deverão ficar uma de frente para outra com as mãos direita dadas e deverão movimentar somente o dedo polegar. Vence quem imobilizar o dedo polegar mais vezes.

9)Zigue-Zague
Alunos divididos em dois grupos, com número igual de alunos e em fileira. Os alunos deverão ficar com os pés afastados um do outro e encostado no pé do aluno ao lado (conforme a foto). Dado o sinal do professor, o primeiro aluno de cada equipe tem que se abaixar, e em 4 apoios deve passar por baixo das pernas do companheiro fazendo o zigue-zague. Somente quando o primeiro aluno chegar no último aluno da fileira e ficar na posição dos demais é que o próximo da fila continua a atividade.

10)Sim Senhor Capitão
Formação inicial: Alunos em círculo e sentados e numerados conforme a quantidade de alunos, tendo o professor no centro do círculo e em pé. Todos os alunos serão soldados e o professor será o capitão.
Inicio da atividade: O professor de posse de um pote de tinta guache começa a atividade dizendo um número qualquer, exemplo, número 10. O soldado 10 deverá levantar fazer o movimento de continência e dizer bem alto:
ALUNO(soldado): SIM SENHOR CAPITÃO.
PROFESSOR(capitão): o professor se aproxima e pergunta: FOI VOCÊ QUE PEGOU MEU MOLHO DE CHAVES?
ALUNO(soldado): deverá responder: NÃO SENHOR CAPITÃO.
PROFESSOR: deve perguntar: ENTÃO QUEM FOI?
ALUNO(soldado): FOI O SOLDADO NÚMERO... (deverá dizer um número qualquer). Exemplo nº 21.
PROFESSOR(capitão): SOLDADO 21. E este deverá se levantar imediatamente e responder da mesma forma do anterior e assim sucessivamente. O aluno(soldado) que errar, gaguejar ou esquecer o número deve receber uma “dedada” de tinta do professor. Vence quem terminar a atividade sem marcas de tinta. (observar se algum aluno tem alergia de tinta).

11)Basquete Recreativo
Alunos divididos em duas ou mais equipes de número igual de alunos. Cada equipe tem que ter um aluno que deve ficar no circulo do garrafão em cima de uma cadeira na quadra do adversário e segurando um balde. A atividade começa com duas equipes que jogarão basquete, só que ao invés de usar a tabela do basquete, o aluno deve encestar a bola dentro do balde que fica na mão de um aluno. Nenhum aluno pode invadir o círculo do garrafão e as regras usadas serão as mesmas do basquetebol.


12)Pinoboll
O professor divide os alunos em duas equipes que ficam posicionadas no fundo da quadra. Espalhados pela quadra, são colocados de 8 a 15 cones ou garrafa pet. O professor deve marcar com giz o local dos cones para que nenhuma equipe leve desvantagem.
Ao sinal do professor, o primeiro aluno da equipe ‘A’ corre até o professor, pega a bola e sai em perseguição do primeiro aluno da equipe ‘B’na tentativa de queimá-lo. Assim que este aluno for queimado, o professor apita e os alunos contam quantos cones foram derrubados.
Os cones são levantados e o jogo prossegue até que todos os alunos da equipe ‘A’ tenham perseguido os alunos da equipe ‘B’. Invertem se as posições, com os alunos da equipe ‘B’ queimando os alunos da equipe ‘A’. vence a equipe que derrubou mais cones na somatória de todos os alunos do grupo. É importante que o próprio aluno faça esta contagem.

13)Bola por Cima, Bola por Baixo
Alunos dispostos em duas colunas, sendo o primeiro aluno de cada equipe com uma bola nas mãos.
1)Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada fileira deve passar a bola por cima da cabeça com as duas mãos até chegar ao último da fileira que deverá pegar a bola e correr até a frente e dar seqüência a atividade. 2)Assim que todos os alunos completarem a tarefa, o professor deve pedir para que todos fiquem de pernas afastadas e devem passar a bola por baixo de mão em mão, até que todos completem a tarefa. 3) na terceira etapa, o primeiro aluno da fileira deve passar a bola por cima da cabeça, o segundo aluno deve pegar a bola em cima e passar por baixo, o terceiro deve pegar embaixo e passar por cima e assim sucessivamente até que todos completem a prova.

14)Trabalho com Colchão
Duas equipes posicionadas no final da quadra e a uns 15 a 20 metros na frente de cada equipe é colocado um colchão. Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada equipe deve correr e realizar os movimentos determinado pelo professor. 1) sair correndo e dar a volta ao redor do colchão e voltar e bater a mão no segundo da fila e assim sucessivamente até que todos realizarem a prova. 2) correr e engatinhar no colchão e voltar e bater a mão no segundo da fila e assim sucessivamente até que todos realizarem a prova. 3) correr e deitar no colchão e fazer um rolamento deitado e voltar e bater a mão no segundo da fila e assim sucessivamente até todos realizarem a prova. 4) correr e dar uma cambalhota no colchão e voltar e bater a mão no segundo da fila e assim sucessivamente até todos realizarem a prova. A atividade continua de acordo com a criatividade do professor e interesse dos alunos.

15)Corrida Contra Relógio
São formados duas equipes com números iguais de alunos. A equipe ‘A’, fica sentada e posicionada no círculo central da quadra de futsal de posse de uma bola ou algum objeto.
A equipe ‘B’ fica em pé e em círculo a uma distância de 5 metros da equipe ‘A’.
Inicio da Atividade: Ao sinal do professor, os alunos das duas equipes iniciam a atividade, sendo que a função da equipe ‘A’(centro) é passar a bola de mãos em mãos até atingirem o maior número de voltas possíveis enquanto isso, simultaneamente, a equipe ‘B’ deverá dar a volta ao redor da própria equipe da seguinte forma: Um aluno sai correndo, da uma volta ao redor da sua equipe até chegar no seu lugar de saída e toca no ombro do colega ao lado e senta. O aluno tocado faz a mesma coisa do primeiro aluno e assim que o último aluno terminar a prova, o professor apita e a equipe ‘A’ para de passar a bola e diz quantas voltas completaram. As posições são invertidas. Vence quem der mais voltas com a bola.

sábado, 5 de abril de 2008

Dinâmica: "Relaxamento Corporal"

Caros Professores: essa é uma dinâmica corporal, uma viagem para dentro de si mesmo, eu já realizei com professores e deu certo, mais ainda não tive a oportunidade de realizar com alunos. A dinâmica inicia da seguinte forma: coloca uma música bem relaxante de fundo, pede-se para que todos os alunos deitem no colchão, ou papelão, ou jornal; e faz uma breve explanação de que esse tipo de relaxamento necessita da ajuda de cada um para que todos possam atingir o objetivo mental do relaxamento, em seguida pede para que todos fechem os olhos e tente lembrar só de lugares onde tem bastante água, cachoeira, natureza, céu azul... pensem em momentos felizes que passaram Terminando essa etapa explique para todos que você vai falar algumas palavras que esta relacionada ao nosso corpo e que cada palavra citada o aluno tentasse relaxar aquela parte do corpo que você estará dizendo e que os alunos repitam mentalmente aquilo que você estará dizendo pelo menos 2 vezes ex: MEUS PÉS ESTÃO DESCONTRAIDOS eles repetem mentalmente 2 vezes e tenta relaxar o máximo possível os pés; depois vai subindo MEUS TORNOZELOS ESTÃO DESCONTRAIDOS, MINHAS PANTURRILHAS ESTÃO DESCONTRAIDAS, depois JOELHOS, COXAS , ANTE COXA, ORGÃOS GENITAIS, ABDOMÉM, MÃOS, BRAÇOS, ANTE-BRAÇOS, OMBROS, COSTA depois os orgãos internos: ESTOMAGO, RINS, FIGADO, PULMÃO, PEITO e depois o CORAÇÃO. Sempre dizendo calmamente a mesma frase: MEUS....... estão descontraídos ou meu... está descontraído depende se tiver 1 só dele no corpo ou no caso dos rins que tem 2 , pulmões enfim, em seguida sobe para o PESCOÇO e depois no ROSTO, BOCA, NARIZ, ORELHA, OLHOS até chegar na mente , daí pra frente é que o relaxamento vai surtir efeito dependendo do professor que vai dizer varias vezes: MINHA MENTE ESTÁ DESCONTRAIDA, MINHA MENTE ESTÁ EM PAZ. Isso tem que ser frizado pelo menos umas 5 vezes, bem calmo, depois você diz: MEU SUBCOCIENTE ESTÁ DESCONTRAIDO também por 5 vezes, ENCERRANDO você pede para todos imaginarem um foco de luz azul que está vindo em direção da cabeça de cada um e esse foco está entrando no corpo de todos e irradiando luz azul em volta de todo o corpo depois pede para todos imaginar essa luz passando de azul para branca e agora todos estão repleto de luz branca. Durante esse momento você fala que é para ele repetirem mentalmente suas palavras A FORÇA IMANENTE DE DEUS ESTÁ DENTRO DE MIM (repetir várias vezes), depois fale: MEU CORAÇÃO ESTÁ EM PAZ, depois MINHA MENTE ESTÁ EM PAZ, MEU SUBCOCIENTE ESTÁ EM PAZ repete varias vezes intercalando as frases de auto-ajuda. Para terminar peça para que todos abram os olhos, fiquem sentados e digam o que sentiu, se está melhor e faça uma roda de bate-papo. Abraços a todos!

sábado, 22 de março de 2008

Caça ao Tesouro (Páscoa)

Foi realizado na EE Professor José Benedito Gonçalves na cidade de Salto/Sp durante a Semana da Páscoa, o “III Caça ao Tesouro”. Esta atividade dura em torno de 1 hora e 20 minutos e pode ser realizado em outras datas comemorativas. Para ser realizada a atividade “Caça ao Tesouro” foram usadas 4 classes por vez, divididas em 4 equipes,(ex: 4(quatro) turmas da 4ª série, misturando os alunos para evitar rivalidade entre classes). Esse foi um dia atípico, portanto os professores acompanharam os grupos durante as atividades. (É aconselhável explicar aos professores no HTPC.)
MODO DE EXECUÇÃO: A 1ª pista é entregue ao professor responsável pela equipe e as demais pistas são escondidos dentro de envelopes em diversos locais da escola (7 pistas). Os alunos são divididos na quadra ou pátio da escola em 04 equipes (o nome das equipes este ano foram os 04 elementos da natureza: água, terra, fogo e ar). Cada equipe com uma professora responsável, sendo que cada vez que uma pista era encontrada, a professora responsável avisava aos alunos o local da próxima pista, mas antes tinham que cumprir uma tarefa. Assim que a tarefa fosse cumprida, eram escolhidos dois alunos do grupo para procurar a próxima pista e assim sucessivamente. A atividade termina quando todos os grupos terminarem as atividades e o professor de Educação Física realizar uma dinâmica de encerramento para mostrar aos alunos o verdadeiro significado da Páscoa. Ao final, os alunos, um de cada classe tinha que buscar o tesouro, que no caso foi 'uma barra de chocolate para cada aluno participante.(quem tiver interessado(a) no projeto em detalhes é só deixar o e-mail nos comentários.
ALGUMAS ATIVIDADES DO III CAÇA AO TESOURO: responder 10 questões de conhecimentos gerais, responder 10 questões de matemática, estourar bexigas com o ar do pulmão(foto), encestar com uma bexiga(basquete-foto), dar cambalhota no colchão, fazer uma frase sobre a Páscoa com letras plásticas(foto), acertar o tubo da caneta dentro da garrafa(foto). Etc.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Atividades Recreativas e Educativas - ciclo I

Apresento o projeto “Aprender Com Prazer” nº 2(ciclo I), com mais 15 atividades recreativas. Todas as atividades são experiência adquiridas nas Diretorias de Ensino de Presidente Prudente, Tupã e Itu e foram realizadas na EE Professor José Benedito Gonçalves na cidade de Salto/Sp com alunos de 1ª à 4ª séries.
Obs: todas as fotos foram autorizadas somente para esse blog.
Através da recreação, podemos observar uma séries de progressos na conduta e socialização da criança, no seu pensamento se transformando, profundamente, com o ingresso pleno no plano das operações racionais concretas e, a afetividade, a vontade e os sentimentos morais se modificando...

01-GATO DOENTE
Material: nenhum
Formação inicial: alunos espalhados pela quadra em espaço delimitado pelo professor.
Fazendo a atividade: Será escolhido um aluno que será o pegador, sendo que este perseguirá os demais alunos e quando este for pego, deverá colocar a mão no local onde foi pego. ex: se o aluno for tocado na cabeça, este deve colocar uma mão na cabeça e com a outra mão deverá tocar outro aluno ajudando o primeiro pegador na perseguição aos demais, e desta forma tentar pegar outros alunos. Termina a atividade quando todos os alunos se tornarem gatos doentes.
Reflexão: foram trabalhadas várias partes do corpo? Quais?
Qual a importância da ajuda dos outros alunos para a realização da atividade?
A cooperação é importante?
Registro do aluno: divididos em grupos, fazer cartazes com todas as partes do corpo que foram tocadas durante a atividade.

02-TROMBA DE ELEFANTE
Material: nenhum
Formação inicial: alunos espalhados em um determinado local da quadra, sendo que será escolhido um aluno que será o pegador. Este aluno escolhido deve colocar uma das mãos no nariz, e passar a outra mão esticada por entre o braço que esta segurando o nariz, formando assim uma tromba de elefante.
Fazendo a atividade: após o sinal do professor, o aluno sai em perseguição aos demais sem desfazer da tromba de elefante. Quando conseguir pegar alguém, este aluno deve formar uma tromba de elefante e ajudar o primeiro aluno a perseguir os demais. Termina a atividade, quando todos os alunos se tornarem elefantes.

03-EXPULSAR DO BAMBOLÊ
Material: Bambolê ou giz
Formação Inicial: alunos divididos em duplas, separados por sexo e tamanho, sendo que cada dupla deve ficar com um bambolê ou na falta do bambolê deve-se fazer um círculo no chão com giz.
Fazendo a Atividade: O professor explica a atividade, dizendo que é uma atividade de força e equilíbrio. Logo após pede para que cada aluno se posicione em pé dentro do bambolê ou circulo de giz, de forma que o aluno ‘A’, fique com a parte interna do pé direito encostado na parte interna do pé esquerdo do aluno ‘B’. A mão esquerda de cada um deve ficar para trás e a mão direita do aluno ‘A’ deve estar segurando a mão direita do aluno ‘B’.
O aluno ‘A’ e ‘B’ tentam colocar para fora do circulo o colega, usando somente a força, o equilíbrio e a mão direita. Essa atividade pode ser feita por tempo ou por pontos.
Reflexão: qual a importância da agilidade e da força para execução da atividade e como nós usamos a força e o equilíbrio no nosso dia a dia.

04-COELHINHO SAI DA TOCA
Material: Nenhum
Formação inicial: alunos espalhados em um determinado local da quadra em grupos de três alunos, sendo que dois alunos ficam um de frente para o outro e de mãos dadas e erguidas formando uma toca, e o outro aluno fica no meio, sendo considerado o coelhinho. Um ou dois alunos ficam de fora, e são considerados os coelhinhos sem toca.
Fazendo a atividade: Toda vez que o professor disser ‘COELHINHO SAI DA TOCA’, todos os coelhinhos, inclusive os sem tocas deverão sair e entrar em outra toca. Depois de 10 repetições, o professor troca uma das tocas pelo coelho e assim sucessivamente até que todos tenham sido coelhinhos.
Variação: No lugar de tocas feitas pelos alunos, o professor pode colocar bambolês como tocas, ou círculos feitos com giz.

05- PONTINHOS
Material: Giz colorido e Lousa
Formação Inicial: dentro da sala de aula, alunos divididos em equipes ou colunas, sendo que cada coluna será uma letra. Fazendo a atividade: o professor coloca vários pontinhos na lousa, e explica aos alunos a atividade, que consiste que cada coluna, sendo um aluno de cada vez e intercalando as colunas, preencha o maior número de quadrados possíveis e dentro deste quadrado coloque a letra correspondente a sua coluna.
Refletir sobre a atividade: raciocínio, atenção, concentração, memorização...
Pontinho – ideal para dias de chuva

06-PASSAR A BOLA E SENTAR
Material: 2 cadeiras e duas bolas
Formação inicial: alunos divididos em duas equipes, ‘A’ e’B’
Fazendo a atividade: duas equipes divididas numa das extremidades da quadra, sendo o primeiro aluno de cada fileira com uma bola na mão. A uns 20 metros, bem à frente de cada equipe é colocada uma cadeira e nesta cadeira fica sentado um aluno de suas respectivas equipes. Desenvolvimento: Ao sinal do professor, o aluno nº 01 de cada equipe, corre com a bola na mão, dá a volta na cadeira e entrega a bola para o aluno que está sentado, ficando sentado no seu lugar enquanto o aluno que estava sentado, corre com a bola em direção a sua fileira entregando a bola para o próximo aluno da fila. Termina a atividade quando todos participarem da atividade.

07-PULA-PULA CANGURU
Material: 2 cones e duas bolas
Formação inicial: alunos divididos em dois grupos, ‘A’ e ‘B’ em uma das extremidades da quadra, ficando na frente de cada equipe, a uns 10 metros de distância um cone. O primeiro aluno da fileira fica com uma bola.
Fazendo a atividade: Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fileira, prende a bola entre os joelhos e sem usar as mãos para segurar a bola, sai pulando, dando a volta no cone e retornando até sua equipe passando a bola para o segundo da fileira, e assim sucessivamente até que todos façam o percurso. Caso a bola escape dos joelhos do aluno, este deve voltar no lugar onde a bola caiu e dar continuidade na atividade.

08-JUDÔ ADAPTADO
Material: 1colchão ou tatame
Formação inicial: duas equipes feminina e duas masculina em formação de duplas de acordo com o tamanho. A dupla deve ficar na posição ajoelhados e uma de frente para outra e de mãos dadas no centro do colchão ou tatame.
Fazendo a atividade: o professor explica as regras do judô original e explica que se trata de um judô adaptado. Após a explicação do professor. É dado o sinal para o início da disputa, sendo que o objetivo dos alunos é fazer com que o outro tire os joelhos do chão, coloque as mãos no chão ou encoste o corpo no colchão. Se isso ocorrer termina a atividade. Após o final da disputa, os alunos devem se cumprimentar da mesma forma que os judocas se cumprimentam.

09-SÉRIO, RISO E CHORO
Material: nenhum
Formação inicial: alunos sentados na frente do professor.
Fazendo a atividade: o professor explica a atividade, dizendo que quando o professor colocar as mãos na cabeça, todos os alunos deverão dar ‘RISADAS’, quando colocar as mãos na cintura, todos deverão ‘CHORAR’ e quando colocar as mãos no ombro, todos deverão ficar ‘SÉRIOS’. O professor deve alternar a voz de comando de sério, riso e choro para testar os reflexos dos alunos.
atividade adequada para volta a calma.

10-PEGA-PEGA AMERICANO
UNIDADE TEMÁTICA: Conhecendo o movimento
CONCEITO: Velocidade
ENFOQUE DO CONCEITO: A velocidade é a capacidade física que nos permite a execução rápida de movimentos.
PROBLEMATIZAÇÃO: Alguém sabe me dizer o que é velocidade?
MATERIAL NECESSÁRIO: Nenhum
FORMAÇÃO INICIAL: Alunos espalhados pela quadra e um pegador.
DESENVOLVIMENTO: Os alunos espalhados pela quadra, um aluno é escolhido para ser o pegador. Quando esse aluno pegar outro ele deve ficar parado de pernas abertas e será salvo quando outro aluno passar por baixo de sua perna. Assim que este aluno for pego pela 3ª vez, ele tem que ajudar o pegador inicial e também passará ser pegador. A atividade continua até sobrar um aluno.
REFLEXÃO:
Quais foram os movimentos utilizados nessa atividade?
Qual à parte do nosso corpo que utilizamos para nos locomover.
O que foi preciso para você conseguir pegar o seu colega?
DESTAQUES:
É preciso estar atento, ser rápido e fugir do seu pegador.
Adquirir habilidades motoras para que possam locomover de um lado para o outro.
Conscientizar o aluno a capacidade de mover o corpo ou parte dele com rapidez.
REGISTROS:
DO ALUNO: Formar uma frase que envolva velocidade. Recortes de revistas, figuras que simbolizem velocidade.
DO PROFESSOR: Observar se houve aproximação da atividade com enfoque do conceito.

11 - ALVO HUMANO
Material: Bambolês.
Formação inicial: Dividir os alunos em 4 grupos. Cada grupo formará uma coluna, que terá um aluno destacado (o alvo) de frente a aproximadamente 2 metros de distância da sua respectiva coluna. O primeiro aluno de cada coluna terá um bambolê em mãos.
Desenvolvimento: Ao sinal, os primeiros alunos, lançarão o bambolê em direção ao aluno “destacado”, tentando lança-lo.
O aluno “destacado” poderá fazer movimentos, desde que não saia do lugar, para facilitar a laçada. Após, o aluno que lançou o bambolê irá ocupar a posição do alvo e o aluno que estava em destaque, levará o bambolê para o segundo da coluna, posicionando-se ao final dela. E assim sucessivamente.
REFLEXÃO:
Que tipo de movimentos vocês realizaram na atividade do ‘Alvo Humano?’
Na hora de acertar o alvo, você andou ou ficou parado? E quando você foi o alvo?
De todos os movimentos, qual foi o mais fácil? E o mais difícil?
No dia a dia que movimentos vocês conseguem realizar sem sair do lugar?
DESTAQUES DA REFLEXÃO:
Existem alguns movimentos que conseguimos realizar mesmo estando em uma posição estacionária (sem sair do lugar).
A esses movimentos damos o nome de movimentos de não locomoção.
REGISTRO:
Alunos: levantar com os alunos, no coletivo, as possibilidades de movimentos que realizamos sem sairmos do lugar (posição estacionária). Relacionar na lousa, cartolina ou em papel manilha, etc.
Professor: auxiliar e orientar os alunos à utilizarem o vocabulário correto, assim com a identificação dos movimentos de não-locomoção.

12-NÃO VOLTE ANTES
Alunos divididos em 4 equipes, perfiladas no meio da quadra de frente para tabela de basquetebol, sendo que o primeiro aluno de cada coluna ficará com uma bola de basquetebol nas mãos.
Ao sinal do professor, os primeiros alunos de cada fileira deverão ir quicando a bola em direção a tabela e arremessar a bola tentando fazer a cesta. Quem conseguir fazer a cesta deverá voltar quicando a bola e entregar ao próximo da fila, o aluno que não conseguir fazer a cesta, deve arremessar quantas vezes forem necessárias até conseguir o seu objetivo. Nessa atividade, os alunos ficam arremessando a bola ao mesmo tempo, isso faz com que eles tenham noção de tempo e espaço.

13 - CHAPEUZINHO VERMELHO
Formação: Crianças em duplas, sentadas uma de frente à outra com as mãos para trás e uma distância de aproximadamente 50 cm entre ambas.
Material: Um objeto entre ambas as crianças (de preferência uma bola feita com folha de jornal)
Dinâmica: O professor deverá dizer às crianças que irá contar uma história qualquer e todas as vezes que no decorrer da fala o aluno ouvir a palavra vermelho este deverá tentar pegar o objeto antes que o outro o faça, ganhando a brincadeira quem conseguir pegar mais vezes.

14- PEGA-PEGA O RABINHO
MATERIAL: tira de pano ou de sacolas
FAZENDO A ATIVIDADE: cada aluno recebe uma tira de pano, jornal ou sacola e encaixa a ponta da tira na parte posterior da roupa(calça, moletom, short), formando um “rabinho”. Ao sinal do professor, inicia-se o pega-pega, cada aluno tentará proteger seu “rabinho” e ao mesmo tempo tentar pegar o “rabinho” do outro colega.
Regras: o aluno sem rabinho não pode pegar o rabinho do outro colega. A atividade se reinicia quando todos os alunos estiverem sem o “rabinho”.
REFLEXÃO: qual a necessidade de uma pessoa se movimentar? Porque você não ficou parado? Há outra situação na nossa vida em que se não nos movimentarmos teremos algum prejuízo.
REGISTRO ALUNO: formar a palavra movimento com recortes de jornal.
REGISTRO PROFESSOR: auxiliar na formação da palavra “movimento”, junto às letras e mediando o processo de alfabetização.

15- PEGA-PEGA NA LINHA
MATERIAL: quadra com linhas demarcatórias das diferentes modalidades. Ou espaço físico demarcado com giz.
FAZENDO A ATIVIDADE: O professor escolhe aleatoriamente um aluno para ser o pegador.(aconselha-se que o pegador tenha uma camiseta ou colete nas mãos para diferencia-lo dos demais) Os alunos e o pegador só poderão andar sobre as linhas da quadra. Ao comando do professor inicia-se o pega-pega. Se o pegador pegar alguém, esse passa a ser o pegador.
VARIAÇÕES: posso modificar a maneira de movimentar-se na linha(correndo, pulando, andando). Ou aumentando aos poucos o número de pegadores.