quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os Mandamentos do Bom Professor de Educação Física

Caros professores: São muitos os desafios enfrentados no nosso dia a dia, e a nossa responsabilidade como professor é maior ainda. Mas existem diversos mandamentos que determinam a eficiência de um bom professor de Educação Física, elenco aqui alguns deles.

1 - CONFIE COMPLETAMENTE EM VOCÊ – tenha uma fé inabalável na sua habilidade de conseguir atingir seus objetivos e faça com que todos os seus alunos tenham um objetivo em comum;
2- ACREDITE NO SEU TRABALHO – acredite que você tem nas suas mãos uma maneira de dar uma boa aula e poder mudar a vida de muitos alunos;
3- CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE – Para ter sucesso no trabalho, é fundamental saber trabalhar em equipe, tratar bem todos os professores e funcionários, eles poderão ser seus aliados.
4- VISUALIZE-SE COMO ALGUÉM DE SUCESSO – desenvolva sua auto-imagem;
5- ACREDITE QUE SEUS ALUNOS VÃO ATINGIR TODOS OS OBJETIVOS DE SUA AULA – demonstre isso na sua aparência, voz e espírito para o aluno;
6- CURTE AS MUDANÇAS DO SEU DIA A DIA – o trabalho com os alunos não pode virar rotina, procure sempre alterar essa rotina;
7- PLANEJE SEMPRE O SEU TRABALHO, DEPOIS TRABALHE O QUE PLANEJOU – Dê importância ao planejamento. Ele é um fator determinante para o sucesso ou fracasso da sua aula;
8- SEJA SEMPRE ENTUSIÁSTICO EM TODAS AS AULAS – o entusiasmo pode fazer de uma aula “monótona” um verdadeiro sucesso, enquanto o desânimo pode afundar a aula mais motivante. Entusiasmo é fundamental.
9- SÃO OS ALUNOS QUE IMPORTAM - Devemos nos perguntar “O que espero que meus alunos aprendam hoje?” e não “O que eu vou fazer hoje?”
10- O FOCO DURANTE UMA AULA NÃO É O PROFESSOR, MAS SIM O ALUNO - Orgulho sim, arrogância não;
11- ESTUDE OS ALUNOS – É Importante conhecer o material didático, porém, é mais importante conhecer seus alunos;
12- SE VOCÊ QUER QUE ELES SE ARRISQUEM, OFEREÇA SEGURANÇA - Crie um pequeno ritual para o início de cada aula. A quadra é a sala de aula de Ed. Física e precisa ser um terreno do aluno e não esqueça de falar sempre dos exemplos e cultura que eles trazem para escola;
13- VULNERABILIDADE NÃO COMPROMETE A CREDIBILIDADE - Se você disser “eu não sei” isso não significa que a sua classe vai acreditar menos em você. Ao contrário, seus alunos irão te admirar ainda mais;
14- REPITA OS PONTOS IMPORTANTES - A primeira vez que você diz uma coisa, as pessoas escutam. Se você fala uma segunda vez, as pessoas reconhecem aquilo; e se você fala uma terceira vez, elas aprendem.” (William H. Rastetter); - Faça isto, sem ser chato;
15– BONS EDUCADORES FAZEM BOAS PERGUNTAS – Faça perguntas que permitam maiores discussões sobre os temas: Porque isso funciona assim? Qual a razão dessa reação? E se fizéssemos de outra maneira?
16- ESCUTE MAIS DO QUE FALA - Fique atento aos sinais não escritos: olhares, movimentos, entre outros. -Escutar o que os seus alunos dizem, significa que você se importa com eles. Nem tudo é dito por palavras.
17- PERMITE QUE OS ALUNOS ENSINEM ENTRE SI - Realize com seus alunos pequenas atividades físicas, e peça que eles reflitam sobre ela e registrem essas atividades e entenda que o professor não é a única fonte de conhecimento da sala.
18 - E FINALMENTE: PAIXÃO E PROPÓSITO -
O que faz a diferença entre um bom professor e um excelente professor é a paixão pelo ensinar.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Recreação "Projeto: Aprender Com Prazer"

“Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão.
Se forem para dez anos, planta uma árvore.
Se forem para cem anos, educa o povo”.
(Provérbio Chinês)
Apresento a seguir alguns modelos de aulas de Educação Física Escolar(recreação- ciclo I) surgidas de algumas reflexões de ordem didática e pedagógica adquiridos através de aprendizado e observações realizada dentro de um complexo acadêmico, através de estágios, aulas, cursos e principalmente através de experiências realizadas com professores de Educação Física das Diretorias de Ensino de Presidente Prudente, Tupã e Itu.
Quero deixar claro, que em nenhum momento pensei em constituir um roteiro obrigatório e fechado em si, a ponto de ser seguido, mesmo porque, as aulas dependem da realidade de cada unidade. São apenas sugestões que apresento aos colegas, na esperança de que possam auxiliá-los em suas atividades diárias de Educação Física. As atividades, bem como as fotos são dos alunos da EE Professor José Benedito Gonçalves da cidade de Salto/SP com total respaldo da direção escolar (Obs: todas as fotos foram autorizadas). Antes, gostaria de dar a definição e a importância da Educação Física Escolar e da Recreação na vida dos educandos.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: “Elemento educacional caracterizado pelo ensino de conceitos, princípios, valores, atitudes e conhecimentos sobre o movimento humano voluntário e corporiedade no sentido de propiciar ao aluno, através da prática reflexiva de atividades, a otimização de possibilidades e ‘potencialidades’ para o desenvolvimento e movimentação corporal harmônica e eficaz e, em decorrência, desenvolver consciência corporal e a capacitação para atingir objetivos em relação à educação, saúde, prática esportiva e expressão corporal orientadas para a conquista de um estilo de vida ativo e para o pleno exercício da cidadania”. (Hoffman, S.J. & Harris, J.C. - Nahas, M.V.).
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RECREAÇÃO NA ESCOLA: Segundo o Professor Ricardo Jesus da Costa, “A Recreação deve procurar o desenvolvimento das potencialidades individuais latentes que cada um possui e que logo darão riquezas a vida cotidiana”.
Atribuiu-se a Platão a seguinte frase: “Ao ensinar crianças, treine-as através dos jogos e você será capaz de ver mais nitidamente a inclinação natural de cada uma”. Ou seja: Recreação significa: “Recrear a Ação”, e não apenas brincar por brincar.(N.C.Z.)

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15 ATIVIDADES RECREATIVAS E EDUCATIVAS

1- CORRENTE
Posição: Alunos espalhados pela quadra, o professor escolhe um aluno, que será o pegador. (para tornar a atividade mais dinâmica, o professor poderá ser o pegador).
Dinâmica: Ao sinal, o aluno escolhido ou o professor corre atrás dos colegas, aquele que for pego, deverá pegar na mão do pegador e de mãos dadas perseguir os demais de um em um, até formar uma grande corrente. A atividade prossegue, até que todos façam parte dessa corrente.
Regras: 1) A corrente não pode se quebrar, 2) os únicos que podem ser os pegadores são os alunos que estão na ponta da corrente.
Variação: Corrente de duplas
Posição: Alunos espalhados pela quadra, o professor escolhe um aluno, que será o pegador. (para tornar a atividade mais dinâmica, o professor poderá ser o pegador).
Dinâmica: Ao sinal, o aluno escolhido ou o professor, corre atrás dos colegas, aquele que for pego, deverá pegar na mão do pegador e de mãos dadas perseguir os demais de um em um, até formar uma corrente de quatro alunos. Quando isso acontecer a corrente de quatro alunos, se dividirá em 2 grupos de 2 pessoas de mãos dadas e a atividade prossegue, até que todos façam parte da corrente em duplas.
Reflexão:
Após terminar a atividade, o professor e os alunos fazem várias indagações e reflexões sobre a importância da cooperação para o sucesso da atividade e para outros projetos de vida.

02 – MUDA REI
Posição: todos sentados em circulo.
Dinâmica: o professor
escolhe um aluno para ficar do lado de fora e de costas para o circulo, o professor aponta a mão para um aluno do circulo que será o rei. Este deve fazer algum tipo de som, (ex: ficar batendo palmas, estralar os dedos, bater com as mãos no joelho, etc.), e todos os demais devem imitar os gestos do rei. Nesse momento o aluno que estava fora, entra no meio do circulo para tentar descobrir quem é o rei. Sendo que todos devem imitar o rei e disfarçar para que o rei não seja descoberto. Sempre que puder, o rei vai mudando os gestos(batendo os pés, estralando os dedos...) sem que o aluno do meio perceba quem é o rei. O aluno do meio por sua vez tem 03 chances para adivinhar, se acertar, ele senta no lugar do rei e o rei sai do circulo para continuar a atividade.

03- NUNCA TRÊS
Marco: As diferenças existentes entre os movimentos locomotores e não locomotores e como estes se articulam na realização de atividades na nossa vida.
Conceito: Locomoção e não locomoção
Material: Nenhum
Fazendo a Atividade:
Pede-se ao grupo que se espalhem pela quadra de forma que fiquem em duplas parados, de dois em dois, em pé e de mãos dadas. Após isto, é escolhido 2 alunos onde um destes será o pegador e o outro o fugitivo. Ao sinal do professor o pegador tentará tocar no fugitivo, caso isto ocorra inverte-se a perseguição, sempre que quiser o fugitivo poderá segurar a mão de um dos alunos em duplas, caso isto ocorra o aluno da extremidade passa a ser o pegador e este passa a perseguir o que exercia esta função antes da troca.
Variação: nunca três sentados, da mesma forma do exercício anterior, só que ao invés de ficarem em pé, os alunos ficam sentados de dois em dois, (conforme a foto ), sendo que o fugitivo tem que sentar ou na frente ou atrás dos alunos sentados para se salvar. caso sente na frente, o aluno de trás corre em perseguição ao fugitivo e vice-versa.
Refletindo a Atividade:
Quais as dificuldades encontradas na Atividade? Houve algum momento em que ficou mais fácil? Quais os movimentos que fizemos? Quais os tipos de movimentos que podemos realizar parados? Dos movimentos realizados, houve algum que usamos muito no dia-a-dia? Vocês sabem as diferenças entre movimentos locomotores e não locomotores?
Registrando a atividade: solicitar que o aluno traga na próxima semana, uma folha com colagens onde estão presentes os diversos tipos de movimentos.

04- PISCA-PISCA
Posição: alunos sentados em dois círculos concêntricos, (pode-se usar o circulo central da quadra de futsal como referência). Os alunos do circulo de fora, deverão ficar em pé, atrás dos alunos do circulo interno, sendo que um aluno ou o professor ficará em pé sem parceiro (é importante que o professor inicie a atividade).
Dinâmica: após estarem em formação, o aluno ou professor que estiver em pé e sozinho, deve piscar para o aluno que estiver sentado, (nesse momento, todos os alunos que estiverem sentados devem ficar olhando para a pessoa que estiver em pé e sozinho), esse por sua vez, se receber uma piscada, deverá fugir e sentar na frente de quem piscou. O aluno que ficar sozinho continua a atividade, piscando para quem tiver sentado. O aluno que estiver em pé deverá segurar o aluno que estiver sentado para não deixa-lo fugir. Invertem-se as posições quando o professor sentir a necessidade.
Variação:
Essa atividade pode ser realizada na sala de aula, com os alunos sentados no chão ou em cadeiras.

05- FUTEBOL EM DUPLAS
Marco de aprendizagem: interdependência dos segmentos corporais e as necessidades de adaptação que o corpo cria mediante alguma limitação.
Conceito: Interdependência das partes do corpo em movimento, Esquema corporal.
Material: uma Bola
Fazendo a atividade: professor propõe:
a formação de duas equipes; cada equipe de um lado da quadra e de mãos dadas; utilização das regras do futebol de salão, adaptando-as às necessidades discutidas previamente pelo grupo.
Desenvolvimento: As equipes jogam por um determinado tempo, sendo que os alunos que estão em duplas não podem soltar as mãos durante a partida, com exceção do goleiro que fica sozinho no gol.
Variação: pode ao invés de formar duas equipes, serem formadas três equipes, sendo que uma fica de fora (equipes A, B e C).
Reflexão: Como foi jogar o futebol na aula de hoje? Quais as dificuldades encontradas?
Ressaltar as dificuldades, elencá-las, solicitar o porque; destacar como foi desenvolvido o futebol em decorrência de estarem de mãos dadas.
Qual a importância da cooperação e trabalho em grupo para a realização da atividade proposta?
Pontos importantes:
Registrando a atividade:
Alunos: organização de grupos para elaboração de um texto-síntese, enfocando os pontos importantes discutidos no “Reflexão”.
Professor:
realiza a análise da produção dos alunos; observa a aproximação ou distanciamento em relação aos pontos importantes e ao marco da atividade.

06- CAÇADOR, TIGRE E O ESCUDO
1) UNIDADE TEMÁTICA: Conhecendo o movimento
2) CONCEITO: Coordenação Motora
3) ENFOQUE DO CONCEITO: Coordenação Motora é a capacidade física que permite a realização de movimentos combinados.
4) PROBLEMATIZAÇÃO: hoje vamos falar sobre Coordenação Motora, alguém já ouviu falar sobre essa palavra em algum lugar? Onde? Sabem seu significado?
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
MATERIAL: nenhum.
FORMAÇÃO INICIAL: Dividir os alunos em duas colunas, uma equipe A e a outra B, uma de frente para outra a uma distância de 4 metros.
DESENVOLVIMENTO: A atividade consiste em TIGRE(vence o escudo e perde do caçador); CAÇADOR( vence o tigre e perde para o escudo); ESCUDO (vence o caçador e perde para o tigre).
As equipes combinam os movimentos que irão fazer(a cada rodada o professor pode escolher um aluno para ser o lider), se tigre, os braços para frente e rugindo; se caçador, as mãos em posição como se estivesse empunhando uma espingarda; se escudo, colocar as dois braços a frente do corpo simulando um escudo. Depois de combinados os movimentos, as equipes voltam para as colunas, sendo que ambas as equipe ficam posicionadas de costas para a outra, e ao sinal do professor eles se viram de frente e fazem os movimentos combinados. Ganha o ponto de acordo com o que está descrito acima. Se fizerem os mesmos movimentos, as duas equipes ganham o ponto.
VARIAÇÃO: Pode-se pedir que os alunos façam primeiro em duplas para pegar prática, depois elaborarem a atividade em grupo.
REFLEXÃO: Qual a importância dos movimentos nas atividades? Quais movimentos foram inventados?
DESTAQUES: O professor deverá proporcionar aos alunos conhecimento sobre Coordenação Motora.
REGISTRO DO ALUNO:
Em grupos, construir um acróstico sobre coordenação motora
REGISTRO DO PROFESSOR:
Observar a aproximação ou o distanciamento em relação ao enfoque da aula
através deste registro.

07-TESOURA, AGULHA, PAPEL E PEDRA
5) UNIDADE TEMÁTICA: Conhecendo o movimento
6) CONCEITO: Coordenação Motora
7) ENFOQUE DO CONCEITO: Coordenação Motora é a capacidade física que permite a realização de movimentos combinados.
8) PROBLEMATIZAÇÃO: hoje vamos falar sobre Coordenação Motora, Qual sua importância no nosso dia a dia?

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
MATERIAL: nenhum.
FORMAÇÃO INICIAL: Dividir os alunos em duas colunas, uma equipe A e a outra B, uma de frente para outra a uma distância de 4 metros.
DESENVOLVIMENTO: A atividade consiste em TESOURA(vence o papel e perde da pedra e da agulha); AGULHA( vence o papel e a tesoura e perde para a pedra); PAPEL (vence (embrulha) a pedra e perde da tesoura e da agulha); PEDRA( vence a agulha e a tesoura e perde do papel).
As equipes combinam os movimentos que irão fazer, se tesoura, com as mãos fazer o movimento de tesoura com o dedo indicador e médio; se agulha, fazer movimento com o dedo indicador; se papel, fazer o movimento com a mão aberta; se pedra, fazer o movimento com a mão fechada. Depois de combinados os movimentos, as equipes voltam para as colunas, sendo que a equipe A fica de frente para equipe B, e ao sinal do professor eles fazem os movimentos combinados. Ganha o ponto de acordo com o que está descrito acima. Se fizerem os mesmos movimentos, as duas equipes ganham o ponto. pode-se fazer primeiramente a atividade em duplas.
REFLEXÃO: Qual a importância dos movimentos nas atividades? Quais movimentos foram inventados?
DESTAQUES: O professor deverá proporcionar aos alunos conhecimento sobre Coordenação Motora.
REGISTRO DO ALUNO:
Em grupos, refletir sobre a importância da coordenação.
REGISTRO DO PROFESSOR:
Observar a aproximação ou o distanciamento em relação ao enfoque da aula através deste registro.

08- FUTEBOL GREGO
UNIDADE TEMÁTICA: Conhecendo o Movimento
CONCEITO: Movimento Humano
ENFOQUE DO CONCEITO: A Educação Física estuda o movimento humano.
PROBLEMATIZAÇÃO: Professor conversa inicialmente com seus alunos, para levantar conhecimentos prévios sobre a meta proposta:
O que vocês acham que se aprende nas aulas de Educação Física?
Vocês já ouviram falar em movimento? E o movimento humano?
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Material: 2 bolas.
Formação Inicial: Os alunos deverão formar um grande círculo, com todos em pé, de mãos dadas, e em seguida o professor coloca no meio do circulo uma bola, sendo que os alunos em circulo e sem soltar as mãos devem ir tocando a bola de pé em pé de uma extremidade da quadra até chegar do outro lado e marcar um gol. Se a bola sair do circulo, todos devem buscar a bola sem soltar as mãos e desfazer do circulo e continuar a atividade.
Variações: O professor pode sugerir que seja feito dois grupos(A e B), cada grupo com uma bola, e cada grupo tem que sair ao mesmo tempo de dentro de uma área de gol e chegar até a outra área sem que uma equipe atropele a outra e marcar um gol.
Reflexão:
Quais os movimentos foram realizados na atividade?
Seria possível participar dessa atividade parados? Por que?
Foi difícil escolher o seu movimento?
Se essa atividade foi realizada com movimentos, então o que se aprende mesmo nas aulas de Educação Física?
É possível viver sem movimentos?
Qual a importância do grupo na realização da atividade?
Destaques da reflexão:
A Educação Física deverá proporcionar e ampliar o conhecimento sobre o movimento humano
Movimento é definido como: a mudança de posição do corpo ou dos segmentos corporais no espaço e no tempo.
Registros:
Alunos1: Divididos em pequenos grupos, deverão recortar de revistas, figuras que representam o movimento humano.
Alunos2: Deverão colar suas figuras em uma cartolina, formando um painel único da classe.
Professor: Deverá observar a aproximação da meta proposta, fazendo as intervenções necessárias.

09-GAVIÃO, GALINHA E PINTINHO
Unidade temática: Conhecendo o movimento
Conceito: Agilidade
Enfoque de Conceito: A Agilidade é a capacidade que nos permite a execução rápida de movimentos.

Fazendo a Atividade:
Forma-se uma única coluna, sendo que todos deverão segurar na cintura do outro, o aluno que ficar postado à frente da coluna será a ‘Galinha’. um aluno ficará fora dessa coluna, este será o “Gavião”, que deve ficar na frente da Galinha devendo se colocar a uma distância de 3 metros. O último da fila será o ‘PINTINHO’.
Ao sinal do professor, o GAVIÃO, tenta correr para pegar o pintinho, e a GALINHA se coloca na frente do GAVIÃO na tentativa de proteger o PINTINHO.
Os demais alunos deverão se deslocar sem soltar as mãos da cintura do companheiro. Assim que o GAVIÃO pegar o PINTINHO, o professor escolhe outro aluno para representar o papel do ‘gavião, pintinho e galinha’.
Variação: pode-se formar duas colunas, dependendo do número de alunos.
Reflexão dos alunos: Qual a importância do trabalho cooperativo na execução da atividade?

10- ENTULHO DE TÊNIS
Material: nenhum
Formação inicial: Dividir a classe em dois grupos, sendo que cada grupo deve tirar seus tênis e deixa-los em uma extremidade da quadra. Os alunos ficam perfilados do outro lado da quadra.
Desenvolvimento: ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fileira, deverá correr, achar seu tênis que está misturado com os outros e colocar no pé e amarrar os cadarços, voltar correndo e bater na mão do segundo da fileira, este por sua vez deve correr até o entulho de tênis e proceder da mesma forma do anterior. A atividade termina quando todos estiverem de tênis.
Variação: dividir em duas equipes colocar em uma extremidade todos os calçados. Dado o sinal, todos os alunos correrão até os tênis, colocando e voltando ao ponto de partida, vencendo a equipe que terminar primeiro a tarefa.

11- OS ANIMAIS
Material: papel com nomes de animais e lenço
Formação Inicial: alunos em circulo, sendo que cada aluno recebe o nome de um animal, por sorteio ou aleatoriamente. Ex: se tiver 30 alunos, serão 6 gatos, 6 cachorros, 6 cavalos, 6 vacas, 6 galinhas... Depois o professor pede para os alunos imitarem os animais para se familiarizarem com o som.
Fazendo a atividade: Após as devidas explicações, o professor pede para que cada aluno feche os olhos ou coloquem um lenço nos olhos e comece a imitar o som do animal ao qual lhe foi atribuído. O objetivo de cada aluno é se juntar aos demais pelo som do animal formar um só grupo com o animal designado.
Reflexão: qual a importância da audição, percepção e criatividade para execução da tarefa. Pode se trocar os grupos de nomes de animais ou aumentar mais animais na brincadeira.

12-CAMPO MINADO
Material: bambolês e giz
Formação inicial: alunos divididos em duas equipes, ‘A’ e ’B’, sendo que uma equipe de cada vez, tentará chegar ao último bambolê ou circulo feito com giz na quadra ou pátio, sem pisar no campo minado.
Desenvolvimento: o professor coloca os bambolês no chão ou faz vários círculos numerados de 1 a 28, sendo a primeira fileira composta de 7 círculos(com três campos minados), depois 6 círculos(com três campos minados), depois 4 círculos(com dois campos minados), 3 círculos (com dois campos minados), 2 círculos (com um campo minado) e um circulo que será a etapa final. Somente o professor sabe onde estão os campos minados através de desenhos feitos em uma folha.
Fazendo a atividade: O professor faz o mesmo desenho numa folha, sendo que a primeira equipe, sendo um de cada vez diz um número de 1 à 7, e pisa neste circulo numerado. Através deste número, o professor vai saber se esse círculo é ou não um campo minado. Se for, o professor diz ‘BUM’ e o aluno volta ao seu lugar e o próximo da equipe tentará executar a prova prestando atenção para não pisar no mesmo círculo onde estava minado, caso o circulo não esteja minado, o aluno continua, desta vez pisando na próxima fileira de círculos, tentando chegar ao círculo 28. Caso esse aluno consiga chegar ao círculo de número 28, esse marca um ponto para sua equipe e o próximo da equipe tenta marcar outro ponto, sendo que o professor usa outro desenho para diferenciar o percurso. Assim que todos da equipe ‘A’ participarem, será a vez da equipe ‘B’.

13-DANÇA CIRCULAR
Material: aparelho de som com musicas agitada
Formação inicial: al
unos em círculo em um espaço delimitado pelo professor, sendo que deve haver uma distancia de 2 metros entre o primeiro e o último do círculo.
Fazendo a atividade: o professor coloca uma música, sendo que o primeiro da fila começa a se movimentar em círculo e dançar. Todos os alunos do circulo devem repetir o mesmo movimento deste aluno. Após uns 30 segundos, o professor pára a música e esse aluno que estava na frente vai para o final da fila. O professor coloca novamente a música e o segundo aluno do circulo continua a dançar com um movimento diferente do primeiro aluno. E assim sucessivamente.
Para incrementar ainda mais a atividade, o professor pode fazer uma montagem com vários trechos de músicas com vários ritmos musicais.

14-FANTOCHE
Material: rádio e cd
Formação inicial: alunos divididos em duplas, sendo um em pé e o outro sentado.
Fazendo a atividade: alunos dispostos pela quadra em duplas sendo que o aluno que esta em pé, com movimentos suaves usando os dedos indicadores e polegares e ao som da música, tenta movimentar de várias formas possíveis as partes do corpo do aluno que está sentado e sem toca-lo, movimentado as mãos, pés, braços, cabeça, etc. após 3 ou 4 minutos, é trocado as posições dos alunos.

15-TUBARÃO E ILHA
Material: 1 folha de jornal para cada aluno e 1 aparelho de som com músicas agitadas
Formação inicial: alunos e
spalhados em um determinado local da quadra, tendo cada aluno uma folha de jornal. sendo que os jornais são ilhas, e os alunos são tubarões.
Fazendo a atividade:(forma competitiva) o professor pede para que cada aluno coloque a folha de jornal no chão e explica que ao tocar a música, os alunos(tubarões) devem se movimentar(dançar) por entre as ilhas e o professor aproveita para tirar uma ou duas folhas de jornal(ilhas). Quando a música for interrompida pelo professor, o tubarão tem que ocupar uma das ilhas. Quem ficar sem ilha será eliminado, e assim sucessivamente até se chegar ao vencedor.
Variação:(forma cooperativa) da mesma forma da atividade anterior, só que desta vez, o professor vai tirando as ilhas e quando a musica for interrompida, quem ficar sem ilha não será eliminado e deve ser convidado pelo tubarão que ocupou uma das ilhas. Termina a atividade quando restar apenas uma ilha com todos os tubarões nela.
Reflexão: como foi a primeira atividade? Como foi a segunda atividade?
Qual foi a melhor atividade? Porque?
Qual a importância da cooperação no trabalho em equipe?

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O Papel do Professor de Educação Física

fotos autorizadas: alunos da EE Prof. José Benedito Gonçalves - Salto/SP
O professor de Educação Física não deve ser repetidor de séries exaustivas de exercícios, mas deve se transformar naquele que dirige as experiências da criança permitindo-lhe produzir. Não deve ser o elemento que determina e corrige; deve ser o orientador, aquele que propõe as atividades, controla o processo, interage, encoraja e valoriza a criança no grupo. Assim a orientação implica na consideração das características individuais; motivação, direito ao erro, auto correção, espontaneidade.

Do ponto de vista prático o professor deverá esforçar-se para:
-colocar a criança diante de situações reais com uma tarefa concreta a desempenhar, orientando-a de forma a dirigi-la para uma execução de conformidade com os objetivos, de tal forma que ela possa:
-Perceber as dificuldades e resolvê-las;
-Julgar suas possibilidades e contornar as dificuldades apresentadas;
-Corrigir os eventuais erros (só, ou com ajuda dos colegas ou professor).

No desenvolvimento de uma aula o professor deverá:
- Reunir as crianças de maneira informal(sentadas ao seu redor);
- Informar o que se pretende com as atividades que serão desenvolvidas;
- Informar de maneira clara e breve o que elas deverão realizar;
- Propor variações sobre as atividades ou aceitar as variações propostas pelos alunos;
- Orientar as execuções das atividades no que se refere a prevenção de acidentes;
- Estimular a cooperação através de jogos ou atividades de auxilio mútuo;
- Observar a criança em movimento e detectar suas dificuldades para a conseqüente orientação;
- Propiciar número suficiente de tentativas, tanto no decorrer de uma aula, como em aulas sucessivas;
- E por fim, planejar suas aulas sempre de forma mais simples para a mais complexas, respeitando a faixa etária e a evolução pessoal de cada criança.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Jogos Cooperativos e Jogos Competitivos

(fotos autorizadas: alunos da EE Professor José Benedito Gonçalves - Salto/SP)
Um dos temas palpitantes da prática educacional, hoje em dia, é o dos jogos competitivos e cooperativos. O aumento da conscientização da necessidade de incentivar e desenvolver o espírito de cooperação, de participação numa comunidade vem transformando profundamente o estilo de se trabalhar em grupo.
A própria capacidade cooperativa é um quesito valorizado na hora de conseguir emprego, porque as pessoas estão descobrindo que não da para ir muito longe sozinha.
Antigamente, as grandes invenções eram atribuídas a uma pessoa. Foi assim com o telefone, com a lâmpada. Hoje, são as equipes que trabalham em conjunto, e unir-se de maneira eficiente tornou-se muitíssimo importante. Há muito que os jogos estão presentes nas atividades educacionais, mas a maior parte dos jogos tradicionais no ocidente são competitivos. O conceito de jogos cooperativos teve inicio com Terry Orlick, pesquisador canadense que, a partir de estudos iniciados nos anos 70, desenvolveu o principio destas atividades físicas cujos elementos primordial são: a cooperação, a aceitação, o envolvimento e a diversão.
A idéia difundiu-se e hoje diversos autores desenvolvem jogos cooperativos aplicados a educação, administração de empresas e serviço comunitários.
Orlick questionou as regras dos jogos tradicionais e adaptou-os para transformá-los e jogos cooperativos. Neles o confronto é eliminado e joga-se uns COM os outros, ao invés de uns CONTRA outros. A comunicação e a criatividade são estimuladas para se alcançar um objetivo comum.
No Brasil, Fabio Otuzi Brotto, autor do livro “Jogos cooperativos” (Ed. Projeto Cooperação). É um dos precursores desse novo enfoque que visa, segundo ele, harmonizar o desenvolvimento da habilidade física com o desenvolvimento das potencialidades pessoais e coletivas dos alunos.
Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar uma meta, enquanto que nos jogos competitivos cada pessoa ou time tenta atingir um objetivo melhor do que o outro. Ex: marcar gols, cumprir um percurso em menor tempo. Etc.
O quadro abaixo nos da uma idéia das principais características dos dois tipos de jogos.

JOGOS COMPETITIVOS
Visão de que “só tem para uns”;
Objetivos exclusivos;
Ganhar DO outro;
Jogar CONTRA;
Tensão;
A vitória é somente para alguns.



JOGOS COOPERATIVOS
Visão de que “tem para todos”;
Objetivos comuns;
Ganhar COM o outro;
Jogar COM;
Descontração;
A vitória é compartilhada.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Projeto "Aula Teatral"

O projeto teatral em Educação Física, tem como objetivo trabalhar a expressão, criatividade e desibinição dos alunos com aula voltada ao teatro. A aula consiste em 04(quatro) momentos: - dividir os alunos em grupos; - explicar aos alunos que eles tem 3 minutos para trazer até a quadra e em lugar determinado qualquer tipo de objetos que eles encontrarem pelo pátio(com a condição de depois da atividade, recolocá-los no mesmo local), pode-se delimitar o número de objetos por grupos; - depois de recolhidos os objetos, explicar aos alunos que através dos objetos encontrados pelo grupo, eles terão cerca de 15 a 20 minutos para ensaiar uma peça de teatro relacionado com os objetos encontrados; - após o tempo estipulado, os grupos terão cerca de 03 a 05 minutos(sendo um grupo de cada vez, enquanto os outros grupos ficam assistindo) para apresentar a peça que deverá falar sobre os objetos encontrados. é importante que todos participem da aula teatral. O professor pode ainda deixar um tema livre para os grupos ou sortear para cada grupo temas a serem trabalhados, como por exemplo: meio Ambiente, disciplina em sala de aula, saúde, etc. Esse projeto pode ser desenvolvido em cerca de 45 a 50 minutos. ou seja em uma aula.

Projeto "Alongando com Prazer"

A preocupação com uma melhor qualidade de vida dos alunos da EE Professor José Benedito Gonçalves, fez com que, além das atividades de alongamento antes e depois das aulas de Educação Física, fossem realizadas diariamente na quadra da escola, com o envolvimento de todos os professores e alunos o projeto “ALONGANDO COM PRAZER,” que tem como objetivo deixar os alunos mais calmos e menos agitados para o inicio das aulas colaborando desta forma com o aprendizado dos alunos e também lembrando-os de manter uma postura correta, principalmente da coluna vertebral.”

O alongamento é uma atividade física que permite a melhoria da elasticidade muscular. A elasticidade muscular permite a realização de movimentos amplos e com economia de esforço.
Atividades muito intensas, onde há o uso de grande quantidade de força, hipertrofiam os músculos e se não for feito um trabalho adequado de alongamento a pessoa sofrerá dificuldades ao se movimentar.


DEPOIMENTO:
O alongamento é muito legal, deixa o corpo relaxado quando entramos na sala de aula, a minha letra fica mais bonita. O alongamento é bom para todo o nosso corpo, mexe com os braços, o pescoço e tudo mais. O professor é muito legal, quando fazemos o along
amento duas pessoas são escolhidas para ir à frente para representar a sua classe. É muito legal fazer alongamento, não só porque alonga todo o corpo, mas porque deixa mais relaxado e fica mais leve.
Tayná Aparecida - 3ª série B - 05-12-07

Projeto "Pipa Consciente"

Foi realizado durante o mês do folclore na EE Professor José Benedito Gonçalves a 2ª Oficina de “Pipa Consciente”, onde os educandos além de confeccionar sua própria pipa, tiveram momentos agradáveis na hora de soltá-las. Vale ressaltar o envolvimento de todos os educadores no evento que tinha como grande objetivo o de conscientizar as crianças do perigo do cerol (mistura de vidro e cola) usado em linhas que empinam pipas. Destaque para o palestrante, o motoboy Sidney Aparecido da Silva que recentemente esteve envolvido em um gravíssimo acidente com cerol, e através da palestra e amostragem de fotos, conseguiu sensibilizar os 700 educandos da escola.


DEPOIMENTO:

Nós fizemos uma pipa na escola com os professores de Educação Física e Educação Artística, e a minha pipa ficou colorida e muito bonita. Depois fomos soltar e a minha pipa enrroscou na árvore, o professor pegou pra mim e eu soltei de novo e ela voou lá no alto. Foi muito legal! E lembrem-se: CEROL NEM PENSAR.

Nathalia Sales da Silva - 9 anos - 3ª série A - Set. de 2007.

OS 10 MANDAMENTOS DO BOM PIPEIRO

1- NÃO SOLTAR PIPAS EM DIAS DE CHUVA OU RELÂMPAGOS, ELA FUNCIONA COMO PÁRA-RAIO, CONDUZINDO ENERGIA;
2- NÃO SOLTAR PIPAS PERTO DE ANTENAS, FIOS TELEFÔNICOS OU ELÉTRICOS E TOME MUITO CUIDADO COM RUAS E LUGARES MOVIMENTADOS. PROCURE SEMPRE OS LUGARES ABERTOS, COMO PARQUES E PRAÇAS;
3- SE A PIPA SE ENROSCA EM FIOS (FATO MUITO COMUM), NÃO TENTE TIRÁ-LA. É SEMPRE MELHOR PERDER A PIPA QUE A VIDA;
4- NÃO USAR LINHA METÁLICA, COMO FIO DE COBRE DE BOBINAS;
5- EM DIAS DE VENTO FORTE, QUANDO AS PIPAS SÃO ARRASTADAS COM FORÇA É BOM USAR LUVAS PARA NÃO QUEIMAR AS MÃOS NA LINHA;
6- OLHAR BEM ONDE PISA, ESPECIALMENTE AO ANDAR PARA TRÁS;
7- EM VEZ DE CORRER ATRÁS DE PIPA VOADA, FAÇA OUTRA. CORRER ATRÁS DE PIPA É CORRER RISCO DE SER ATROPELADO;
8- ATENÇÃO COM MOTOS E BICICLETAS. A LINHA PODE SER PERIGOSA PARA ELES. MUITOS ACIDENTES ACONTECEM PORQUE AS LINHAS NÃO PODEM SER VISTAS;
9- NÃO USAR EM HIPÓTESE ALGUMA LINHA CORTANTE(CEROL). É MUITO COMUM QUE CORTE AS PESSOAS OU O PRÓPRIO PIPEIRO. PORTANTO, NUNCA USE CEROL. ELE É PROIBIDO POR LEI;
10- NÃO EMPINAR PIPA EM LAJES OU TELHADOS. LEMBRE-SE: QUEM DEVE FICAR NO ALTO É A PIPA E NÃO O PIPEIRO, POIS UMA QUEDA PODERÁ SER FATAL.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Projeto ParaPan-ParaVida

a) Objetivo: Proporcionar aos alunos do ensino fundamental (ciclo I) da E.E. Professor José Benedito Gonçalves da cidade de Salto, a oportunidade de participar e ao mesmo tempo vivenciar algumas modalidades esportivas realizadas durante o Parapan do Rio de Janeiro, bem como saber das dificuldades enfrentadas pelos atletas, trabalhando desta forma a inclusão e o não preconceito. Além é claro, de conscientiza-los da importância da atividade física no seu dia a dia.
b) Público beneficiado: Cerca de 700 alunos, sendo 350 do período da manhã e 350 do período da tarde, professores e as famílias, pois foi realizado um trabalho de conscientização com os alunos a respeito de informar aos pais sobre a importância da atividade Física para “Toda a Vida”.
c) Profissionais envolvidos: Desde quando o assunto foi sugerido no HTPC da Escola, pelos professores de Educação Física, todos os Professores e funcionários se envolveram para a elaboração do Circuito Parapan-Paravida, que teve o respaldo total da direção da Escola.
d) Descrição da programação: Os professores de Educação Física resolveram trabalhar o tema Parapan, por ser um tema bastante atual e também por trabalhar as diferenças e a inclusão dos alunos. O tema e a forma do circuito Parapan – Paravida foi passado no HTPC para ser realizado em forma de circuito, e contou com a colaboração de todos.
e) Forma do Circuito Parapan: Foram elaboradas 06 etapas em forma de circuito, sendo que cada etapa teve a duração de 10 minutos, onde os alunos puderam vivenciar como são difíceis as provas e como supera-las, trabalhando desta forma a inclusão.
f) Modalidades: As modalidades foram as seguintes:
f.1 - Voleibol sentado: Os alunos tinham que jogar sentados, como se tivessem alguma deficiência nos membros inferiores;

f.2 - Arremesso de peso sentado: Os alunos tinham que arremessar uma bola pequena de medicinebol, sentado em uma cadeira e sem apoiar os pés no chão, como se estivessem sentados numa cadeira de rodas e com alguma deficiência nos membros inferiores.
f.3 - Basquetebol sentado: Sentado em uma cadeira e sem apoiar os pés no chão os alunos tinham que arremessar uma bola de borracha dentro de um balde, como se estivessem sentados numa cadeira de rodas, e com alguma deficiência nos membros inferiores;
f.4 - Chute ao gol de olhos vendados: Os alunos tinham que ficar com os olhos vendados e chutar a bola no gol formado por dois cones, vivenciando desta forma, um atleta com deficiência visual;
f.5 - Corrida com olhos vendados: Alunos em duplas. um com os olhos vendados e o outro como guia, tinham que correr, dar a volta no cone e voltar, vivenciando um atleta com deficiência visual;
f.6 - Corrida com pés amarrados: Os alunos tinham que sair correndo com os pés amarrados por uma borracha, dar a volta em um cone e voltar. Vivenciando um atleta com algum tipo de deficiência dos membros inferiores.
DEPOIMENTO:
Pra mim, o ParaPan-ParaVida, foi muito legal. As provas que o professor de Educação Física fez para nós crianças sentirmos na pele o que é ser deficiente nos ensinaram muito.
Eu aprendi que os deficientes se esforçam muito mais que as pessoas em perfeitas condições, aprendi que todos nós temos que “correr” atrás dos nossos sonhos, aprendi que temos que nos esforçar para superar as dificuldades do mundo.
Enfim, eu aprendi coisas muito importantes.

Ingrid - 4ª série C - agosto de 2007.

"Navegando pelo Corpo Humano"

JUSTIFICATIVA: proporcionar aos 140 alunos das quartas séries A, B, C, D , da E.E. Profº José Benedito Gonçalves a oportunidade de através da Educação Física conhecer seu próprio corpo através do ambiente da informática podendo explorar cada parte do corpo sabendo de sua importância e função e ao mesmo tempo se familiarizando com o computador.
OBJETIVOS: Conhecer o funcionamento do corpo;
Familiarizar com computador;
Valorização do aluno (auto-estima);
CONTEÚDO: sistema esquelético, muscular, digestivo, circulatório, respiratório e outros órgãos importantes (figuras, escritas e animações)
DURAÇÃO: Para cada série foram utilizadas 04 aulas de Educação Física no período de outubro e novembro de 2007.
ETAPAS:
Aulas teóricas com utilização de cartazes do sistema esquelético, muscular e circulatório;
Aulas teóricas sobre ‘órgãos do corpo’, com a utilização do ‘DORSO’ e vídeo sobre visão e audição;
Aula de informática sobre o corpo humano;
Avaliação em forma de loteria, com 12 perguntas.
AVALIAÇÃO: através do aprendizado, envolvimento dos alunos e loteria do corpo humano.
Foto: alunos da 4ª série 'A' durante aula sobre o corpo humano

Dia da Consciência Negra - Resgate da Cultura Afro

Para refletir:
“ Enquanto a cor da pele for mais importante que o
brilho dos olhos, sempre haverá guerras.”

( Bob Marley, Músico Jamaicano)
No dia 20 de novembro, Dia da consciência Negra, os alunos da EE Professor José Benedito Gonçalves trabalharam com seus professores esse tema. Na Educação Física não foi diferente. Além de tratar do assunto na parte teórica, contando a história desde a chegada dos escravos ao Brasil por volta de 1620, sua contribuição para o crescimento do Brasil através das lavouras, os primeiros passos da capoeira, a luta pela liberdade até a assinatura da Lei Áurea em 1888. Também foi desenvolvido com os alunos a parte prática, sendo trabalhado o “Maculelê”, uma dança de origem Afro-indígena trazida pelos negros da África para cá e mesclada com a cultura dos índios, resgatando desta forma essa importante manifestação cultural e educativa, ou seja, trabalhando contra a discriminação e com sua historicidade, e não separando do movimento cultural e político que a gerou. Este breve relato nos faz entender a riqueza de movimentos e de ritmos que a sustentam. (colaboração: Professor Xandy-Capoeira de Rancharia)
foto: acima, alunos da 4ª série 'B' e abaixo,
alunos da ª 3ª série 'B' durante aula de maculelê

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce." (Fernando Pessoa)

Caros amigos, com o objetivo de valorizar e divulgar os trabalhos realizados na área da educação, no meu caso, como professor de Educação Física da Rede Pública, estamos criando este blog. Espero através deste, fazer novas amizades e adquirir mais experiência e conhecimento dentro da minha área de atuação. Com certeza esse novo trabalho é a realização de um grande sonho, um sonho possível. É como disse Lewis Mumford "A tecnologia ensinou uma lição à humanidade: nada é impossível."