sábado, 3 de setembro de 2011

OBESIDADE INFANTIL:

verificando a estatura
       A obesidade infantil vem crescendo assustadoramente em todo o mundo, com isso é inevitável falarmos nesse assunto. Segundo o Guia Alimentar para a população Brasileira, em pesquisa recente na região sudeste com crianças de 10 anos, 16,9% dos meninos e 14,3 das meninas que estudam em escolas públicas têm problemas de obesidade. Esses problemas quando ocorrem na infância são alarmantes, pois a criança está em fase de crescimento e pode ter comprometido o desenvolvimento normal de sua estrutura óssea. (Ministério da Saúde-2005).
verificando o peso

            Na avaliação biométrica (peso e altura) realizada em 2011, durante as aulas de  Educação Física, foram avaliados 503 alunos(manhã e tarde). Através da tabela de IMC Infantil e de posse do peso e altura dos alunos foi possível Levantar os dados da situação nutricional dos alunos e comparar com os dados dos anos anteriores.
         (OBS: Os testes de peso e altura foram realizados em uma balança doméstica (tipo as de banheiro) e fita métrica fixada na parede).
         Confira abaixo a tabela com os resultados nutricionais de 1.787 alunos avaliados desde 2008.

             O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo (peso) pela altura².
               Os resultados de 2011 mostram que 180 alunos estão abaixo do peso (35,79%), 224 alunos estão com o peso normal (44,53%), 65 alunos estão pré-obeso (12,92%) e 34 alunos estão com obesidade (6,76%) Verifiquei que dos 503 alunos avaliados, 55,23% estão fora do peso ideal, ou seja, estão na categoria abaixo do peso, pré-obeso ou obesidade e 44,77% estão com o peso normal. A pesquisa mostra que 99 alunos (19,68%) estão acima do peso (pré-obeso ou obesidade).

ESTADO NUTRICIONAL DOS PAIS

alunos calculando o IMC dos pais
            Os alunos das 4ª séries aprenderam a fazer o calculo do IMC e realizaram na sala de aula durante as aulas de Educação Física o cálculo do IMC de 120 pais ou responsáveis (57 homens e 63 mulheres) e os dados apesar de serem semelhantes aos de 2008(163 pais avaliados), são mais alarmantes: 2,50% estão abaixo do peso, 50% estão com peso normal e 47,50% estão com sobrepeso ou obesidade. Confira a tabela abaixo a situação nutricional dos pais ou responsáveis.

sábado, 14 de maio de 2011

SÓ NO SAPATINHO

SAMBA NO PÉ

Aproveitando o Curso “Jogos, Lutas, Ritmos e Danças” realizado em outubro de 2010 pela PCOP Maria Cecília Fardo aos Professores de Educação Física da Diretoria de Ensino de Itu e aproveitando também o período do carnaval 2011, foi realizado no final de fevereiro e inicio de março durante as aulas de Ed. Física na E.E. Professor José Benedito Gonçalves (Zezito) na cidade de Salto para os alunos do 5º ano(4ª série), aulas de ‘SAMBA’, uma dança popular brasileira. Foram ensinados 6 passos da dança e necessárias 3 aulas para o aprendizado dos alunos. No final, vários alunos aprenderam a sambar sendo muito gratificante para eles. Devido a empolgação, foi preciso fazer uma competição de samba entre eles. Depois de uma peneira foi selecionado 30 alunos para a final. A Diretora Simone e a Vice Tânia foram as Juízas do evento. A classificação final ficou assim: 1º lugar: Caio da 4ª 'A'; 2º lugar: Victor da 4ª 'B'; 3º lugar: Ana Flavia da 4ª 'C'; 4º lugar: Carlos da 4ª 'D'; 5º lugar: Fabricio da 4ª 'B' e 6º lugar: Sarah da 4ª 'B'.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

CAÇA AO TESOURO 2011

Vinicius de Moraes dizia que:
“A vida é a arte do encontro embora haja tanto desencontro pela vida”.
Esse foi o objetivo da “6ª Gincana Caça ao Tesouro 2011”, através de um grande ‘labirinto’ com várias provas de encontros e desencontros onde os alunos puderam vivenciar individualmente e coletivamente várias atividades lúdicas visando o conhecimento, a integração e a socialização. As provas realizadas foram: jogo da memória dos professores, prova dos peixinhos, quebra cabeça, prova do dado, prova do desenho, prova da rede, prova do imã e prova do cadeado.
A 6ª edição do “Caça ao Tesouro 2011 foi idealizada e     realizada durante as aulas de Educação Física.
Ao final conseguiram conquistar o tesouro através de seus próprios esforços.  
A gincana de páscoa foi realizada no dia 19 de abril nos eríodos da manhã e tarde e teve a participação de 20    turmas (classes) divididas em 04 grupos com duração de 1 hora e 30 minutos cada turma. Confiram as fotos.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

FREQUÊNCIA CARDÍACA DIGITAL

FREQUÊNCIA CARDIACA DOS ALUNOS DA
ESCOLA ZEZITO É MONITORADA DIARIAMENTE

      Esta sendo realizado na EE Prof. José Benedito Gonçalves(Zezito) na cidade de Salto/SP durante as aulas de Educação Física com os alunos de todas as séries/anos a verificação da Frequência Cardíaca( F.C ). Através de um “Monitor Cardíaco” de transmissão digital a cada aula é escolhido um aluno e desta forma pode se monitorar os batimentos cardíacos deles. Assim, o professor de Educação Física consegue controlar a intensidade das atividades dadas sem prejuízos a saúde dos mesmos.    
É a tecnologia a serviço da saúde.
        Mas Para quem não requer deste recurso também dá para fazer as atividades com segurança, através de um método simples que é aferimos a freqüência cardíaca.
Para medir a freqüência cardíaca, deve-se colocar a polpa do dedo indicador e médio sobre o pulso (lateral do pulso, ao lado do dedão).
     Depois de um período de atividades,  durante um período de 15 segundos, contam-se as pulsações das artérias, que correspondem aos batimen­tos cardíacos. Multiplica-se o número achado por 4, para se achar a F.C. por minuto. Exemplo: 25 batimentos em 15 segundos é igual a 100 batimentos por minuto.
        Durante os exercícios, a freqüência cardíaca (F.C.) não deve ser superior à sua F.C. máxima. Que Pode ser cal­culada assim:
                                          F.C.máxima= 220-idade

Exemplo:
Idade: 30 anos
F.C. máxima: 220 - 30 = 190 batimentos por minuto
F.C. de intensidade de atividades(50% a 70%) = entre 114 e 133 bati­mentos por minuto
Para maiores informações procure o profissional de Educação Física da sua escola.