Para refletir:
“ Enquanto a cor da pele for mais importante que o
brilho dos olhos, sempre haverá guerras.”
( Bob Marley, Músico Jamaicano)
No dia 20 de novembro, Dia da consciência Negra, os alunos da EE Professor José Benedito Gonçalves trabalharam com seus professores esse tema. Na Educação Física não foi diferente. Além de tratar do assunto na parte teórica, contando a história desde a chegada dos escravos ao Brasil por volta de 1620, sua contribuição para o crescimento do Brasil através das lavouras, os primeiros passos da capoeira, a luta pela liberdade até a assinatura da Lei Áurea em 1888. Também foi desenvolvido com os alunos a parte prática, sendo trabalhado o “Maculelê”, uma dança de origem Afro-indígena trazida pelos negros da África para cá e mesclada com a cultura dos índios, resgatando desta forma essa importante manifestação cultural e educativa, ou seja, trabalhando contra a discriminação e com sua historicidade, e não separando do movimento cultural e político que a gerou. Este breve relato nos faz entender a riqueza de movimentos e de ritmos que a sustentam. (colaboração: Professor Xandy-Capoeira de Rancharia)
“ Enquanto a cor da pele for mais importante que o
brilho dos olhos, sempre haverá guerras.”
( Bob Marley, Músico Jamaicano)
No dia 20 de novembro, Dia da consciência Negra, os alunos da EE Professor José Benedito Gonçalves trabalharam com seus professores esse tema. Na Educação Física não foi diferente. Além de tratar do assunto na parte teórica, contando a história desde a chegada dos escravos ao Brasil por volta de 1620, sua contribuição para o crescimento do Brasil através das lavouras, os primeiros passos da capoeira, a luta pela liberdade até a assinatura da Lei Áurea em 1888. Também foi desenvolvido com os alunos a parte prática, sendo trabalhado o “Maculelê”, uma dança de origem Afro-indígena trazida pelos negros da África para cá e mesclada com a cultura dos índios, resgatando desta forma essa importante manifestação cultural e educativa, ou seja, trabalhando contra a discriminação e com sua historicidade, e não separando do movimento cultural e político que a gerou. Este breve relato nos faz entender a riqueza de movimentos e de ritmos que a sustentam. (colaboração: Professor Xandy-Capoeira de Rancharia)
foto: acima, alunos da 4ª série 'B' e abaixo,
alunos da ª 3ª série 'B' durante aula de maculelê
7 comentários:
Professor!!! Amei o Blog.
Excelente mesmo, isso sem dúvida ajudará muitos educadores e é interessante essa troca de conhecimento.
Beijokas.
Olá professor. Parabéns pelo projeto. Quando quiser trocar ideias a respeito de cultura afro-brasileira visite meu blog: http://brasilafroaxe.blogspot.com.Abraços, Ana Paula Fernandes de Mendonça
Ola Profº adorei seu blog
gostaria de trocar idéias com vc ou uns toks sobre atividades de Flexibilidade no 3°ano do ensino fundamental ao 5° ano.
se quiser me mandar alguma coisa sobre o assunto me mande por e-mail
oliveiragreice@hotmail.com
abraçoss.
Nossa Amei seu Blog, me ajudou muito em relação a alguns projetos que estava fazendo.Continue assim,parabens...
bjos
Oi Prof!! Muito bom seu blog. Vou sempre dar uma olhadinha pra aprender mais um pouquinho. Adorei!
Um grande abraço.
Saudações a todos e todas!
É com grande satisfação que o Visão Empresarial vem através do presente texto vos convidar a conhecer uma serie de Cursos e treinamentos para alcançar os nossos objetivos e um futuro melhor através do conhecimento.
Acesse nosso Link http://visaoempresarial.br22.com/ , e veja mais detalhes
Destas excelentes oportunidades.
Atenciosamente,
Visão Empresarial
Marcos Aurélio
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Marcos Aurélio
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