quarta-feira, 12 de março de 2008

Atividades Recreativas e Educativas - ciclo I

Apresento o projeto “Aprender Com Prazer” nº 2(ciclo I), com mais 15 atividades recreativas. Todas as atividades são experiência adquiridas nas Diretorias de Ensino de Presidente Prudente, Tupã e Itu e foram realizadas na EE Professor José Benedito Gonçalves na cidade de Salto/Sp com alunos de 1ª à 4ª séries.
Obs: todas as fotos foram autorizadas somente para esse blog.
Através da recreação, podemos observar uma séries de progressos na conduta e socialização da criança, no seu pensamento se transformando, profundamente, com o ingresso pleno no plano das operações racionais concretas e, a afetividade, a vontade e os sentimentos morais se modificando...

01-GATO DOENTE
Material: nenhum
Formação inicial: alunos espalhados pela quadra em espaço delimitado pelo professor.
Fazendo a atividade: Será escolhido um aluno que será o pegador, sendo que este perseguirá os demais alunos e quando este for pego, deverá colocar a mão no local onde foi pego. ex: se o aluno for tocado na cabeça, este deve colocar uma mão na cabeça e com a outra mão deverá tocar outro aluno ajudando o primeiro pegador na perseguição aos demais, e desta forma tentar pegar outros alunos. Termina a atividade quando todos os alunos se tornarem gatos doentes.
Reflexão: foram trabalhadas várias partes do corpo? Quais?
Qual a importância da ajuda dos outros alunos para a realização da atividade?
A cooperação é importante?
Registro do aluno: divididos em grupos, fazer cartazes com todas as partes do corpo que foram tocadas durante a atividade.

02-TROMBA DE ELEFANTE
Material: nenhum
Formação inicial: alunos espalhados em um determinado local da quadra, sendo que será escolhido um aluno que será o pegador. Este aluno escolhido deve colocar uma das mãos no nariz, e passar a outra mão esticada por entre o braço que esta segurando o nariz, formando assim uma tromba de elefante.
Fazendo a atividade: após o sinal do professor, o aluno sai em perseguição aos demais sem desfazer da tromba de elefante. Quando conseguir pegar alguém, este aluno deve formar uma tromba de elefante e ajudar o primeiro aluno a perseguir os demais. Termina a atividade, quando todos os alunos se tornarem elefantes.

03-EXPULSAR DO BAMBOLÊ
Material: Bambolê ou giz
Formação Inicial: alunos divididos em duplas, separados por sexo e tamanho, sendo que cada dupla deve ficar com um bambolê ou na falta do bambolê deve-se fazer um círculo no chão com giz.
Fazendo a Atividade: O professor explica a atividade, dizendo que é uma atividade de força e equilíbrio. Logo após pede para que cada aluno se posicione em pé dentro do bambolê ou circulo de giz, de forma que o aluno ‘A’, fique com a parte interna do pé direito encostado na parte interna do pé esquerdo do aluno ‘B’. A mão esquerda de cada um deve ficar para trás e a mão direita do aluno ‘A’ deve estar segurando a mão direita do aluno ‘B’.
O aluno ‘A’ e ‘B’ tentam colocar para fora do circulo o colega, usando somente a força, o equilíbrio e a mão direita. Essa atividade pode ser feita por tempo ou por pontos.
Reflexão: qual a importância da agilidade e da força para execução da atividade e como nós usamos a força e o equilíbrio no nosso dia a dia.

04-COELHINHO SAI DA TOCA
Material: Nenhum
Formação inicial: alunos espalhados em um determinado local da quadra em grupos de três alunos, sendo que dois alunos ficam um de frente para o outro e de mãos dadas e erguidas formando uma toca, e o outro aluno fica no meio, sendo considerado o coelhinho. Um ou dois alunos ficam de fora, e são considerados os coelhinhos sem toca.
Fazendo a atividade: Toda vez que o professor disser ‘COELHINHO SAI DA TOCA’, todos os coelhinhos, inclusive os sem tocas deverão sair e entrar em outra toca. Depois de 10 repetições, o professor troca uma das tocas pelo coelho e assim sucessivamente até que todos tenham sido coelhinhos.
Variação: No lugar de tocas feitas pelos alunos, o professor pode colocar bambolês como tocas, ou círculos feitos com giz.

05- PONTINHOS
Material: Giz colorido e Lousa
Formação Inicial: dentro da sala de aula, alunos divididos em equipes ou colunas, sendo que cada coluna será uma letra. Fazendo a atividade: o professor coloca vários pontinhos na lousa, e explica aos alunos a atividade, que consiste que cada coluna, sendo um aluno de cada vez e intercalando as colunas, preencha o maior número de quadrados possíveis e dentro deste quadrado coloque a letra correspondente a sua coluna.
Refletir sobre a atividade: raciocínio, atenção, concentração, memorização...
Pontinho – ideal para dias de chuva

06-PASSAR A BOLA E SENTAR
Material: 2 cadeiras e duas bolas
Formação inicial: alunos divididos em duas equipes, ‘A’ e’B’
Fazendo a atividade: duas equipes divididas numa das extremidades da quadra, sendo o primeiro aluno de cada fileira com uma bola na mão. A uns 20 metros, bem à frente de cada equipe é colocada uma cadeira e nesta cadeira fica sentado um aluno de suas respectivas equipes. Desenvolvimento: Ao sinal do professor, o aluno nº 01 de cada equipe, corre com a bola na mão, dá a volta na cadeira e entrega a bola para o aluno que está sentado, ficando sentado no seu lugar enquanto o aluno que estava sentado, corre com a bola em direção a sua fileira entregando a bola para o próximo aluno da fila. Termina a atividade quando todos participarem da atividade.

07-PULA-PULA CANGURU
Material: 2 cones e duas bolas
Formação inicial: alunos divididos em dois grupos, ‘A’ e ‘B’ em uma das extremidades da quadra, ficando na frente de cada equipe, a uns 10 metros de distância um cone. O primeiro aluno da fileira fica com uma bola.
Fazendo a atividade: Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fileira, prende a bola entre os joelhos e sem usar as mãos para segurar a bola, sai pulando, dando a volta no cone e retornando até sua equipe passando a bola para o segundo da fileira, e assim sucessivamente até que todos façam o percurso. Caso a bola escape dos joelhos do aluno, este deve voltar no lugar onde a bola caiu e dar continuidade na atividade.

08-JUDÔ ADAPTADO
Material: 1colchão ou tatame
Formação inicial: duas equipes feminina e duas masculina em formação de duplas de acordo com o tamanho. A dupla deve ficar na posição ajoelhados e uma de frente para outra e de mãos dadas no centro do colchão ou tatame.
Fazendo a atividade: o professor explica as regras do judô original e explica que se trata de um judô adaptado. Após a explicação do professor. É dado o sinal para o início da disputa, sendo que o objetivo dos alunos é fazer com que o outro tire os joelhos do chão, coloque as mãos no chão ou encoste o corpo no colchão. Se isso ocorrer termina a atividade. Após o final da disputa, os alunos devem se cumprimentar da mesma forma que os judocas se cumprimentam.

09-SÉRIO, RISO E CHORO
Material: nenhum
Formação inicial: alunos sentados na frente do professor.
Fazendo a atividade: o professor explica a atividade, dizendo que quando o professor colocar as mãos na cabeça, todos os alunos deverão dar ‘RISADAS’, quando colocar as mãos na cintura, todos deverão ‘CHORAR’ e quando colocar as mãos no ombro, todos deverão ficar ‘SÉRIOS’. O professor deve alternar a voz de comando de sério, riso e choro para testar os reflexos dos alunos.
atividade adequada para volta a calma.

10-PEGA-PEGA AMERICANO
UNIDADE TEMÁTICA: Conhecendo o movimento
CONCEITO: Velocidade
ENFOQUE DO CONCEITO: A velocidade é a capacidade física que nos permite a execução rápida de movimentos.
PROBLEMATIZAÇÃO: Alguém sabe me dizer o que é velocidade?
MATERIAL NECESSÁRIO: Nenhum
FORMAÇÃO INICIAL: Alunos espalhados pela quadra e um pegador.
DESENVOLVIMENTO: Os alunos espalhados pela quadra, um aluno é escolhido para ser o pegador. Quando esse aluno pegar outro ele deve ficar parado de pernas abertas e será salvo quando outro aluno passar por baixo de sua perna. Assim que este aluno for pego pela 3ª vez, ele tem que ajudar o pegador inicial e também passará ser pegador. A atividade continua até sobrar um aluno.
REFLEXÃO:
Quais foram os movimentos utilizados nessa atividade?
Qual à parte do nosso corpo que utilizamos para nos locomover.
O que foi preciso para você conseguir pegar o seu colega?
DESTAQUES:
É preciso estar atento, ser rápido e fugir do seu pegador.
Adquirir habilidades motoras para que possam locomover de um lado para o outro.
Conscientizar o aluno a capacidade de mover o corpo ou parte dele com rapidez.
REGISTROS:
DO ALUNO: Formar uma frase que envolva velocidade. Recortes de revistas, figuras que simbolizem velocidade.
DO PROFESSOR: Observar se houve aproximação da atividade com enfoque do conceito.

11 - ALVO HUMANO
Material: Bambolês.
Formação inicial: Dividir os alunos em 4 grupos. Cada grupo formará uma coluna, que terá um aluno destacado (o alvo) de frente a aproximadamente 2 metros de distância da sua respectiva coluna. O primeiro aluno de cada coluna terá um bambolê em mãos.
Desenvolvimento: Ao sinal, os primeiros alunos, lançarão o bambolê em direção ao aluno “destacado”, tentando lança-lo.
O aluno “destacado” poderá fazer movimentos, desde que não saia do lugar, para facilitar a laçada. Após, o aluno que lançou o bambolê irá ocupar a posição do alvo e o aluno que estava em destaque, levará o bambolê para o segundo da coluna, posicionando-se ao final dela. E assim sucessivamente.
REFLEXÃO:
Que tipo de movimentos vocês realizaram na atividade do ‘Alvo Humano?’
Na hora de acertar o alvo, você andou ou ficou parado? E quando você foi o alvo?
De todos os movimentos, qual foi o mais fácil? E o mais difícil?
No dia a dia que movimentos vocês conseguem realizar sem sair do lugar?
DESTAQUES DA REFLEXÃO:
Existem alguns movimentos que conseguimos realizar mesmo estando em uma posição estacionária (sem sair do lugar).
A esses movimentos damos o nome de movimentos de não locomoção.
REGISTRO:
Alunos: levantar com os alunos, no coletivo, as possibilidades de movimentos que realizamos sem sairmos do lugar (posição estacionária). Relacionar na lousa, cartolina ou em papel manilha, etc.
Professor: auxiliar e orientar os alunos à utilizarem o vocabulário correto, assim com a identificação dos movimentos de não-locomoção.

12-NÃO VOLTE ANTES
Alunos divididos em 4 equipes, perfiladas no meio da quadra de frente para tabela de basquetebol, sendo que o primeiro aluno de cada coluna ficará com uma bola de basquetebol nas mãos.
Ao sinal do professor, os primeiros alunos de cada fileira deverão ir quicando a bola em direção a tabela e arremessar a bola tentando fazer a cesta. Quem conseguir fazer a cesta deverá voltar quicando a bola e entregar ao próximo da fila, o aluno que não conseguir fazer a cesta, deve arremessar quantas vezes forem necessárias até conseguir o seu objetivo. Nessa atividade, os alunos ficam arremessando a bola ao mesmo tempo, isso faz com que eles tenham noção de tempo e espaço.

13 - CHAPEUZINHO VERMELHO
Formação: Crianças em duplas, sentadas uma de frente à outra com as mãos para trás e uma distância de aproximadamente 50 cm entre ambas.
Material: Um objeto entre ambas as crianças (de preferência uma bola feita com folha de jornal)
Dinâmica: O professor deverá dizer às crianças que irá contar uma história qualquer e todas as vezes que no decorrer da fala o aluno ouvir a palavra vermelho este deverá tentar pegar o objeto antes que o outro o faça, ganhando a brincadeira quem conseguir pegar mais vezes.

14- PEGA-PEGA O RABINHO
MATERIAL: tira de pano ou de sacolas
FAZENDO A ATIVIDADE: cada aluno recebe uma tira de pano, jornal ou sacola e encaixa a ponta da tira na parte posterior da roupa(calça, moletom, short), formando um “rabinho”. Ao sinal do professor, inicia-se o pega-pega, cada aluno tentará proteger seu “rabinho” e ao mesmo tempo tentar pegar o “rabinho” do outro colega.
Regras: o aluno sem rabinho não pode pegar o rabinho do outro colega. A atividade se reinicia quando todos os alunos estiverem sem o “rabinho”.
REFLEXÃO: qual a necessidade de uma pessoa se movimentar? Porque você não ficou parado? Há outra situação na nossa vida em que se não nos movimentarmos teremos algum prejuízo.
REGISTRO ALUNO: formar a palavra movimento com recortes de jornal.
REGISTRO PROFESSOR: auxiliar na formação da palavra “movimento”, junto às letras e mediando o processo de alfabetização.

15- PEGA-PEGA NA LINHA
MATERIAL: quadra com linhas demarcatórias das diferentes modalidades. Ou espaço físico demarcado com giz.
FAZENDO A ATIVIDADE: O professor escolhe aleatoriamente um aluno para ser o pegador.(aconselha-se que o pegador tenha uma camiseta ou colete nas mãos para diferencia-lo dos demais) Os alunos e o pegador só poderão andar sobre as linhas da quadra. Ao comando do professor inicia-se o pega-pega. Se o pegador pegar alguém, esse passa a ser o pegador.
VARIAÇÕES: posso modificar a maneira de movimentar-se na linha(correndo, pulando, andando). Ou aumentando aos poucos o número de pegadores.

42 comentários:

soninha disse...

olá amigo, que saudades de voce...adorei ter te encontrado,adorei as aulas...voce é demais....prof. soninha presidente epitacio

V.Apollo disse...

Por favor Nilton... Verifique seu e-mail e me responda ...te peço gentilmente que me ajude.
O quanto antes por favor.

Obrigado...Valdenir Apollo

ana disse...

Eu adorei as recreações e tudo nos profissionais temos que para de ter medo como vc Nilton Zumba e expor as ideias por que cadaum ira explicar de maneira diferente vc esta sendo de grande importancia no meio da Educação Fisica eu tenho que tirar o chapeu parabens e continue sempre esse grande proficional que vc é, fique com DeUS pAI.

Unknown disse...

voceis poderiam colocar brincadeiras
que alguem de 15 anos ou mais possam
bricarem tambem.!

By: Jaaaa

Unknown disse...

Olá amigo, sou recém formado em Educação Física, e começei a dar aula numa escola, onde a uma precariedade de espaço muito grande, e muitas dessas brincadeiras posso fazer em sala de aula. Então desde ja parabenizo pelo trabalho feito e agradeço pelo material que é disponibilizado.
Se tiver mais algum material e puder me mandar, seria muito bom!
Meu e-mail é danilo.mauricio@gmail.com.

Obrigado e Parabéns pela iniciativa!

jr santos disse...

Ola professor eu me chamo Francisco estou cursando o ultimo ano de Educação Física em São Luis Maranhão, já comecei a estagiar em um colégio só que La a quadra e pequena e não é coberto, e esse período aqui em São Luis é de muita chuva ate julho, queria que você me ajudasse com umas atividades pra dentro da sala.
Agradeço si poder me ajudar, meu e-mail ffjfisica@hotmail.com

Anônimo disse...

PROFESSOR, VOCE POSSUIU UM OTIMO BLOG, PARABENS POR EXPOR AS ATIVIDADES DESSA MANEIRA. PEÇO SE POSSIVEL MANDAR MAIS ATIVIDADES PARA MEU IMAIL: luciedfisica@yahoo.com.br

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi, sou recem formada em educação fisica e começei a dar aulas em duas escolas que possuem serios problemas de materiais e espaço. Adorei suas dicas de atividades acredito que irá enriquer o meu trabalho.
se tiver mais algum material e puder me mandar agradeço desde ja.
meu e-mail: pollyannnascimento@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola prof. como vai ?
Gostei muito do seu blog !
Eu gostaria que o senhor me indicasse uma atividade interdisciplinar, pois preciso apresentá-la em um trabalho e não estou conseguindo elaborar nenhuma.
Agradeço desde já sua atenção.
meu email é este aqui: camila01bb@hotmail.com
Bjs

Unknown disse...

Oi Professor amei o seu blog ...
passei no meu
http://crismarychristus2008.blogspot.com/

Um abraço!!!


Mary

JOAD disse...

oi professor amei essas atividades pois entrei em projeto em uma escola pública e essas atividades irão me ajudar bastante. se não for abusar muito mande mais ativividades recreativas com objetivo para o meu email: ritinhaetony@yahoo.com.br
um grande abraço

Anônimo disse...

olá amiguinhos estamos aqui na escola André Leão Puente,atras de brincadeiras criativas mais na verdade não chegamos ao nosso objetivo,então gostariamos que vocês deixassem algumas brincadeiras mais complexas e que tambem possam ser aplicadas com jovens e não somente com as crianças,gostariamos muito que estas atividades fossem postas nesse site.
Muito obrigada abraços dos alunos Guilherme,Priscila e Debora.

Anônimo disse...

olá amiguinhos estamos aqui na escola André Leão Puente,atras de brincadeiras criativas mais na verdade não chegamos ao nosso objetivo,então gostariamos que vocês deixassem algumas brincadeiras mais complexas e que tambem possam ser aplicadas com jovens e não somente com as crianças,gostariamos muito que estas atividades fossem postas nesse site.
Muito obrigada abraços dos alunos.

Anônimo disse...

Simplesmente amei ... e é tudo!

Anônimo disse...

Sou Robson Educador
Quero parabenizar esse o Prof. por esse sitecheio de criatividades. Sou um profissional da educação e vou usar algumas atividades para os meus educandos. prof. sempre continue com esses projetos maravilhosos.

Anônimo disse...

Adorei suas atividades recreativas. Continue postando que elas servirão para um bom desempenho de alunos da Formação de Docentes! Obrigado :) Camila

Anônimo disse...

ADOREI AS ATIVIDADES, ELAS VÃO ALMENTAR AS MINHAS ATIVIDADES NAS ESCOLAS EM QUE TRABALHO.
GILVAM

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou recém-formado em educação Física, e adorei as atividades postadas, estou te pedindo se possível mandar mais atividades dentro da sala de aula, e outras atividades na quadra também. Desde ja agradeço....

meu email é: renato891@hotmail.com

grato..

Anônimo disse...

Nilton sou Educadora do Programa Escola da Família e adorei as atividades recreativas e educativas que vc lançou no seu e-mail e vou coloca-lás em prática nas oficinas de recreação que acontece nos finais de semana na escola.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!
Débora

Colégio Santana Lima disse...

Sou Pedagoga e sempre fico fuçando coisa nova em blgs, gostei das suas ideias, muito interessante, além de renovar a educação física.
E outra, com um professor gato desse então...

katya disse...

olá, adorei suas aulas...estou com a quadra em reforma, necessito de aulas para sala, se possivel vc poderia enviar algumas sugestoes?
katyacastro@itelefonica.com.br

Narcisa Mendes disse...

Prof, sou líder da Pastoral da Criança e Catequista.Trabalho com o lúdico e gostaria de receber atividades no meu e-mail para me sais melhor c/ os meus alunos. Um abraço. Meu e-mail narcisamendes@hotmail.com.

Unknown disse...

Oi Nilton adorei as sugestões de atividades,era disso que estava precisando para minhas aulas de apoio aos professores do PETI,obrigada abraços.

Anônimo disse...

OLÁ!SOU ADRIANA RECREACIONISTA ,AMEI AS ATIVIDADES ..PARABÉNS PELO SEU TRABALHO ..QUE DEUS TE ABENÇÕE.

Anônimo disse...

Muito bom! Parabéns Professor! De passagem adotei umas três atividades que irei usar, com certeza com minha sala do inicial...Obrigada pela força...
Professora Rosana

Anônimo disse...

Olá, professor.
Achei interessante seu blog, há várias dinâmicas e atividades que com certeza irei utilizar em minhas aulas, se é que não se importa...
Gostaria de acrescentar que é difícil encontrar trabalhos tão bem elaborados de uma só vez na net. Parabens pelo seu blog e espero que tenhamos contato em breve para trocarmos experiencias. Tudo bem que sou novo na área, mas ao menos tenho uma noção do quanto é complicado trabalhar com o mínimo de recursos, daí o interesse em atividades que não necessitem e tais.
meu e-mail é fabricio_dinelly@hotmail.com

Abraço...

Unknown disse...

Olá caro colega!!!!!
Gostei mt dessas aulas mostradas,com certezavai me ajudará e muito..
Desde já quero agradecer e continue sempre nos ajudando com postagens desse tipo.
Valeu
Mt obgd
Prof Paulo Nascimento

sou Renovação Carimatica Católica disse...

otimas bricadeirsa e boas de enssinar
os meus "parabens"estão indo obrigado pelas dicas

João Edilson Ilório da Silva disse...

Olá!
Gostei muito das atividades. Não sou professor de Educação Física, mas trabalho, como professor, no Enssino Fundamental 1º ao 5º Anos. Parabéns pelo seu trabalho.
Um abraço!

Unknown disse...

Parabéns pelo seu trabalho.Como foi maravilhoso ter te encontrado. Suas sugestões são ótimas.

Anônimo disse...

Olá Prof. Nilton. Estou no último ano de Ed. Física e começarei estágio em 3 turmas de 2º ano do Fundamental. Quais atividades vc sugere que sejam + recomendadas? Temos tbm alguns problemas c/ material, tendo assim q realizar adaptações! Tbm há uma aluna cadeirante e pretendo incluí-la nas atividades de forma igual! Parabenizo pelo trabalho e aguardo contato! Obrigado! Adriano Morales (fjpel171@hotmail.com).

Unknown disse...

ola professor, parabenss pelo blog.
por favor envie as ativedades no meu e-mail
feliepcalefi@hotmail.com
obrigado

Tio Batubinha disse...

Muito bom seu método estou fazendo licenciatura e comecei meus estágios.. Nossa senhora como é dificil dar uma aula para alunos de 5º e 6ª séries, mais com atividades recreativas conseguipos passar o conhecimento.
Parabens e vou utilizar algumas das suas atividades...

Isis disse...

Querido professor,você é uma pessoa maravilhosa,pois possibilitou a inúmeras pessoas se beneficiar dos seus conhecimentos mostrando como se faz e as fotos das atividades recreativas que facilitam bastante o entendimento.muito obrigada!Que Deus te proteja e te guarde.ADAUMAR VIEIRA DE ARAÚJO.pedagoga.MOSSORÓ -RN

hian disse...

achei legal esses tipos de recreações que podemos fazer com os alunos para que possa melhorar o condicionamento físico e mental...
Assim elevando um pouco o nivel de aula para melhor...
Muito bom gostei...

Angelica Félix disse...

Olá, gosto muito de suas atividades.Sou recem formada em educação fisica e as vezes quando estou sem ideias para atividades recreativas, recorro ás suas.
Um abraço!

teste disse...

olá Professor Nilton, estou começando agora na educação física e gostaria de algumas dicas de brincadeiras principalmente para a primeira série tanto fora como dentro da sala sou meio novato no assunto mais não gostaria de ver meus alunos so jogando futebol la soltando a bola pra eles gostaria de um pouco mais de dinamica porem não sei muitas brincadeiras... se puder enviar algo para o meu email;geh_25@hotmail.com

teste disse...

olá Professor Nilton, estou começando agora na educação física e gostaria de algumas dicas de brincadeiras principalmente para a primeira série tanto fora como dentro da sala sou meio novato no assunto mais não gostaria de ver meus alunos so jogando futebol la soltando a bola pra eles gostaria de um pouco mais de dinamica porem não sei muitas brincadeiras... se puder enviar algo para o meu email;geh_25@hotmail.com

teste disse...

olá Professor Nilton, estou começando agora na educação física e gostaria de algumas dicas de brincadeiras principalmente para a primeira série tanto fora como dentro da sala sou meio novato no assunto mais não gostaria de ver meus alunos so jogando futebol la soltando a bola pra eles gostaria de um pouco mais de dinamica porem não sei muitas brincadeiras... se puder enviar algo para o meu email;geh_25@hotmail.com

teste disse...

olá Professor Nilton, estou começando agora na educação física e gostaria de algumas dicas de brincadeiras principalmente para a primeira série tanto fora como dentro da sala sou meio novato no assunto mais não gostaria de ver meus alunos so jogando futebol la soltando a bola pra eles gostaria de um pouco mais de dinamica porem não sei muitas brincadeiras... se puder enviar algo para o meu email;geh_25@hotmail.com